MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 23 de julho de 2013

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - 3 Pilares para Você Alcançar o Sucesso Financeiro

Educação
FINANCEIRA

3 Pilares para Você Alcançar o Sucesso Financeiro

O segredo do sucesso financeiro é gastar menos do que ganha. Parece (e é!) simples, mas poucos conseguem colocar em prática.
Uma breve análise nesta simples fórmula pode nos levar a conclusões valiosíssimas, ainda que bastante óbvias. Vejamos:
LUCRO = RECEITAS – DESPESAS
Se você descobrir oportunidades para aumentar suas receitas e aprender a controlar suas despesas, sua renda só tende a aumentar.
Além disso, ao aprender como investir seu dinheiro, você consegue acelerar o crescimento do seu patrimônio.

3 Pilares do Sucesso Financeiro

Pelas conclusões que chegamos após a análise da fórmula acima, posso afirmar que os três pilares para o sucesso financeiro se baseiam em:
·         Poupar Dinheiro
·         Investir Dinheiro
·         Ganhar Dinheiro
Não é à toa que criei páginas exclusivas para esses pilares no Quero Ficar Rico. Afinal, se você desenvolver bem essas três áreas, alcançará o sucesso financeiro muito antes do que imagina.
Baseado nesses três pilares, vou dar algumas dicas para que você possa desenvolver cada um deles.

Dê mais importância ao valor poupado que ao investimento

Uma regra básica para quem quer alcançar o sucesso financeiro diz que poupar é mais importante do que investir.
Isso significa que ter disciplina para fazer aportes regularmente nos investimentos e poupar mais dinheiro é muito mais importante do que dar uma “grande tacada” e escolher a melhor aplicação disponível no mercado.
Se você tem dinheiro investido, mas tem dívidas a pagar, provavelmente estará pagando mais juros do que recebendo, já que os juros de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos à pessoa física costumam ser bem maiores que o retorno das aplicações financeiras.
Por isso, vale mais a pena poupar uma quantia suficiente para pagar essas dívidas em aberto do que dar início a um novo investimento.
Além disso, quando o investidor consegue poupar e reunir uma boa quantia antes de investir, ele pode conseguir ter acesso a produtos financeiros melhores. Aplicações com aporte inicial maior muitas vezes contam com rentabilidade maior e custos menores.

Invista, no mínimo, 10% do que você recebe

Todo orçamento pessoal deve ter uma parte exclusivamente destinada a investimentos. Os investimentos são o oxigênio de diversos projetos pessoais, por isso destinando menos de 10% da renda a aplicações, alguns objetivos podem demorar mais a se concretizar.
É claro que, para quem tem uma renda altíssima, 10% da renda pode ser pouco se a pessoa tem capacidade para investir 50% da renda. Mas 10% é uma medida bem genérica e se não for possível guardar nem isso por mês, existe um problema.
Os objetivos financeiros, o tempo de investimento e a quantia disponível irão definir quais são as melhores aplicações, quanto deve ser colocado em cada uma delas e se será preciso aumentar ou não a parcela da renda para os investimentos.

Invista em você!

A melhor maneira de ganhar mais dinheiro é investindo em si próprio.
Fazer um curso para desenvolver determinada habilidade ou tirar uma certificação reconhecida em sua área de atuação podem ser o gatilho para umaumento salarial.
Em paralelo ao desenvolvimento da sua carreira, também é possível investir em projetos pessoais, que visam obter uma renda extra.
Muitas pessoas têm ótimas ideias para ganhar um dinheiro extra, através de consultorias, ou mesmo pela internet. Mas poucas colocam essas ideias em prática. E terminam perdendo ótimas oportunidades.

Poupe mais, invista mais e ganhe mais

Procure desenvolver esses três pilares e o caminho para o sucesso financeiro se tornará cada vez mais tranquilo e curto.
Sempre existirão oportunidades para poupar mais, investir melhor e ganhar mais.
Basta você se esforçar para atingir esses objetivos e encontrar a motivação correta para permanecer se dedicando a cada um deles.

Agora eu tenho uma pergunta para você…

Qual desses pilares você tem mais facilidade? E em qual deles você tem mais dificuldade?
Compartilhe sua experiência ou deixe sua opinião sobre este assunto.
Até a próxima!
RAFAEL SEABRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário