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segunda-feira, 8 de abril de 2013

VIRTUDE - O VALOR DA COMUNICAÇÃO

Virtude




O valor da comunicação



Falar bem o próprio idioma é um valor pessoal, além de constituir um dever social. A linguagem é um meio de sermos entendidos e de entendermos as pessoas, para respeitá-las e lhes dar o seu valor.

“Muita gente fala, mas não se comunica.

Muita gente ouve o que se fala, mas não entende.

Muita gente lê, mas não compreende o que está escrito.

Muitas pessoas vivem reunidas, mas não unidas – elas não se comunicam.

Para nos comunicarmos precisamos de palavras escritas e faladas, de máquinas, mas sobretudo do desejo de nos entendermos.

Como devemos conversar:

1. Falar com clareza, precisão e calma.

2. Procurar interessar, distrair e agradar à pessoa com quem se conversa;

3. Não falar nem muito depressa, nem muito devagar;

4. Articular, claramente, as palavras, mas sem afetação;

5. Gesticular de maneira comedida e adequada;

6. Falar com naturalidade e correção, evitando os termos de gíria e as expressões vulgares;

7. Nunca tentar impor as próprias ideias;

8. Não ser franco em demasia, pois certas verdades são duras e chocantes;

9. Tratar, com cuidado, de certos temas, como a política e a religião;

10. Não censurar e criticar pessoas ausentes;

11. Evitar as introduções e os comentários longos e inúteis;

12. Não falar o tempo todo; deixar que os outros também participem da conversa;

13. Não interromper a conversa dos outros; esperar um ensejo para falar;

14. Nunca alterar a voz; evitar a atitude contraditória e agressiva.

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