MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 28 de março de 2013

VIRTUDES - ACOMODAÇÃO -ESCOLHAS

VIRTUDES - ESCOLHAS

Acomodação
"Conta-se que para cozinhar uma rã gigante coloca-se a mesma ainda viva na panela com água tépida e gradualmente eleva-se a temperatura da água até a fervura. A rã, no início envolvida pela agradável temperatura da água, adormece e morre..."
NN
        Da mesma forma, vícios vão se instalando nas vidas de pessoas, modificando-as, paulatinamente, muitas vezes sem que estas deem conta do que está lhes ocorrendo.
        Critérios para distinguirmos entre o meramente lúdico e o compulsivo não são claramente demarcados.
        Vícios são hábitos destrutivos e prejudiciais. Assim, numa análise ainda que superficial, podemos verificar se o comportamento em questão é (1) habitual e (2) fonte de malefícios para os envolvidos.
        Fatores diversos, conscientes e não conscientes, às vezes imbricados, contribuem para a compulsividade em geral
        O processo terapêutico consiste em conscientizar o compulsivo de sua real situação fornecendo-lhe também o apoio, a orientação e o encorajamento para reverter a mesma.
        Tal se faz despertando para os benefícios e vantagens com a mudança, listando-se inclusive todos os ganhos secundários e intenções positivas atrelados ao comportamento que desejamos alterar elegendo-se novas condutas e atividades que satisfaçam integralmente tais ganhos e intenções.
         Uma reavaliação de seus critérios pessoais, de sua escala de valores, de suas crenças e objetivos de vida, de suas condutas e atitudes, enfim, de sua própria identidade é de grande valia nesse processo de libertação.
        Analisando ao nível de processo, o importante é lembrarmos que estas pessoas não são doentes e sim pessoas que não se conscientizaram que na vida elas têm mais escolhas para a realização pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário