MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

LEITURA - AS MANDRÁGORAS DE LÉIA E RAQUEL



TEOLOGIA
LEITURA
AS MANDRÁGORAS DE LÉIA E RAQUEL
  
       Citada na Bíblia, nos livros de Gênesis e Cantares, as mandrágoras se tornaram para mim, e creio que para muitos, objeto de curiosidade.Que tipo de planta despertaria à atenção de Léia e Raquel à ponto de trocarem mandrágoras por uma noite com Jacó? Ela realmente possui efeitos afrodisíacos?
        

   "As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ò amado meu eu os guardarei para ti". (Cantares 7:13)
Nos textos bíblicos elas estão sempre relacionadas a romance. O nome hebraico para mandrágoras é : "dudhaim", formado pela mesma raiz de "amor" e está associada a palavra Dodim, que significa amantes; o que contribui para que a planta seja considerada afrodisíaca e de aumento da fertilidade humana, principalmente no oriente médio. Esse pensamento, no entanto, também pertence aos europeus.
As mandrágoras são plantas muito perfumadas, originárias da região do mediterrâneo,têm caule curto e emitem uma roseta de folhas de cujo centro possuem hastes de flores nas cores violeta e azul. Seus frutos são semelhantes a pequenas maçãs, amarelas quando maduras de odor forte e
muitos povos acreditam que  são capazes de curar a infertilidade. Suas raízes, são bifurcadas, grossas e carnudas, lembrando duas coxas (Seu formato completo – raíz, folhas e flores – lembra o formato do corpo de uma mulher. Algumas culturas utilizavam a mandrágora como peça em rituais a deuses pagãos. Seitas utilizam suas raízes para rituais de magia negra, dizendo que é possível encarnar espíritos nas mesmas. Na idade média, era utilizada como exorcisante, pois diziam que os demônios não suportavam seu cheiro. ) . Possui prorpriedades medicinais alucinógenas, analgésicas, sedativas, narcóticas e afrodisíacas. São da família Solanaceae. Existem dois tipos de mandrágoras: oficinal, ou seja, de uso médico (mandrágora officinales) e mandrágora fêmea(nome popular), já que ambos os tipos são hermafroditas; possuem os dois sexos.
LÉIA, RAQUEL, AS MANRÁGORAS E JACÓ
No texto bíblico de Gênesis 30:14, o filho de Léia, chamado Rúben, acha mandrágoras no campo e as dá a sua mãe. Raquel desejosa das mandrágoras propõe um trato: Alugar seu marido em troca da planta. Não sei de que serviriam as mandrágoras a Raquel sem o seu marido por perto. Raquel guardou as mandrágoras para uma outra ocasião ou as usou em algum rito supersticioso. O próprio poder afrodisíaco atribuido as mandrágoras já demonstra uma fé abalada.
RAQUEL PREFERIU AS MANDRÁGORAS; LÉIA ,A ORAÇÃO.
           Deus concedeu um filho a Léia(Isaacar), fruto do relacionamento com Jacó, na noite em que foi alugado pelas mandrágoras. Gênesis 30;17 diz: "E ouviu Deus a Léia, e concebeu e teve o quinto filho".
           SUPERSTIÇÃO: Conduz a criação de crenças ou práticas, nas quais se manifesta a tendência de atribuir a causas sobrenaturais ou ocultas, fenômenos explicáveis naturalmente.

Raquel era estéril, sua crença nas mandrágoras não a tornou fértil lhe dando o filho tão esperado.Deus abomina todo e qualquer tipo de superstição.
                                           O MILAGRE SEM MANDRÁGORAS
"E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre". Gênesis 30:22
A fé no Deus verdadeiro lhe deu dois filhos: o abençoado José e Benjamin.
            Acredito que essa planta está ligada ao amor, como cita Cantares, por ser: perfumada, e seu próprio nome sugerir romance. Receber mandrágoras seria, e com certeza o é, mais impressionante que receber buquês de flores ou rosas, que apesar de muito bonitas, podem ser encontradas com facilidade, ao contrário das mandrágoras.

http://wordschool.blogspot.com/2017/08/leitura-mandragoras-na-biblia.html
CLIQUE AQUI

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário