Educação
A criança
produzindo cultura
Atividade para o Dia do
Folclore
Ampliando
o olhar
Folclore é uma palavra de origem
inglesa que significa “o saber de um povo”, abarcando diversas manifestações da
cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança.
Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao
que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.
As crianças chegam à escola,
carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa “cultura caseira” é
parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a
diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para
legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da
cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano
letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.
Ao discutir e trocar entre si
culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão
também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o
aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável,
o que ele toca – o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um
grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala?
E da escola?
Atividade passo a passo
Nenhum comentário:
Postar um comentário