MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 16 de julho de 2013

MILAGRES DE JESUS - A CURA DE UM LEPROSO

Teologia
MILAGRES DE JESUS

A cura do leproso

Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse: 
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. 
Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: 
- Sim! Eu quero. Você está curado. 
No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 
E Jesus ordenou duramente: 
- Olhe! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. 
Então Jesus o mandou embora. Mas o homem começou a falar muito e espalhou a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar abertamente em qualquer cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. E gente de toda parte vinha procurá-lo.
   
Mc 1,40-45.

Na lei que Deus deu aos israelitas, uma pessoa leprosa foi considerada imunda (Lv 13,2-3). A doença foi vista como uma praga. "Às vezes, a praga foi enviada por Deus para repreender o povo desobediente" (Lv 14,34). Pessoas leprosas eram publicamente identificadas e afastadas da congregação para não contaminar outros. Eram excluídos do meio familiar e social. Rejeitados pela sociedade, passavam a viver sozinhos ou em grupos, longe das pessoas sadias, condenados à morte em isolamento. Os judeus pensavam até que seriam contaminados se a sombra de um leproso incidisse sobre eles. O sacerdote no templo era o responsável para identificar quem era leproso excluindo-o da comunidade com conseqüências sociais, religiosas e pessoais. Compete a ele também comprovar a cura. O leproso curado deveria celebrar a purificação com um ato religioso de sacrifício.
        Um leproso que se aproxima de Jesus de joelhos pede: "Se queres, tens o poder de curar-me". Jesus cheio de compaixão humana transgride a Lei, toca o leproso e o cura, como um sinal  do poder e da presença do Reino de Deus na história humana, para beneficiar a todos que necessitavam de ajuda.  Pela Lei judaica quem tocasse um leproso, também se tornava impuro, mas essa tradição não era importante para Jesus.  O que importava era o bem estar daquele homem, e vê-lo incluído novamente na sociedade.  Jesus envia o homem já curado, ao sacerdote e fazer sua oferenda conforme a Lei, e pede para que ele não comentasse nada com ninguém. E ao partir o homem começa a proclamar, testemunhando o que Jesus fizera por ele. Com a cura do leproso, Jesus é Aquele para quem nada é impossível



Nenhum comentário:

Postar um comentário