MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 30 de abril de 2013

VIRTUDES - ORIGEM DOS DIREITOS HUMANOS


Virtudes - direitos
A origem dos direitos humanos
            Toda pessoa possui direitos que devem ser respeitados, por ela mesma e pelos demais indivíduos. Mas, no decorrer da história da humanidade, muitas interpretações – quase sempre errôneas – foram feitas sobre os direitos da pessoa.
Alguns  atribuíam os direitos humanos aos deuses, por exemplo. Assim, os deuses davam e tiravam, segundo a sua vontade, os direitos aos indivíduos. Para alguns povos, como no início da história da Grécia, a saúde era um dom dos deuses... a doença, um castigo e não um mal natural. Daí se conclui que para os gregos, até o surgimento do médico Hipócrates de Cós, que negou tal doutrina, a saúde e a doença têm origem divina. Eles não levavam em conta as causas físicas, econômicas e sociais que impedem ou violentam o direito fundamental da pessoa de ter boa saúde. Esclarecendo melhor: uma família vive em condições de miséria; mora num lodaçal de uma periferia pobre, sobre águas poluídas; os pais vivem em subemprego e, como seus filhos, são subnutridos, todos possuem alguma doença. Deus mandou? Os deuses estão castigando aquela família?
Outros pensadores atribuíram a origem dos direitos da pessoa ao governante (chefe de tribo, rei, ditador, etc.). Eram eles que determinavam quais os direitos dos seus governados. Assim, nossos direitos seriam uma dádiva oferecida pela “bondade” do governante. Se ele dava direitos também poderia tirá-los. O chefe absolutista era, então, “dono” da vida, da terra, da produção, da liberdade, das  ações dos seus súditos. Alguns pensadores afirmavam que este poder do governante, ele recebia dos deuses (para os povos politeístas) ou de Deus e, portanto, em nome de Deus ele podia conceder ou retirar direitos aos indivíduos.
Hoje, no entanto, os defensores dos direitos humanos não aceitam nada disso. Afirma-se que a pessoa tem direitos pela sua própria condição de existir. Isto é, faz parte da natureza de qualquer ser vivo uma série de direitos, que devem ser respeitados para garantir a sua existência. São condições necessárias para um ser vivo satisfazer plenamente suas necessidades básicas.
Alguns direitos básicos ou naturais são comuns aos animais e às pessoas: a vida, a defesa, a alimentação, a saúde, a segurança, a liberdade. Evidentemente que animais e seres humanos se manifestam de modo diferente na realização de seus direitos. Aí se fundamentam os princípios do movimento de defesa dos animais. As pessoas precisam perceber que têm direitos que fazem parte da sua própria condição de existir... e um desses direitos é o de LUTAR PARA DEFENDER SEUS DIREITOS.
Invejo é a instrução que o senhor tem. Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente. Queria entender do medo e da coragem, e da gã que empurra a gente para fazer tantos atos, dar corpo ao suceder. O que induz a gente para más ações estranhas, é que a gente está pertinho do que é nosso, por direito, e não sabe, não sabe, não sabe!” ( Guimarães Rosa – In “Grande Sertão Veredas”)
Nenhuma lei, nenhum governante, nenhuma instituição dá ou estabelece os direitos para  os indivíduos. Os direitos da pessoa ou são naturais – como o direito à vida, à liberdade, à igualdade; - ou são civis – isto é, fruto da organização social e política de um povo.
Pode-se, então, dizer que alguns direitos humanos são originados na própria natureza da pessoa; outros são fruto da sociedade organizada na qual o cidadão vive. Todos, porém, são básicos para a plena realização do indivíduo. Até mesmo os direitos civis não podem ser estabelecidos segundo a vontade do governante, mas,sim,segundo a vontade da sociedade organizada e manifestada na Constituição, nos Códigos e nas leis ordinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário