MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 29 de maio de 2015

VIRTUDES - NA AGONIA OU NA FOLIA???!!!!

virtudes
Leitura
Na agonia ou na folia?!
Há quem goste de Carnaval e há quem não. Minha mãe nunca gostou. E há um porquê: minha irmã morreu justo nesta época.  Então, a grande folia é um momento de luto, uma dor revivida ano após ano.
No último domingo, pediu-me para acompanhá-la ao cemitério. Já são 40 anos. Faz tanto tempo, mas para ela parece que foi ontem. Uma ferida que não cicatriza, passe o tempo que for. Diante do jazigo cor de rosa na ala infantil, fez uma oração silenciosa. Era de manhã e uma bonita luz incidia sobre o túmulo. Eu senti sua dor, embora não tenha demonstrado. Ficamos ali por alguns momentos e antes de irmos embora, depositei em um vasinho uma flor de papel crepom que ganhei de uma senhora querida. Uma flor feita com esmero, cor de rosa como o túmulo, agora um pouco desbotado com o passar dos anos.
Não falei nada, porque o silêncio aquieta o coração. Peguei minha mãe pela mão e pensei que, talvez, se não tivesse havido esta perda, eu não estivesse ali para amenizar-lhe as lágrimas. Por desígnios maiores, que não se contestam, eu pude vir ao mundo depois de alguns anos para aplacar um pouco o que não se enxerga, mas se sente no fundo da alma.
“Mulheres fortes são escolhidas para aguentar tamanha dor”, falou uma vez uma professora de yoga, ao comentar das que perdem um filho. Verdade. Embora seja uma dor que não se adjetiva, somente uma mulher de grande valentia, de imensidão de luz, aguenta o tranco da inversão do ciclo natural das coisas, da abdicação de um amor maior por algo superior, que não se conhece e, por vezes, não se compreende. E não dá para se contestar, porque não somos donos do amanhã e nem do dia de hoje que escorre, minuto a minuto, sem que saibamos para onde iremos.
Embora haja o luto dos meus pais, tive a oportunidade de apreciar um pouco o Carnaval. Há coisas lindas para serem vistas, por mais que muitas das antigas tradições tenham se desvirtuado com o apelo sexual que tanto seduz as pessoas. Mas samba é alegria, é cultura, é celebração. É música que envolve e que apazigua as lamúrias bobas do dia a dia.
Todos têm o direito de celebrar. E a vida ainda é um dos nossos maiores presentes. Que saibamos nos divertir com moderação, resguardando a nossa integridade e o melhor de nós mesmos, pois arrependimentos são pesos que fazem diferença no dia de amanhã. Que possamos estar na avenida da vida, no bloco da alegria, distribuindo as mais belas demonstrações de amizade, solidariedade, afeto e, principalmente, amor. Porque o bloco passa. E para uns, pode passar depressa demais.
Mônica Kikuti                          

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário