MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

LEITURA - EXISTE ALGUMA MENSAGEM OCULTA DO LIVRO DE ATOS 12:08?



TEOLOGIA
LEITURA
EXISTE ALGUMA MENSAGEM OCULTA NO LIVRO DE ATOS 12:08?
     
       Não há nenhuma mensagem oculta, se entendemos como "mensagem oculta" uma mensagem em código, reservada a alguns entendidos. De fato, é necessário parar de pensar que a Bíblia é um livro com textos obscuros, que escondem segredos. Isso não existe. O que existe são textos de difícil interpretação, pois escritos há muito tempo e cujo contexto não condiz com o nosso modo de viver. Há alguns anos atrás dei treze conselhos, que creio serem importantes para a interpretação bíblica, cujo conteúdo convido a ler com atenção. Em um dos pontos sugeria "começar sempre pelos textos claros e evidentes e não por aqueles obscuros e problemáticos". 
ATOS DOS APÓSTOLOS 12
Esse livro, escrito por Lucas, é muito bonito; conta como a Palavra de Deus, a Boa Nova anunciada por Jesus, vai de Jerusalém para o resto do mundo, saindo das fronteiras de Israel e alcançando o centro de então, que era Roma. O movimento da Palavra de Deus era protagonizado pela força do Espírito Santo.
No capítulo 12 nos encontramos no momento em que termina a missão de Pedro e começa aquela de Paulo, a partir do capítulo 13. O capítulo conta a prisão de Pedro e sua libertação milagorasa. O versículo 8 conta o momento em que, na prisão, aparece o "anjo do Senhor" para libertá-lo. Diz:
Atos 12,8: "Cinge-te e calça as sandálias". E ele o fez. Disse-lhe mais: "Envolve-te no manto e segue-me".
É provável que você escutou alguma interpretação estranha, que lhe levou a fazer essa pergunta. Eu sinceramente não encontro nenhuma possibilidade de interpretar de maneira esotérica esse versículo. É claro que existem muitos elementos interessantes nessa passagem, mas nada de "mensagem oculta".
Obviamente a mensagem central dessa passagem é a força do Senhor que liberta a Palavra, que se espalha através de Pedro, e faz com que nada a detenha, nem mesmo os poderosos, representados nesse capítulo por Herodes. Ao lado dessa mensagem, há obviamente elementos que podem alargar nossa interpretação, que cada um pode ver de maneira diferente. De fato, a mensagem bíblica é como um diamante, como disse no artigo citado acima, que tem diversas faces; não podemos ficar parado somente sobre alguns aspectos.
Por exemplo o "cinge-te e calça as sandálias" relembra claramente a saída do povo hebreu da escravidão do Egito. O convite feito ao povo hebreu é repetido a Pedro e a cada um de nós, de deixar-nos acompanhar pela providência divina, que nos conduzirá a uma terra prometida.
Outro elemento é o "envolve-te no manto e segue-me". Não vejo nada de 'oculto', mas um gesto que confirma o convite a "sair", a fazer o êxodo, a seguir a vocação oferecida por Deus.
Sem dúvida outra interpretação importante dessa passagem de Atos é a força da comunidade. Pedro se encontra diante de uma situação aparentemente sem saída, na prisão, sob o domínio de Herodes. Enquanto isso, a comunidade se encontrava reunida em oração, na casa de Maria, mãe de Marcos, o evengelista (veja versículso 12 seguintes). É a comunidade o destino do "êxodo" de Pedro, quando ele reconhece que "realmente o Senhor enviou o seu anjo" (Atos 12,11).


CLIQUE AQUI
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário