MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

LEITURA - A FELICIDADE DOS MANSOS



TEOLOGIA
LEITURA
A FELICIDADE DOS MANSOS
     
      

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Mateus 5:5.
O que significa ser manso? Em grego, a palavra mansidão é “praotes”, que significa “gentileza” e “humildade”. A raiz dessa palavra é “praus”, que significa “suavidade”, “brando”, “dócil” e “terno”. Mansidão consiste na desistência de qualquer violência, tanto mental como física, e sua substituição pela vida de Cristo em nosso espírito pelo Espírito Santo. Logo uma pessoa mansa é feliz porque foi feita dócil, branda, generosa, paciente, obediente. Somente uma pessoa que passou pela cruz tem em seu interior Aquele que é manso e humilde de coração. Mansidão é docilidade, brandura e o temperamento dominado, mas não é fraqueza. É o poder sob controle. 1 Pedro 3:4. Porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
Mansidão é a força mantida sob controle. Uma pessoa mansa exerce uma influência tranquilizante em pessoas que possam estar irritadas ou fora de si. É um derivado do ato de se esvaziar, se humilhar e se quebrantar diante de Deus. É o leão quando domado. Os que não foram crucificados com Cristo, não tem o poder sob controle, pois são descontrolados, por isso comentem loucuras. São pessoas que tem poder, mas não tem o controle sobre ele. Por isso que mansidão é dominar o espírito. Estar fora de controle é falta de mansidão. Provérbios 16:32 Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.
Todos sabem que um potro selvagem causa uma destruição. Um potro domado é útil. Uma brisa suave refresca e alivia. Um furacão mata. A mansidão é o oposto da violência e da vingança. O manso morreu para si mesmo. Nunca se preocupa com suas próprias ofensas e não guarda rancor. Por quê? porque ele é habitado pelo Senhor que o governa em sua vida todas as circunstancias. Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
O homem manso não é covarde nem vive atormentado por reconhecer sua própria inferioridade. Pelo contrário, seu espírito é valente como um leão e forte como um Sansão; porém, deixou de iludir a si próprio. Reconheceu que é correta a avaliação que Deus faz de sua própria vida. Compreende que é fraco e necessitado tal como Deus afirmou que ele é; mas, paradoxalmente, ao mesmo tempo sabe que, aos olhos de Deus, é mais importante que os próprios anjos. Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. Hebreus 2:16.
Jesus diz que felizes são aqueles que estão quebrantados e arrependidos. Aqueles que abandonaram sua arrogância, autossuficiência, autojustiça, dureza de cerviz, orgulho e se tornaram mansos. Jesus veio e pregou que Seu reino seria ocupado por pessoas caracterizadas pela mansidão. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, om toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efésios 4:1-2.

Precisamos viver a experiência da vida crucificada todos os dias, pois é desta forma que nunca cairemos na soberba de achar que temos o controle de todas as coisas. Viver uma vida de cruz é viver em baixo e quem vive em baixo não precisa temer a queda. John Bunyan disse que “o ímpio pode até viver sem Jesus, e desfrutar e gozar de todos os prazeres nesse mundo, e até ir para a cova feliz. Porém, um minuto no inferno o fará esquecer de toda alegria momentânea que viveu”. Uma pessoa mansa nunca se defende porque sabe que não merece coisa alguma. Por isso o homem manso aprendeu a aceitar com alegria o despojo de seus bens, consciente de que tem um bem maior, um bem mais duradouro, com Deus. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Hebreus 10:34.
Temos que permitir que a cruz opere profundamente em nosso interior para que o nosso Manso Senhor se manifeste. Mansidão é a marca registrada do homem dominado por Deus. Jesus Cristo é o Leão da tribo de Judá, mas também é o Cordeiro Manso e Humilde de coração. Todo filho de Deus em Cristo Jesus deve ser um leão na causa de Deus, mas também um simples cordeiro em sua própria causa. Ser manso é ter a capacidade de se controlar diante daquilo que nos irrita; é capaz de perder uma discussão, sem se exaltar. Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente. 1 Pedro 2:23.
Mansidão não é sinônimo de fraqueza como já referi anteriormente. Moisés era o homem mais manso que havia na terra, em sua época. Entretanto, teve capacidade para conduzir um grupo de dois ou três milhões de pessoas, do Egito a Canaã, em condições extremamente difíceis. Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12:3.
O mandamento das Escrituras é que busquemos a mansidão. Você precisa de mansidão porque não consegue nem receber a Palavra de Deus sem ela. Está escrito em Tiago 1:21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
Para encerrar, mansidão é tão importante em nossa vida, porque sem ela ninguém poderá testemunhar. Você sabia disso? Estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, 1 Pedro 3:15b-16.
Amém. 

Claudio Morandi
http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=13298

CLIQUE AQUI
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário