MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

domingo, 12 de abril de 2015

VIRTUDES - CULTIVE O ENCANTO

VIRTUDES
LEITURA
CULTIVE O ENCANTO
A vida é única e em todos os instantes temos a oportunidade de enxergar e descobrir coisas novas, aromas, sabores, cores, pessoas apaixonantes. E esta descoberta, que nos incita e nos inspira, trazendo aventura para a alma e silenciando os dramas que criamos inutilmente, pode ser chamada de encanto. O encanto não é coisa de contos de fadas. Ele existe, embora muitos tenham se esquecido dele ou ignorado que o encantamento está em todo o lugar e que cada pessoa tem uma dose toda peculiar, que pode agir com propriedades tão magnéticas que fica difícil manter distância. Quando isto acontece, o encanto assume a função divinal, transcendental, algo que deveria ser bastante comum a todos nós.
Mas, como temos tratado o encanto das pessoas e de todas as coisas? Será que o perdemos e o rechaçamos o tempo todo ou será que ele é vívido, como as cores que nos colorem quando o amor nos aconchega sendo tudo o que temos?
Se o encanto é um vaso bonito, há quem o quebre, derrubando-o com displicência, sem pensar em qualquer consequência. E o encanto se espatifa no chão, quebrando-se em mil pedaços. Mas ainda tem gente que faz pior: chuta o encanto para longe e ele cai com força, quebrando-se tão fortemente que os cacos também machucam quem estiver perto: eles tomam forma, voam longe. O vaso estilhaçado do encanto vira arma, ferindo quem não tem nada a ver com a falta de encanto ou quem estava do lado só para ajudar a colar os pedacinhos.
Talvez seja do encanto estilhaçado com uma violência rotineira que tanta gente nos machuque, com palavras ou atitudes. Que tanta gente perca o sorriso que encanta e ganhe o olhar vazio do desencanto, trocando a solicitude pelo sarcasmo de trazer sofrimento a si e aos outros. E a vida vira um fardo cheio de desencanto, de choro, de lamentação, de azedume, de cacos ferindo na carne, sangrando a pureza de coração e a nobreza de espírito.
Se você é quem quebra o encanto comece a reconstruí-lo, sem pensar no passado, mas com a delicadeza e dedicação para o momento presente. Use a cola da compaixão e a massa do amor. E tudo vai se encantar de novo, melhor do que antes.
Se você é quem se machuca com o desencanto, cure suas feridas com o bálsamo do perdão e faça uso da pomada da oração. Encante-se de novo por tudo e por todos. Às vezes quebramos tanta coisa, nos machucamos, trazemos cicatrizes... mas ainda podemos ser muito bons em restaurar, sobretudo, os nossos sentimentos.
Cultive o seu encanto, fazendo brotar no seu vaso as flores coloridas do bem, do amor. E com estas pétalas e folhas acaricie a si próprio e o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário