MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CONSCIÊNCIA

CONSCIÊNCIA

CONSCIÊNCIA


Existe, em cada um de nós, uma voz interior que nos alerta sobre o que devemos fazer. Quando agimos mal, essa voz interior nos repreende e nos culpa; porém, se praticamos o bem, ela nos aprova e nos torna felizes.

A essa voz interior, que orienta os atos humanos, chamamos de consciência. É a faculdade que temos de distinguir o bem do mal.


Ato humano é uma ação livre, consciente e responsável.


Se DEUS é o criador da natureza e do homem, então podemos concluir que a consciência é a voz de DEUS em nós.


Devemos ter o máximo cuidado para ouvir e obedecer a essa voz interior, em todos os dias de nossa vida, e evitar tudo aquilo que possa deformá-la. As pessoas que deformam ou perdem a consciência moral se tornam anti-sociais e perigosas por não possuírem mais aquela norma interior que aponta o certo e o errado. Vocês já imaginaram o que pode fazer um indivíduo sem consciência? Para ele tudo é permitido: matar, roubar, desrespeitar os outros... Não existe mais aquela lei interior que controla os seus atos. E como se chega a esse estado de coisas? Gradativamente, relaxando aos poucos... Deixando que os maus hábitos nos dominem... Assim, um dia não se tem mais noção do certo e do errado. Não se sente remorso de ter praticado o mal.


Procurar formar uma consciência reta e ser fiel à própria consciência é o grande segredo da paz interior e da felicidade. Por isso devemos procurar aperfeiçoar a nossa consciência, sobretudo através de uma educação bem orientada, através de boas leituras e do convívio com pessoas bem formadas.






“Não há maior recompensa do que consciência de ter feito o bem”. (Vital Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário