MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

LEITURA O QUE É DRACMA?



TEOLOGIA
LEITURA
O QUE É DRACMA?
     
       Dracma é o nome da antiga unidade monetária nas cidades-estados gregas e estados sucessores, também foi usada em transações comerciais dos reinos do Médio Oriente no período helenístico e, em alguns casos na antiguidade, foi usado como unidade de peso.  Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja. Na Palestina devido a influência do helenismo o comercio continuava utilizando a dracma nas transações comerciais. Jesus conhecia muito bem esta moeda e utilizou. Conhecemos muito bem a parábola da dracma perdida de Lucas 15,8-11.

No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma (O nome "dracma" vem do verbo δράττω (dratto, "agarrar"). No início uma dracma era um molho de seis espetos de metal, que foi utilizado como moeda por volta do ano mil antes de Cristo, há cerca de 3 mil anos atrás.) já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas. No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial do dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.
Portanto na Palestina do tempo de Jesus circulavam quatro moedas, que seriam:
- O Denário Romano servia para pagar impostos aos Romanos.
- Dracma grega, nas transações comerciais com os estrangeiros.
- Ciclo Judeu, para o dízimo.
- A Mina Fenícia nas transações comerciais com os estrangeiros.
COMO ESTABELECER O VALOR ATUAL DO DRACMA
A dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que varia de região para região). Esse valor corresponderia a uma dracma.
Esse foi também o nome da moeda utilizada na Grécia até poucos anos atrás, quando foi substituída pelo Euro.
http://www.abiblia.org/temasView.php?Tema=Dracma

CLIQUE AQUI

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário