MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

saúde - Você sabe o que é 'higiene do sono'?

Saúde

Você sabe o que é 'higiene do sono'?


Os segredos do sono
É do latim a expressão ciclo circadiano (circa + diem = cerca de um dia), que significa - em conceito informal - o mesmo que relógio biológico. Na verdade, o ciclo circadiano de uma pessoa é uma espécie de ritmo regulador do corpo, o que inclui várias influências sobre o indivíduo. Mas seu aspecto mais conhecido é o que se refere ao estado de vigília e sono, no ciclo das convencionais 24 horas diárias que movem a rotina das populações do mundo.
Provém do ritmo biológico - ditado pela própria natureza individual - a classificação que se costuma fazer entre pessoas matutinas ou vespertinas (ou noturnas). É possível considerar que talvez residam aí os segredos do estado de sono ou vigília de uma pessoa, a partir de seus instintos naturais para apreciar melhor o dia ou a noite.
Você é matutino ou vespertino?
Ele é decididamente matutino. Sem despertador, acorda - todos os dias - às cinco da matina. Desde o raiar do sol - do espaço entre o seu despertar e as onze da manhã - ele consegue realizar um ciclo extenso de atividades rotineiras, como:
"Acordo ao amanhecer, por volta das 5 horas. Tomo uma ducha fria, faço o café do meu filho (ovos mexidos, salada de frutas, panqueca de tapioca, suco de frutas), acordo o meu filho às 6 horas, preparo o meu café, levo o garoto para a escola. Já com a prancha no carro, vou vendo o mar... Na volta, pego umas ondas, vou à academia, depois ao mercado e, às vezes, ao banco. Depois, volto pra casa, preparo meu almoço e vou trabalhar".
Este é o depoimento do ator Kadu Moliterno sobre a sua rotina matinal. Sem dúvida, ele pertence ao grupo dos matutinos, aqueles indivíduos que acordam cedo e, pela própria ordem biológica, se sentem animados com a alvorada. "Sempre gostei do nascer do sol, desde pequeno. Meu pai acordava pra dar aulas de tênis antes de clarear o dia, e eu ia pra escola; depois das aulas, eu fazia natação, ginástica olímpica, futebol (...) Desde sempre, vivencio diariamente a minha rotina de esportes: além do surf, gosto de jogar tênis, nadar no mar, jogar futvôlei, futebol de campo e de areia".
Já o compositor e instrumentista Eduardo Camenietzki - que também atua como músico da UFRJ há 23 anos - exerce, todos os dias, a rotina típica do vespertino: "Em geral, meu horário de sono se dá entre 4 da madrugada e 11 da manhã. É como me sinto bem. Por isso, no meu trabalho sempre procuro adaptar as agendas a esse horário cotidiano. Quando tenho que fazer algum curso pela manhã, peço que este nunca comece antes das 10h30min, porque entre 6h30min e 8h muito dificilmente consigo estar acordado", relata Camenietzki.
E o músico notívago está certo; especialistas afirmam que deve ser respeitado o ritmo de uma pessoa, o que gera satisfação natural e ampla produtividade no cumprimento de suas funções rotineiras.
Eduardo Camenietzki pertence, claramente, ao clube dos verpertinos ou noturnos - aqueles indivíduos cujo biociclo é acionado na medida da aproximação do pôr do sol (por isso, a denominação de vespertinos).
Os vespertinos - ou noturnos - se mantêm ultraligados noite adentro. São as chamadas "corujas genéticas", pessoas capazes de trocar o dia pela noite, como é comum a escritores, por exemplo, muitos dos quais trabalham a noite inteira, em vigília produtiva permanente.

Como identificar os diferentes grupos
A avaliação desses "portadores de diferentes relógios biológicos" é feita por um questionário que data de 1976, elaborado pelos pesquisadores alemães J. A. Home e O. Otsberg. Os resultados podem demonstrar variações também, já que em cada esfera podem se apresentar exemplos de indivíduos extremos ou moderados, entre os quais aqueles que resistem a longas horas sem dormir.
Também é importante destacar que existem, além dos vespertinos e matutinos, os intermediários - daquela classe de pessoas que se adaptam aos dois tipos de horário: o da noite e o do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário