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terça-feira, 23 de abril de 2013

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS

EDUCAÇÃO


EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO

        A EDUCAÇÃO, através dos tempos, sofreu muitas modificações. Várias tribos ou povos tinham sua maneira de educar os jovens. Às vezes, utilizavam métodos que nos causam estranheza hoje.
        Algumas tribos amedrontavam as crianças com castigos físicos terríveis ou mesmo cenas de terror para introduzi-las no mundo de mistérios, crenças e costumes próprios da tribo.
        Na CHINA ANTIGA, os políticos gozavam de grande prestígio. Assim, a maioria dos chineses sonhava ser funcionários públicos e, para tanto, procuravam estudar e educar-se para a vida política.
        Na GRÉCIA ANTIGA, na cidade de ESPARTA, a educação era muito rígida. Dava-se exagerada importância às práticas físicas e militares, para tornar o jovem apto a defender o Estado. Ao nascerem, as crianças eram examinadas; se fossem fracas ou portadores de defeitos físicos, eram eliminadas nos desfiladeiros. Aos sete anos, já eram iniciadas nos treinamentos militares. A disciplina era bastante severa e os jovens educados nos campos, onde aprendiam a suportar os rigores de uma vida sem nenhum conforto. Deviam dizer a verdade a qualquer custo, respeitar os mais velhos, não ter medo e prestar total obediência às autoridades. Para que não criticassem o governo, eram orientados a fugir de discussões, debates e trocas de idéias e deviam falar muito pouco. O casamento era obrigatório. A mulher também estava a serviço da pátria e quando solteira praticava exercícios que a tornavam forte e saudável.
        Esse tipo de educação levou  Esparta a um grande atraso no campo das letras e das artes. Foi uma sociedade que não evoluiu.
        Em ATENAS,  na Grécia antiga, dava-se importância à educação para as letras, as ciências e as artes. Os meninos (apenas os meninos), já aos sete anos começavam a frequentar as escolas, acompanhados por um “pedagogo”, que quer dizer”concutor de crianças”. Após o serviço militar, que ia dos dezoito aos vinte anos , os jovens eram considerados cidadãos. O pai exercia grande autoridade na família. As esposas eram inteiramente subordinadas aos maridos, como escravas: pouca instrução recebiam, viviam nos afazeres domésticos e raramente saíam de casa.
        Os atenienses, devido à importância que deram às ciências e as artes, deixaram para a humanidade uma grande quantidade de obras importantes.
        Na IDADE MÉDIA, a instrução era dada nos mosteiros pelos religiosos. Fora os mosteiros, os nobres colocavam seus filhos numa instituição militar e religiosa – a cavalaria. O cavaleiro jurava defender a igreja, os fracos, os órfãos, dizer sempre a verdade, cumprir a palavra dada, ser cortês com as mulheres e leal na guerra.
        Surgiram, em meados do século XII, as primeiras universidades, no sul da Itália. Universidade queria dizer diversos conhecimentos, vários ramos do saber.
        O alemão JOÃO GUTENBERG,  em meados do século XV, inventou a imprensa, favorecendo, assim, a multiplicação dos livros, para que mais pessoas pudessem ler e se instruir. Até então, os livros eram copiados a mão, principalmente pelos monges.
BRUNA RENATA CANTELE

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