MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA - A FELICIDADE NA FAMÍLIA

FAMÍLIA

FELICIDADE NA FAMÍLIA

As famílias podem realmente ser felizes? Como isso é possível?

O prazer E A FELICIADE na família

       Conhece famílias unidas e felizes como as que veem nas novelas, revistas, etc.? Em todos os lugares há famílias se desintegrando, lares sendo desfeitos. O divórcio, a instabilidade no emprego, os dilemas de pais ou mães sem cônjuges, frustrações, a intolerância – tudo isso tem contribuído para a crise. Um especialista em vida familiar lamentou: “Atualmente, as predições da extinção da família são conhecidas de todos.” Poe que são as famílias hoje bombardeadas por esses problemas graves? Como podemos sentir prazer e felicidade na vida familiar?

A origem da família

       Muitos acreditam que o casamento e a família não tiveram um criador. Alguns estudiosos inclinam - se a remontar a origem do casamento ao acasalamento de animais inferiores ao homem. Todavia JESUS CRISTO falou sobre a criação do homem e da mulher. Citou como autoridade o antigo registro bíblico e disse: “O que DEUS uniu, não o separe o homem.” Mateus 19:4-6.
       Logo, JESUS CRISTO está certo. Um DEUS inteligente criou os primeiros humanos e providenciou que sua vida familiar fosse feliz. DEUS uniu o primeiro casal em casamento e disse que o homem “tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne”. (Gênesis 2:22-24). Nesse caso, poderiam os problemas e obstáculos familiares de hoje ter como causa estilos de vida que violam padrões estabelecidos pelo CRIADOR em sua PALAVRA, a BÍBLIA?

A vereda do êxito

       Como todos já sabem o mundo de hoje promove o egoísmo e a autorrealização. “A ganância é saudável”, disse um financista a formandos universitários nos Estados Unidos. “A pessoa pode ser gananciosa e ainda sentir-se bem consigo mesma.” Mas empenhar-se por bens materiais não conduz ao sucesso. De fato, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, porque se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas tempo e dinheiro. Em contraste, observe como apenas dois provérbios bíblicos nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.
       “É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio.”
       “É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” (Provérbios 15:17;17:01).
       Significativos, não? Reflita em quão diferente o mundo seria se todas as famílias se apegassem a essas prioridades!! A BÍBLIA também dá valiosas orientações sobre como os membros da família devem tratar-se.
       Maridos: ’Amem a esposa como ao seu próprio corpo. ’ Efésios 5:28-30.
       Simples, porém muito prático. A BÍBLIA também ordena o marido atribuir honra à esposa. (I Pedro 3:7) Ele faz isso lhe dando atenção especial, que inclui ternura, compreensão e reafirmação do seu amor. Ele também dá valor às opiniões dela e a ouve. (Gênesis 21:12 – porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço, e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz,ouve a sua voz ...). Não concorda  que qualquer família se favorece quando o marido trata a esposa com solicitude, como ele próprio gostaria de ser tratado? Mateus 07:12.
       Esposas: ’Tenham profundo respeito pelo marido. ’ Efésios 5:33.
       A esposa contribui para a felicidade da família ajudando o marido a cumprir suas responsabilidades. Isso era o que se tencionava, visto que DEUS providenciou para o homem uma esposa para ser “ajudadora como complemento dele”. (Gênesis 2:18) . Reconhece a benção para a vida em família quando a esposa mostra respeito ao marido, apoiando suas decisões e cooperando com ele para que alcancem objetivos familiares.
       Cônjuges: “Os maridos e as mulheres sejam fiéis uns aos outros.” Hebreus 13:04.
       Quando o são, a vida familiar certamente é beneficiada. O adultério não raro devasta a família. (Provérbios 6:27,32). Sabiamente, portanto a BÍBLIA incentiva: “Alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você se casou... Poe que dar o seu amor a (outra) mulher?” Provérbios 5:18-20
       Pais: ’Eduquem os filhos segundo o caminho que é para eles’. – Provérbios 22:6 , Instrui o menino no caminho em deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele.
       Quando os pais dedicam tempo e atenção aos filhos, a vida familiar com certeza melhora. Assim, a BÍBLIA incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos – quando estiverem sentados em casa, andando pela estrada, deitados e ao se levantarem – (Deuteronômio 11:19). A BÍBLIA também diz que os pais devem mostrar que amam os filhos, disciplinando-os – Pais, não irritem seus filhos; antes criem nos segundo a instrução e o conselho do SENHOR.
       Filhos: ‘Filhos, sejam obedientes aos pais em união com o SENHOR. ’ Efésios 6:01.
       É verdade que neste mundo indisciplinado nem sempre é fácil obedecer aos pais. Mas não concorda que é sábio fazer o que o CRIADOR da família nos ordena? Ele sabe o que é melhor para tornar a vida familiar mais feliz. Logo, esforce-se para obedecer aos pais. Esteja decidido a evitar as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau. Provérbios 1:10-19.
       À medida que cada membro da família aplica os conselhos da BÍBLIA, a vida em família se beneficia. Além de sentir mais prazer e felicidade na vida agora, a família tem a perspectiva dum futuro melhor e os obstáculos cotidianos não poderão destruí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário