MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO - UM TRABALHO DE COOPERAÇÃO

Educação

Um trabalho em cooperação

É necessário que as fronteiras e a hierarquia entre família e escola tornem-se menos rígidas, o que será possível a partir da (re)definição das tarefas educativas de cada sistema.

Historicamente, desde a década de 1950, quando houve o surgimento do movimento higienista, a família passou a ser alvo de intervenções e orientações para o cuidado e a criação dos filhos (Oliveira, 2002). As escolas também foram imbuídas de uma ação higienista em relação à família e voltada à educação de crianças saudáveis. Estudos atuais reiteram a continuidade desse movimento naturalizado dentro e fora da escola. O professor, nessa perspectiva, passa a reproduzir a hierarquia existente entre o saber da escola sobre o da família (Carvalho, 2004; Viana, 2005).
          Estudiosos do tema sugerem que, para modificar alguns aspectos dessa relação, é preciso que os profissionais envolvidos na educação aceitem que seu saber educativo não pode distanciar-se do saber das famílias nem se colocar acima dele (Vila, 2003). Convergência e aproximação dos saberes parece ser a “receita” para a construção de relações de confiança mútua e cooperação entre a família e a escola, compartilhando um mesmo projeto educativo. Também é preciso que as escolas reflitam sobre suas práticas pedagógicas, assumindo as responsabilidades de sua ação, revertendo a postura “queixosa” em relação à família e tomando-a como parceira (Ditrano e Silverstein, 2006).
         Frente a esse desafio, vários estudos têm apresentado um resultado preocupante: à medida que os alunos progridem na escola, a família participa e os acompanha menos (Silveira, 2007). Se a relação tende a ser enfraquecida conforme as crianças e os adolescentes evoluem na escola, no ensino médio temos uma perspectiva de lassidão e afastamento entre família e escola.


Como fica a relação família-escola?

Não é novidade que o ensino médio vem sendo alvo de diversos questionamentos feitos pela sociedade brasileira, seja por questões contextuais relacionadas à proposta educativa, pelas mudanças nas vivências dos adolescentes, por questões socioeconômicas e culturais ou pela interdependência entre esses fatores (Epstein, 2002; Reis, 2012). Devido à tardia democratização do ensino médio na escola pública brasileira, sua identidade ainda é confusa e inacabada (Krawczyk, 2011).
         Nesse panorama, os alunos desejam participar dessa etapa escolar e têm uma imagem positiva da escola, mas, por vezes, esbarram na incompreensão de aspectos específicos da apropriação dos saberes. Tal fato apresenta-se como um fenômeno importante em nossa realidade e encontra respaldo em diversos estudos que se fundamentam na importância da relação família-escola para melhor desenvolvimento e rendimento escolar dos adolescentes.
         O ensino médio abarca um bom período da adolescência, etapa da vida bastante intensa, repleta de conflitos e tarefas de grande repercussão na vida do jovem e de sua família. A (des)construção da identidade adolescente/jovem, as escolhas afetivas e sexuais, a escolha profissional, a autonomia/dependência dos grupos e as oposições familiares são alguns dos pontos de conflito que surgem nessa relação entre os sistemas educativos. Estudos internacionais têm mostrado que programas bem-delineados para melhorias na relação família-escola podem ajudar as famílias a apoiar a educação dos filhos no ensino médio (Polonia e Dessen, 2005).
        Um modelo de estudos, pesquisas e intervenções tem sido utilizado em um centro de estudos americano, a Johns Hopkins University (Epstein et al., 2002), para desenvolvimento da parceria família-escola-comunidade. Esse modelo contempla a análise de seis tipos de envolvimento dos contextos em questão (parentalidade, comunicação, voluntariado, aprendizagem em casa, tomada de decisões e colaboração com a comunidade). Os autores, além de enfatizar cada um desses elementos, referem sugestões de atividades para o fortalecimento dessa parceria.
       A referência à parentalidade e as relações entre pais e filhos trata da importância da promoção de atividades para o fortalecimento das habilidades parentais, das condições em casa para a aprendizagem dos filhos e da compreensão do desenvolvimento do adolescente. Promover a criação de espaços como workshops, painéis e grupos em que os pais possam trocar ideias entre si, com especialistas e educadores a respeito da adolescência, seria o recomendado, pois esse tema é gerador de grandes prejuízos acadêmicos, familiares e sociais, contemplando a discussão acerca dos papéis e das responsabilidades de cada sujeito — aluno, escola e família.
          Destaca-se ainda a necessidade de novas formas de comunicação família-escola, abordando-se novos assuntos além de problemas disciplinares e rendimento escolar dos alunos. Em estudos brasileiros, também há evidências de que a comunicação escrita sobre a disciplina é a referência das famílias a respeito do tema, a qual lhes chega como queixa da escola (Silveira, 2007). Por isso, esse tema tem-se revelado um grande desafio, especialmente para as escolas.
         O voluntariado, prática mais comum nas escolas americanas do que nas brasileiras, abrange as ações que visam ao envolvimento das famílias e da comunidade em geral nos programas que a escola desenvolve, favorecendo-os. Muitos alunos continuam colaborando com a escola após a conclusão dos estudos. Em outros países, até mesmo da América Latina, a prática é comum em relação a atividades cívicas; no Brasil, observa-se a existência de tais ações voltadas ao bom rendimento escolar em vestibulares e provas de ingresso à universidade. A aprendizagem em casa, por sua vez, não deve englobar apenas atividades ou tarefas relacionadas às disciplinas da escola, e sim incluir tarefas interativas, ambientes que remetam a assuntos acadêmicos e decisões sobre os percursos após o ensino médio.
         A tomada de decisões leva as famílias à participação nas políticas educacionais que afetam a elas e a seus filhos. O incentivo à participação em conselhos escolares, associações de pais e mestres e até mesmo representações de turma em cada escola são exemplos de possibilidades de participação na vida acadêmica dos filhos. Em nosso contexto, é fundamental o exercício da cidadania dos pais como parceiros da escola frente aos objetivos educacionais. Entretanto, o que se tem observado é que, muitas vezes, a participação dos pais vai apenas ao encontro da defesa de seus interesses econômicos e privados, o que reitera a falta de desejo da escola pela participação familiar.
         Por fim, a dimensão relativa à colaboração com a comunidade mostra-se pouco expressiva na sociedade brasileira. Entende-se que esta ainda é uma prática em construção e que a escola seria o espaço apropriado para o exercício de tais valores. A diversidade do nosso país seria uma ótima oportunidade para o crescimento dos grupos, já que a ideia de colaboração envolve integração cultural, religiosa, de organizações econômicas e até mesmo de escolas públicas e privadas.


Como fazer?

É fundamental que se entenda que pais e professores assumem lugares distintos e cumprem funções diferentes, porém complementares, na educação de crianças e adolescentes. Aproximar os pontos convergentes e definir algumas responsabilidades certamente potencializaria os recursos existentes nessa relação em benefício dos sujeitos que não podem prescindir de nenhuma das duas instâncias em sua formação.
           Uma das propostas para atingir a esperada convergência entre os dois sistemas educativos é a coerência entre as práticas educativas do sistema escolar e familiar. Para isso, é importante criar entre família e escola um espaço de acolhimento, ajuda e aprendizado mútuo de estratégias produtivas e eficazes na educação de jovens e crianças.
           Resultados de pesquisas revelam que a família e a escola ocupam domínios específicos e intransponíveis frente às suas ações. Desse modo, corre-se o risco de que, com ações exclusivas, os sistemas percam força e suas estratégias tornem-se menos eficazes. Essa falta de articulação das ações educativas de ambos os sistemas revela a passividade e a falta de participação parental na escola devido à aceitação do saber “dos especialistas” como superior (Dowling, 1996; Silveira, 2007).
           Parece que a família encontra-se “desempoderada” de suas funções educativas, enfraquecida na sua autoridade, tanto pela manutenção do movimento higienista quanto pela difusão das ideias psicológicas sobre a adolescência. O turbilhão vivido por adolescentes e suas famílias agora se apresenta à escola, questionando não apenas métodos, técnicas e conteúdos, mas também práticas e valores educativos. A quantidade de informação disponível sobre a adolescência parece, paradoxalmente, facilitar e ao mesmo tempo assustar os pais quanto à educação de seus filhos.
          Será realmente possível construir um modelo cooperativo? É necessário que as fronteiras e a hierarquia entre família e escola tornem-se menos rígidas, o que será possível a partir da (re)definição das tarefas educativas de cada sistema para que se efetive a ideia de cooperação. Destaca-se, então, a importância de um olhar que contemple a interdependência da família e da escola, ampliando a compreensão de fenômenos como a educação de crianças e adolescentes. As possibilidades de intervenção e investigação em tais contextos são um campo fértil, especialmente em caráter preventivo para a otimização de tais sistemas como espaços promotores de saúde. Afinal, “Navegar é preciso; viver não é preciso!”.
·         Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia e professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Crédito das imagens:
Foto de ©iStockphoto.com/fotostorm


Nenhum comentário:

Postar um comentário