MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO - A criança produzindo cultura

Educação

A criança produzindo cultura
Atividade para o Dia do Folclore 
Ampliando o olhar
Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa “o saber de um povo”, abarcando diversas manifestações da cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança. Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.
As crianças chegam à escola, carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa “cultura caseira” é parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.
Ao discutir e trocar entre si culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável, o que ele toca – o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala? E da escola?
Atividade passo a passo
1. Sondagem, junto aos alunos, da cultura popular encontrada na escola como, por exemplo, brincadeiras (amarelinha, pega-pega etc.). Elaborar desenhos para a exposição coletiva da escola.
2. Pesquisa sobre os hábitos familiares: as cantigas de ninar, as histórias que ouviram da mãe e da avó e as comemorações em ritos de passagem: batizados, casamentos e aniversários, hábitos de alimentação, remédios caseiros, entre outros. Elaborar um caderno de registros coletivos para apresentar na exposição.
3. Coleta de frases encontradas nos para-choques de caminhões, nas placas para não se vender fiado e agradecer a preferência, ditados populares, provérbios e epitáfios nos túmulos.
4. Verifique se no bairro da escola há grupos de teatro, musica e dança. Convide-os para uma conversa e uma oficina com os alunos ou talvez uma apresentação durante a exposição.
Material necessário
Para os desenhos:
papel canson tamanho A3, lápis de cor e giz de cera
Para o caderno de registros:
papel colorset colorido cortado em tamanho A3, formando um bloco
Saiba mais
 - portal do professor com espaço de aula e outros links http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
 - carta do folclore brasileiro – http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf
 http://educavalores.edicoessm.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário