MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

FAMÍLIA - O ROL DOS PARENTES


FAMÍLIA


O ROL DOS PARENTES
FAMÍLIA

           Chama-se de parentesco o vínculo que une cada um de nós aos outros membros da família. Este vinculo não se resume apenas aos pais e aos irmãos, mas alcança também outras pessoas que à família se acham ligadas pelo sangue ou pelo casamento. Devemos distinguir, portanto, o parentesco chamado consanguíneo (resultante de vínculos de sangue) e o por afinidade (que se estabelece entre um cônjuge e os parentes de outro cônjuge).
         Avô, pai, filho, tio, sobrinho, primo, por exemplo, são parentes consanguíneos porque descendem de um mesmo chefe de família inicial. ( o bisavô.) Sogros, genro, nora, cunhado são parentes afins porque não há entre eles o vínculo de sangue. (Os parantes do marido e os parentes da esposa não são,entre si, parentes afins e muito menos, consanguíneos.)
         O parentesco de pessoas que descendem diretamente uma da outra é chamado parentesco em linha reta. Bisavô, avô, pai, filho e neto são parentes em linha reta.
O parentesco de pessoas que – apesar de terem um tronco ou raiz comum – não nasceram umas das outras – constitui o chamado parentesco transversal ou colateral. Irmãos, irmãs, tios, tias,sobrinhos, sobrinhas, primos e primas são parentes colaterais.
Chama-se grau de parentesco a distancia que separa uma geração da outra. Assim, meu pai é meu parente de primeiro grau, meu avô de segundo, meu bisavô de terceiro. Na ordem descendentes, meu filho, meu neto e meu bisneto são, igualmente, meus parentes de primeiro, segundo e terceiro graus.
Para achar o grau de parentesco entre colaterais, dispomos as pessoas na ordem de descendência do chefe inicial. Subimos então de um deles até este chefe  e descemos daí até o outro colateral, contando o número de gerações. Este número, menos o chefe inicial, dará o grau procurado. Dois irmãos, por exemplo, são parentes colaterais, de segundo grau, dois primos de quarto grau e assim por diante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário