MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LEITURA - O PRESENTE DOS REIS MAGOS

T EOLOGIA
LEITURA
O PRESENTE DOS REIS MAGOS

đŸŒ€  đŸŒ€

      Os reis magos, cuja festa se celebra no dia 6 de janeiro, dia da epifania, sĂŁo citados na BĂ­blia unicamente pelo Evangelo de Mateus, que nĂŁo fala nem de nĂșmero e nem que eram “reis”, mas simplesmente diz que eram “magos do oriente”. Mateus conta que, encontrando o menino na mangedoura, “abriram seus cofres e ofereceram-lhes presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2,1-12).
     Esses presentes nĂŁo aparecem por acaso, mas sĂŁo cheios de sentido. O ouro era um presente para Jesus como rei - pois o ouro era destinado aos reis -, o incenso era um presente para Jesus como Deus – pois essa resina se queima diante dos deuses – e a mirra para Jesus como homem – pois com ela se embasalmava os mortos. Portanto nĂŁo sĂŁo somente trĂȘs presentes caros, de luxo, como normalmente podemos pensar; sĂŁo simbĂłlicos.
     AtravĂ©s do ouro se reconhece a regalidade do menino nascido em BelĂ©m. Os magos, como conta Mateus 2,2, estavam procurando o “rei dos judeus’, numa clara evidĂȘncia do reconhecimento da regalidade de Jesus.
     O incenso atĂ© hoje Ă© usado em rituais solenes de nossas igrejas como oferta. Da mesma forma era usado tambĂ©m no tempo de Cristo como oferta nĂŁo sĂł no tempo, mas diante de vĂĄrias outras divindades.
     A mirra, obtida da resina de uma ĂĄrvore, era usada, misturada com o vinho, como anestesia. Nesse sentido pode ser aplicado a Cristo como aquele que veio tirar a dor do mundo. Mas era usada tambĂ©m para embalsamar os mortos e, sob esse ponto de vista, recorda como Jesus Ă© tambĂ©m homem, sujeito Ă  morte.

http://www.abiblia.org/ver.php?id=7208

CLIQUE AQUI



                                         

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio