MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VIRTUDES FUNDAMENTAIS

VIRTUDES
                   O RESPEITO À VERDADE

            A pessoa deve distinguir-se por ser fiel à verdade. Não pratica essa virtude, quem mente para ocultar uma falta, quem inventa coisas para prejudicar o próximo (ação que constitui crime de calúnia), quem finge ser o que não é ( o impostor é um hipócrita e como tal é inimigo de si mesmo e de toda a sociedade), quem engana asi mesmo, recusando-se a reconhecer os próprios defeitos ( todos temos defeitos; a virtude consiste em reconhecê-los - diretamente ou através do aviso de parentes e de mestres - e corrigi-los).
               É preciso lembrar que a verdade é a parte essencial do caráter do homem e que uma simples mentira dá origem a outra ou outras mentiras.
               Reparem no exemplo: Para justificar o atraso, o aluno impontual inventa que houve um acidente de tráfego. Inquirido quanto ao local, mentirá novamente, citando determinado ponto da cidade ou do caminho; perguntado sobre a hora, o número de vítimas, os socorros prestados, continuará inventando detalhes mentirosos e acabará enredando-se na trama de falsidades que ele mesmo criou.
               Cumpre ainda não esquecer que ninguém  depositará confiança na palavra de honra dada por uma pessoa que não sabe respeitar a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário