MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 24 de abril de 2015

LEITURA - A ORAÇÃO QUE DEUS NÃO RESPONDE

TEOLOGIA
LEITURA
A ORAÇÃO QUE DEUS NÃO RESPONDE

Deus é muito acessível. Assim como um pai amoroso fica feliz quando seus filhos se sentem à vontade para falar com ele, Jeová Deus fica feliz com nossas orações. Ao mesmo tempo, como qualquer pai sábio, Deus tem bons motivos para não atender a alguns pedidos. Mas será que esses motivos são um mistério, ou Ele revela algo sobre isso na Bíblia?
O apóstolo João explica: “Esta é a confiança que temos nele, que, não importa o que peçamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14) Nossos pedidos precisam estar em harmonia com a vontade de Deus. Alguns oram por coisas que claramente não são da vontade de Deus — por exemplo, para ganhar na loteria ou ganhar uma aposta. Outros oram com motivação errada. O discípulo Tiago alertou a respeito de orações feitas de modo errado quando disse: “Pedis, e ainda assim não recebeis, porque estais pedindo com propósito errado, para que o possais gastar nos vossos desejos ardentes de prazer sensual.” — Tiago 4:3.
Por exemplo, imagine que duas equipes de futebol orem para vencer. É claro que não podemos esperar que Deus atenda a essas orações conflitantes. O mesmo se aplica às guerras atuais quando lados opostos rezam pela vitória.
Os que mostram desprezo pela lei de Deus oram em vão. Certa vez, Jeová se viu na obrigação de dizer a adoradores hipócritas: “Embora façais muitas orações, não escuto; as vossas próprias mãos se encheram de derramamento de sangue.” (Isaías 1:15) A Bíblia diz: “Quem desvia seu ouvido de ouvir a lei — até mesmo sua oração é algo detestável.” — Provérbios 28:9.
Por outro lado, Jeová sempre ouvirá as orações sinceras de adoradores que estão fazendo o seu melhor para servi-lo segundo a vontade dele. Mas isso quer dizer que ele atende a todos os pedidos que fazem? Não. Considere alguns exemplos bíblicos.
Moisés tinha um relacionamento bem achegado com Deus; mesmo assim, ele também precisava pedir ‘segundo a vontade de Deus’. Contrário ao propósito declarado de Deus, Moisés implorou que Ele lhe desse permissão para entrar na terra de Canaã: “Deixa-me atravessar, por favor, e ver a boa terra que está do outro lado do Jordão.” Mas por causa do seu pecado, Moisés já havia sido informado de que não entraria naquela terra. Portanto, em vez de atender ao pedido de Moisés, Jeová lhe disse: “Já chega de ti! Nunca mais me fales neste assunto.” — Deuteronômio 3:25, 26;32:51.
O apóstolo Paulo orou para obter alívio do que ele chamou de “espinho na carne”. (2 Coríntios 12:7) Esse “espinho” talvez fosse uma doença crônica nos olhos ou o constante aborrecimento causado por opositores e “falsos irmãos”. (2 Coríntios 11:26; Gálatas 4:14, 15) Paulo escreveu: “Supliquei três vezes ao Senhor para que isso se afastasse de mim.” No entanto, Deus sabia que o fato de Paulo continuar a pregar apesar desse irritante “espinho na carne” demonstraria claramente o poder de Deus e a confiança total que Paulo tinha Nele. Por isso, em vez de atender ao pedido de Paulo, Deus lhe disse: “O meu poder está sendo aperfeiçoado na fraqueza.” — 2 Coríntios 12:8, 9.
De fato, Deus sabe melhor do que nós mesmos se atender a certos pedidos vai resultar em nossos melhores interesses. As respostas de Jeová sempre são para o nosso bem e em harmonia com seus propósitos amorosos registrados na Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário