MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA UMA ENGRENAGEM DE DIREITOS E DEVERES

FAMÍLIA

FAMÍLIA
UMA ENGRENAGEM DE DIREITOS E DEVERES

            Já sabemos que os homens, para viver unidos e em boa paz, tiveram de renunciar ao uso da liberdade sem limite e ao impulso de levar em conta apenas as próprias necessidades.
            O entendimento de que isso era indispensável, criou na sociedade humana um mecanismo de intercambio ou de reciprocidade. É como se fosse uma engrenagem de vaivém: dá lá toma cá e vice-versa. A cada direito corresponde um dever.
            Vejamos os exemplos. O pai tem o direito de exigir que os filhos cumpram o que ele entende necessário para o bem da família. Mas, ao mesmo tempo, tem o dever de esforçar-se para garantir o sustento dos familiares. O chefe de uma empresa tem o direito de vigilar e controlar a atividade dos empregados. Mas, tem o dever de fornecer aos empregados instruções certas e exequíveis. O operário tem o direito de receber pontualmente o seu salário. Mas tem o dever de realizar a tarefa que lhe foi encomendada. O passageiro tem o direito de viajar no trem, bi ônibus  ou em qualquer outro meio de transporte, desde que cumpra o seu dever de pagar a passagem.
            Esta engrenagem de direitos e deveres mútuos existe na família, na atividade profissional, no comercio, na industria, na agricultura, na escola, no Município  no Estado, na Nação e nas relações entre todos os povos do mundo. Toda a vida social, enfim, é regida por esse mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário