MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 27 de junho de 2013

EDUCAÇÃO -Para SEE Escolas Públicas de SP Têm o Melhor Desempenho em Alfabetização do País

Educação

Para SEE Escolas Públicas de SP Têm o Melhor Desempenho em Alfabetização do País

Escolas públicas de SP têm o melhor desempenho em alfabetização do País
           Resultados indicam que programa Ler e Escrever, implantado pela Educação, está no caminho certo.
           Os novos resultados da Prova ABC, avaliação aplicada pelo Movimento Todos pela Educação, mostram que a rede pública de ensino de São Paulo apresenta o melhor desempenho em alfabetização do País. 
           Em leitura, a média alcançada pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental é de 187,9, doze pontos acima da taxa 175, ponto na escala que representa o domínio pleno da compreensão e interpretação de textos, segundo os critérios usados na análise.
          A média das unidades públicas de ensino de todo Brasil neste quesito ficou em 163,3, o que indica que a rede de São Paulo, formada por escolas estaduais e municipais, está quase 25 pontos à frente da taxa nacional, ocupando a primeira posição no ranking brasileiro.
         Em matemática, média obtida por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública paulista é de 172,7 pontos. O resultado também está bem acima da média nacional (151,9 pontos) e coloca São Paulo em segundo lugar, atrás apenas de Santa Catarina.
         Os dados captados pela Prova ABC indicam que o programa Ler e Escrever, implantado pela Secretaria da Educação do Estado, está no caminho certo. Presente na rede estadual desde 2007, o Ler e Escrever tem como objetivo aprimorar o domínio dos alunos em leitura e escrita nos primeiros anos da educação básica (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), a partir do desenvolvimento de ações que interferem diretamente no cotidiano da sala de aula e na gestão da escola.

Sobre o Ler e Escrever

           O programa compreende também a ação Educação Matemática nos Anos Iniciais (Emai), que começou a ser desenvolvida em 2012 com a formação do grupo de referência com representantes em duas frentes: elaboração de material e formação.
           Fazem parte do conjunto de atividades do programa o Bolsa Alfabetização, que estabelece parceria com as instituições de ensino superior para alocar um aluno-pesquisador na sala de aula (devidamente acompanhado pelo professor-orientador), mediante bolsa de estudos; o projeto Sala de Leitura, que fornece livros de diversos gêneros textuais para os acervos das escolas; o projeto Apoio ao Saber, com a distribuição de livros para alunos e professores a fim de estimular o gosto pela literatura para ambos os públicos, além do fornecimento de globos terrestres, letras móveis e calculadoras.

Secom / CPP
Fonte: Secretaria Estadual da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário