MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 16 de julho de 2013

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - 5 mitos que você precisa saber sobre aumento salarial

Educação
Educação financeira

5 Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Aumento Salarial
Você está pedindo aumento de forma errada. Infelizmente a grande maioria das pessoas utiliza a estratégia errada para tentar um aumento salarial.
Pensando nisso, decidi compartilhar cinco mitos relacionados ao aumento salarial, bem como discutir cada um deles, mostrando onde você está cometendo o erro.
Além disso, no final do artigo, você terá acesso a um ótimo vídeo produzido pelo Seiiti Arata, da Arata Academy, sobre como duplicar seu salário. Vale a pena conferir!

Mito 1 – Negociação em apenas uma reunião

Algumas pessoas acreditam que o segredo para conseguir um aumento é saber exatamente o que falar naquele momento em que está negociando com o chefe.
Errado.
A verdadeira negociação começou (ou deveria ter começado) muito antes. É importante identificar, por exemplo, o que a empresa realmente espera de você, para que você possa atender às expectativas.
Outro fator essencial é encontrar outro colaborador para ocupar a lacuna que você deixará, para então poder ser promovido para uma posição superior.
Você tem que entender que a melhor forma de conseguir um aumento é ser promovido. A empresa não tem interesse em conceder um aumento de salário para você continuar na mesma função, já que isso daria o mesmo direito para os demais funcionários. Pelo menos é isso que eles vão pensar.

Mito 2 – Aumento pode ocorrer em qualquer empresa

A chance de conseguir um aumento salarial muitas vezes é decidida no momento em que você escolhe uma empresa para trabalhar. Infelizmente existem empregos que são “becos sem saída” e podem arruinar sua carreira.
São aqueles empregos em que a empresa nos trata como “apertadores de botão”. Não temos que pensar, crescer, inovar; apenas executar tarefas pré-determinadas e pronto.
Você precisa apenas chegar no horário correto, sem necessidade de aprender coisas novas, adquirir novas habilidades e, portanto, o aumento fica muito difícil de acontecer.
Se você está numa empresa que espera apenas isso de você, é hora de repensar sua carreira.

Mito 3 – Ser excelente é suficiente para conseguir o aumento

O terceiro mito começa com uma verdade. Para termos qualquer chance de conseguir uma promoção (e consequentemente receber um aumento), temos que fazer nosso trabalho muito bem feito.
Não há dúvida que ser muito bom no que fazemos é necessário para conseguir uma promoção. Mas apenas isso não é suficiente.
De nada adianta fazer um bom trabalho se você não consegue que as pessoas certas saibam que trabalha bem. É importante desenvolver seu branding pessoal. Seu marketing pessoal.
Em casos extremos, fazer um trabalho excepcional pode até ser uma péssima decisão para sua carreira. Isso pode fazer com que seu chefe queira mantê-lo eternamente na posição onde você está, com medo de perder aquele ótimo funcionário que sempre entrega resultado.
Se seus superiores perceberem que vai ser tão difícil contratar um funcionário com um desempenho tão bom quanto o seu, você acha que eles vão te promover e deixar aquele “buraco” praticamente insubstituível?

Mito 4 – Apenas os melhores são promovidos

Este quarto mito é parcialmente verdade. Digo isto porque é importante compreender o que define o melhor profissional para ser promovido. E nem sempre é aquela pessoa que trabalha tecnicamente bem.
Vou fazer uma metáfora utilizando uma oficina como plano de fundo.
José é aquele tipo de mecânico que consegue identificar o problema no carro apenas pelo barulho que está fazendo. Está com a “mão na massa” desde o momento que chega até a hora de ir pra casa. É excelente e gosta tanto de trabalhar que não está nem aí para o telefone tocando ou o cliente que acabou de chegar.
Já João é um bom mecânico, mas não é tão eficiente quanto José. Em compensação, ele é um cara mais versátil, que para o que está consertando assim que percebe a chegada de um novo cliente na oficina. Consegue até identificar o cliente que tem mais pressa e prioriza seu atendimento.
Pergunta muito fácil: quem você acha que tem mais chances de ser promovido?
Não preciso nem responder, não é verdade?
Caso o empregador decidisse promover José, ele não apenas perderia seu melhor mecânico como também “ganharia” um péssimo gerente.
Procure identificar meios de melhorar a imagem e o faturamento da sua empresa, algumas vezes até fazendo o que não caberia a você, ao invés de se concentrar apenas em fazer seu trabalho bem feito e pronto.
Para a empresa, vale muito mais a pena manter aquele excelente técnico na sua posição atual e promover aquele que não é tão bom – tecnicamente falando -, mas que entende um pouco mais de negócios.

Mito 5 – Aumento é recompensa pelo trabalho feito no passado

A mentalidade do funcionário é de que se ele está trabalhando bem, “merece” um aumento. Para a grande maioria das pessoas, isso seria uma verdade.
Mas não é.
Vamos olhar pelo ponto de vista do empregador.
O bom trabalho realizado no passado, para o dono da empresa, já está pago. Você pode até receber um bônus ou uma comissão extra por isso. Mas ele só te dará um aumento se achar que existem atividades que podem ser bem desempenhadas por você no futuro.
Ou ainda se entender que você poderá ser substituído com facilidade. Para a empresa, aumentar seu salário de R$ 3 mil para R$ 5 mil é praticamente irrelevante.
No entanto, se for difícil encontrar no mercado um técnico tão bom quanto você, é muito mais fácil ela contratar um novo gerente, ao invés de te promover.

Duplique seu salário

Para conseguir promoções (e consequentemente aumento salarial), é necessário entender como funciona a dinâmica do ponto de vista da empresa e montar uma estratégia para se adequar a esse cenário.

RAFAEL SEABRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário