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sexta-feira, 26 de julho de 2013

EDUCAÇÃO - Pedagogia Empreendedora

Educação
pedagogia empreendedora: ensino de empreendedorismo na educação básica

A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia de ensino de empreendedorismo para a Educação Básica: educação infantil até o ensino médio. Atinge, portanto, idades de 4 a 17 anos.
É vinculada a tecnologias de desenvolvimento local, sustentável; por isto tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade. Estimula a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-o para as suas próprias opções. Trata o empreendedorismo como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.
A Pedagogia Empreendedora foi aplicada com sucesso em diferentes escolas, cidades e contextos. O seu teste piloto foi feito em 2002, nas cidades de Japonvar, norte de Minas Gerais e Belo Horizonte. A partir de então, várias cidades a implementaram em toda a rede pública municipal (e algumas na rede estadual): Santa Rita do Sapucaí (MG), Guarapuava (PR), Três Passos (RS), São José dos Campos (SP), Jacarezinho (PR).
Em 2003 a Pedagogia foi implementada em 86 cidades do Paraná, selecionadas pelo seu IDH, em um projeto do Sebrae-PR. Em sua totalidade a Pedagogia Empreendedora já foi aplicada em 93 cidades, atingindo 8.400 professores, 224.000 alunos e uma população de cerca de dois milhões de habitantes.
Concebida e criada por mim, a Pedagogia Empreendedora contou com o apoio da ONG VISÃO MUNDIAL e de uma equipe composta por cerca de 20 profissionais da educação com sofisticado perfil acadêmico e grande prática escolar, em um trabalho que durou três anos.
Não se trata de uma estratégia pedagógica destinada exclusivamente a preparar os alunos para criar uma empresa. Ela desenvolve o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolherem: empregados do governo, do terceiro setor, de grandes empresas, pesquisadores, artistas, etc.. E também, evidentemente, para serem proprietários de uma empresa, se esta for a sua escolha. Cabe ao aluno, e somente a ele, fazer opções profissionais e decidir que tipo de empreendedor irá ser.
Com uma abordagem acentuadamente humanista, a metodologia elege como tema central não o enriquecimento pessoal, mas a preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população e eliminação da exclusão social.
Alguns elementos da metodologia:
  • utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada unidade está inserida;
  • dinamiza conhecimentos já dominados pelo professor;
  • é voltada para a prática, sendo de fácil implementação
  • não se trata de uma receita, um passo a passo: a metodologia é recriada pelo professor na sua aplicação, respeitando a cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor;
  • possui material didático específico e inédito, construído inteiramente para a realidade brasileira
  • agente de mudança cultural;
  • permite a rápida disseminação da cultura empreendedora, sendo concebida para ser aplicada em larga escala, com alta dispersão geográfica;
  • não cria a necessidade de formação de “especialistas”;
  • não gera dependência da escola a consultores externos;
  • integra professores de áreas diferentes;
  • baixíssimo custo: não duplica meios e esforços;
  • a comunidade participa intensamente, como educadora e educanda;
  • considera a escola como umas das referências de comunidade;
  • é geradora de capital humano e social;
  • apóia-se na geração do sonho coletivo, na construção do futuro pela comunidade;
  • tem como alvo a construção de um empreendedorismo capaz de gerar e (principalmente) distribuir, renda conhecimento e poder.
Pode ser implementada em uma escola da rede pública ou privada; em toda a rede pública de um município ou estado ou em uma rede de ensino particular.



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