MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 26 de maio de 2015

TEOLOGIA - ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!

Teologia
leitura
ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
       Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse:
Até aqui nos ajudou o Senhor.
 (I Sm 7:12)

      
      Ebenézer foi o nome que o profeta Samuel deu ao monumento que erigiu como marco da vitória concedida por Deus aos israelitas frente aos filisteus. O significado literal de ebenézer é “pedra de ajuda”, o que esclarece o significado daquele ato: lembrar o povo de Deus que o auxílio dEle é suficiente.
            Não sabemos quantas lutas enfrentaremos daqui para a frente, entretanto é um conforto pensar que poderemos contar com a ajuda do Senhor. Em I Samuel 7 temos preciosas lições sobre a ajuda do Senhor.
I. O Senhor ajuda os fiéis. I Sm 7:3 e 4 contém as recomendações do profeta ao povo: deveriam se voltar ao Senhor de todo o coração, servindo somente a Ele e quebrando toda ligação com os demônios a quem os outros povos serviam. A reação dos israelitas foi pronta, lançando fora todos os ídolos. 
II. Os fiéis oram e jejuam. I Sm 7:5, 6 e 8 descrevem o povo de Deus em oração, adoração, quebrantamento e jejum. Ao se consagrarem a servir ao Senhor de todo o coração os israelitas foram despertados para a vida devocional autêntica.
III. O Senhor ajuda aos que não murmuramEnquanto os israelitas estavam num grandioso culto a Deus os filisteus se organizaram e resolveram ataca-los imediatamente (v. 7). Mesmo temendo a investida dos inimigos, os servos de Deus não murmuraram. Pelo contrário, confiaram que o Senhor poderia livra-los (v. 8).
IV. O Senhor ajuda operando maravilhasI Sm 7:10 descreve a ação de Deus para derrotar os inimigos de Seu povo: mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou.  Para que os arrogantes filisteus fossem desbaratados bastou que o Senhor produzisse um tanto de trovões! Nosso Deus é grandioso e não economiza Seu poder em prol do Seu povo. 
Que neste ano o Senhor nos dê ainda maiores vitórias. Ele é a nossa Pedra de Ajuda!



Paulo Rogério Petrizi                 
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário