MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 19 de abril de 2013

VIRTUDE - LIBERDADE


Virtude
Liberdade

        Suponhamos que você esteja visitando uma grande loja de material inflamável. Andando pelas várias seções, você encontra placas de “PROIBIDO FUMAR”. Num dado momento, lhe vem uma grande vontade de fumar, mas você se domina, obedece aos aviso de “PROIBIDO FUMAR”. Se quiser fumar e ninguém estiver perto para impedi-lo, você terá a liberdade física de fumar, mas sua consciência o repreenderá, pois você estará pondo em perigo a sua vida e a de outras pessoas. Nesse caso, você não terá liberdade moral para satisfazer o seu desejo.
        Ter liberdade não é fazer o que se quer, na hora em que se quer, sem dar satisfação a ninguém dos próprios atos.
        Cada ser humano nasce com o dom da liberdade, mas precisa aprender a usá-la corretamente, com responsabilidade. Para isso é necessária a educação, a formação do caráter e a reflexão antes de agir.
        Convivendo em sociedade, o homem deve agir de acordo com as leis, normas e costumes sociais, usando sua liberdade sem prejudicar os direitos dos outros.
        Por aí, se conclui que liberdade completa, total, de se fazer tudo o que se imagina, ninguém possui. Nossa liberdade é limitada pela consciência, pelas leis, pelos direitos dos outros.
        A liberdade, como se vê, é irmã da disciplina. Andam sempre juntas. Isto quer dizer que a liberdade dá direitos mas exige obrigações. No caso contrário, não haverá liberdade e sim desordem, confusão, anarquia.
        Todo homem, no exercício de sua liberdade, tem que “responder” pelos seus atos: diante de sua consciência, diante da sociedade em que vive e diante de DEUS. Liberdade sim, mas com responsabilidade.
        Os vícios, as paixões, os maus hábitos, a ignorância, a falta de educação, atrapalham a nossa liberdade de escolher corretamente, de tomar uma decisão certa.

O excesso de liberdade é uma porta aberta para o mal (Sabino de Campos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário