MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 2 de abril de 2013

SAÚDE - O VALOR DO ESPORTE

SAÚDE

O valor do esporte

        Devemos cultivar os valores humanos relacionados com as atividades esportivas.
        A competição favorece a espontaneidade, a criatividade, a liberdade e a alegria. Aumenta-se o gosto de viver e de expressar a própria capacidade. É no esporte que a gente se sente disponível para a amizade, sensível aos problemas dos outros, livre de inúteis convenções sociais e preconceitos que mascaram o espírito. É a alegria que surge cristalina, alegria para sentir e para repartir.
        O esporte, em geral, exige esforço de inteligência para raciocinar em situações que implicam solução rápida. É preciso saber o momento de armar uma defesa ou um ataque. Também o imprevisto força a inteligência à atividade.
        O entusiasmo do triunfo e o amargor da derrota preparam a vontade para as circunstâncias da vida, nas quais se encontram vitórias e fracassos. É tão importante saber perder com dignidade quanto vencer com cortesia.
        A disciplina é fundamental no esporte. A disciplina educa o uso da liberdade, ensinando que é possível chegar à vitória sendo honesto. Também a lealdade se desenvolve muito bem na atividade esportiva. Para ser leal, o jovem precisa de uma vontade educada, para aceitar a derrota sem desculpas nem ressentimentos e sem atribuir egoisticamente a si todo o mérito da vitória.
        O esporte educa, também, para a perseverança e a força de vontade. Outro valor do esporte é o cultivo da sociabilidade. Poda-se o individualismo e torna-se o espírito de equipe. Um por todos e todos por um.
        No esporte, o fanatismo é sumamente desagradável. Não se pode conversar com um fanático, pois ele sempre tem razão, é “dono” da verdade. O esportista deve marcar sua presença na praça de esporte, seja como atleta, seja como torcedor, pela civilidade, cultura e sociabilidade.
        Os jovens de ambos os sexos devem valorizar e praticar esporte. É um preconceito pensar que o esporte masculiniza a mulher. Ginecologistas, médicos e psicólogos afirmam que o esporte favorece a feminilidade, deixa as garotas em forma. A moça que despreza sua cultura física cresce com músculos fracos, sujeita-se a acumular gordura deselegante, fica sem resistência para  doenças e para a luta da vida.
        Por tudo isso se conclui que esporte é saúde, vida, esporte é cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário