MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sábado, 1 de dezembro de 2012

FAMÍLIA

FAMÍLIA

A DISCIPLINA NA FAMÍLIA
REGULAMENTO NÃO ESCRITO

            A FAMÍLIA é uma pequena sociedade humana. E é no seu meio que nos habituamos às primeiras renúncias de nossa liberdade sem limite e às primeiras obrigações da convivência com outras pessoas.
            Isto quer dizer que numa família ´além do amor e do espírito de sacrifício - há um complemento que não pode faltar; a disciplina. sem disciplina teríamos a desordem.
             Imagine-se o que aconteceria numa família, suponhamos de dez pessoas, se cada qual pretendesse almoçar em determinada hora  ou levantar-se quando bem entendesse.Em dez   horas diversas haveria um almoço para preparar, em dez horas diferentes, uma cama para arrumar. A desordem seria permanente.  Numa família disciplinada, porém, tudo se faz com regularidade. As horas de alimentação, de trabalho, de diversão e de repouso são obedecidos por todos.
             O mesmo sucede com os recursos para atender às necessidades . se tais recursos estivessem à disposição de todos e cada qual viesse a usá-los como achasse melhor, em breve não haveria com que pagar as despesas. numa família disciplinada é o chefe quem determina se esta ou aquela compra pode ser feita agora ou mais tarde ou se não pode ser feita em tempo algum.
              A DISCIPLINA familiar é uma espécie de regulamento não escrito e ao qual todos obedecem. As principais normas desse regulamento dão a entender a todo o mundo:
              - Que alguém da família deve exercer as funções de chefe ou de comendo;
              - Que todos os demais membros devem aceitar a missão de ser chefiados;
              - Que todos devem renunciar a uma parte da própria liberdade, em benefício da boa ordem no lar;
              - Que cada um deve emudecer o seu egoismo, em proveito do bem-estar e da tranquilidade de todo o grupo da família.
              A tarefa de chefiar cabe sempre aos pais. Disto resulta uma obrigação a que ninguém deve fugir: Sempre respeitar os conselhos e as ordens dos pais. Na falta destes, o cargo de chefe da família é exercido pelo parente de melhor preparo ( mãe, avô, tio) ou pelo tutor nomeado por lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário