MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

LEITURA - POR QUE MUITOS FRACASSAM



TEOLOGIA
LEITURA
POR QUE MUITOS FRACASSAM
     
      
                             PORQUE MUITOS FRACASSAM

    Paulo, em sua primeira carta escrita para Timóteo, nos ensina algo de muito valor, e é necessário que todo cristão que deseja manter-se em pé não pode deixar de observar: uma consciência limpa...
    Desde o Gênesis, temos o reflexo imediato de uma consciência maculada _ Segundo as palavras de Adão, narradas em GEN 3:10 ao responder a pergunta do SENHOR acerca de terem se escondido: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque ESTAVA NU, TIVE MEDO E ME ESCONDI.”
    Uma das grandes maravilhas da obra expiatória de Jesus foi nos cobrir com vestes de salvação, cobrir a nudez de nossa consciência (o pecado nos causa a terrível sensação de que estamos expostos), livrando-nos do amargo peso de nosso senso de culpa.
    Jesus, ao dar seu precioso conselho à igreja de Laodicéia, após afirmar que a igreja estava nua, diz: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não se manifeste a vergonha da tua nudez e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas”. (APOC 3:18).
    Nudez gera vergonha e insegurança! Nudez gera medo; e o medo nos leva a uma vida de fugas...
    Voltemos então ao conselho de Paulo, conforme está escrito em I TIM 1:18-19.
    Após uma longa introdução, exaltando a maravilhosa obra redentora de Cristo, Paulo abre um parágrafo e diz: “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: (estes dois pontos indicarão qual é o dever de Timóteo) _ Combate, firmado nelas, (no caso, as profecias) o bom combate, (o combate da fé _ II TIM 4:7), mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência vieram a naufragar na fé”.
    Podemos tirar algumas lições do texto mencionado que, com certeza, fortalecerão a nossa fé para o combate cristão...
1)Este combate é um DEVER. Todo cristão não pertence mais a si mesmo, nem ao pecado, nem ao mundo e muito menos ao diabo. Pertencemos a Jesus Cristo, e precisamos combater contra os desejos da carne, dos olhos; combater contra os enganosos atrativos do mundo; e por fim, combater contra as forças espirituais a serviço de satanás (GÁL 5:16-17 / I JO 2:15-17 / EFÉ 6:12-20).
2)Cada um de nós foi chamado por DEUS de alguma maneira, e firmado neste chamado, devemos prosseguir no combate já mencionado. Precisamos completar a “carreira”.
3)Precisamos permanecer firmes na fé!
4)Precisamos manter uma boa consciência!!
5)Rejeitar a necessidade de se ter uma boa consciência pode ser desastroso!
    Vamos analisar os dois últimos tópicos.
    Quantos homens e mulheres de Deus, verdadeiros exemplos de fé, tiveram suas vidas arruinadas por não darem importância aos apelos da própria consciência??...
    _Tenha certeza de uma coisa: se você “ouvir alguma voz” que contrarie sua consciência, dificilmente ela será de Deus. (Para não chocá-lo ao dizer NUNCA)!
    Paulo usa uma palavra para descrever o desastre que ocorre aos que rejeitam a boa consciência: NAUFRAGAR !
    Você sabe o que isto significa ?
    O termo é usado basicamente, para se referir aos danos inflingidos a uma embarcação... Significa prejuízos provocados pela perda de uma embarcação... E é isto o que acontece conosco quando naufragamos na fé: DANOS ...! É isto o que acontece ao Reino de Deus: PREJUÍZOS ...!
    Permita-me fazer uma pergunta cuja resposta é óbvia: Já ouvimos falar de algum navio que tenha naufragado na praia?? _ Com certeza NÂO!! Na praia ele teria encalhado, e se permitiria ser ajudado... Naufrágio é trágico!! Somos levados, por nós mesmos, a estarmos sós! Num lugar onde não há ancoradouro...
    Esta situação aplica-se a cristãos que possivelmente já estejam relativamente acostumados a andar com Deus; cristãos que já experimentaram as alegrias de grandes pescas no oceano do Espírito, (em alto-mar - LUC 5:1-11). Entretanto, por algum motivo, (talvez qualquer motivo, ou talvez um motivo aparentemente válido...), não atentaram para os sinais de alerta de uma consciência iluminada por Cristo e foram se deixando levar... Foram se acostumando com a brisa do pecado! E, quase de modo inconsciente, foram deixando de ser guiados pelo Espírito.
    A causa provável, para o fracasso de muitos cristãos, talvez seja o fato de, vez ou outra, rejeitarem a boa consciência.
    Para concluirmos, vamos transcrever as instruções de Paulo aos coríntios, (I CO 10:1-12):
    “ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
        Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
        E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
        Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
        Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia.”

Edson de Lima

CLIQUE AQUI
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário