MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

VIRTUDES FUNDAMENTAIS: A POLIDEZ

VIRTUDES
                 VIRTUDES FUNDAMENTAIS
                                                           A   POLIDEZ
           
                         Todos reconhecem que as pessoas com as quais convivemos não são pessoas sem defeitos. Nós mesmos temos muitos defeitos.
                          Então, imagina-se o que aconteceria na sociedade, se cada um agisse de acordo com os seus impulsos, sem preocupar-se de saber se molesta o próximo.  A visa em comum seria insuportável.
                          Para evitar essa situação impossível, cada qual deve controlar-se e agir com POLIDEZ, isto é, com boas maneiras, sem aspereza e procurando ser tolerante com os defeitos dos outros.
                          A verdadeira polidez é uma forma de BONDADE. Seremos polidos na medida em que nos incomodarmos um pouco para pensar nos outros, evitando um incomodo maior.
                          A fórmula mais simples desta VIRTUDE consiste na saudação, no agradecimento ao menor serviço recebido e no pedido de escusa quando, sem o querer, importunamos  ou desrespeitamos o próximo.
                         As REGRAS de polidez ou de BOAS MANEIRAS a serem seguidas em público ou mesmo quando ninguém está presente, constam-se por dezenas e constituem objeto de muitos livros cuja leitura se faz aconselhável.  Tais regras ditam atos que podem ser praticados e atos que devem ser evitados. A mais importante dessas regras determina que "não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que nos seja feito".


PENSAMENTOS:

                  "A VIRTUDE não mora na língua, mora no Coração". ( Thomas Fuller.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário