MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 18 de junho de 2013

EDUCAÇÃO - ESTRUTURA DA ESCOLA PROVOCA ADOECIMENTO DOS PROFESSORES

EDUCAÇÃO

ESTRUTURA DA ESCOLA PROVOCA ADOECIMENTO DOS PROFESSORES

As escolas públicas sempre enfrentaram muitos problemas para garantir sua existência e construir uma estrutura para que os educadores pudessem desenvolver um bom trabalho. Esses problemas permanecem e se agravaram, agora, e se juntam a eles mais alguns, como o crescimento do adoecimento dos professores e a sua deserção da escola pública. 

           A constatação de não serem escutados quando falam sobre a insuportável rotina escolar, sobre os salários e carreira indigna, sobre não terem acesso a um bom atendimento quanto à saúde, produz em muitos educadores um sentimento de solidão e impotência. 

          Solidão por sentirem-se incapazes de comunicarem-se, de serem escutados, e, impotência pela falta de solidariedade, pois, ano após ano, não veem suas necessidades serem atendidas. 

          Essa situação afeta todo o processo educativo. 

         O papel do educador na escola é fundamental e o seu bem estar, sua saúde física, emocional, psíquica são as bases sobre as quais se assentam a sua força para construir e reconstruir o seu projeto educacional. 

          Portanto, é impossível separar a saúde do professor do seu trabalho e dos resultados dele esperado. Assim como é impossível construir uma escola pública que forme CIDADÃOS, se o governo e toda a sociedade não se dispuserem a escutar os educadores e priorizar intervenções determinadas pelos seus problemas e pela sua experiência profissional. 
pinião assinada por Eduardo Viana Junqueira. 
         Psicólogo (CRP 06/71379) atende gratuitamente aos associados e seus dependentes no Instituto de Estudos Educacionais “Sud Mennucci” do CPP, situado à Rua Joaquim Távora, 756. 
Fone: (11) 5539 5348. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário