MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 6 de julho de 2018

FAMÍLIA/LEITURA - FAMÍLIA


LEITURA

FAMÍLIA

A - FAMILIA
A . – O PRIMEIRO NÚCLEO DA SOCIEDADE HUMANA
     
    A Família e a célula de uma grande corpo. Tem vida própria e constitui o primeiro núcleo social.
          O que é uma célula ? É um organismo tão miúdo que para vê-lo temos de usar o microscópio . A célula é o principal elemento de qualquer forma da vida animal ou vegetal. Quer o corpo humano ,quer o tronco de uma grande árvore, são formados por muitas células. Observem, porem, este fato importante - enquanto o corpo humano ou o tronco de uma árvore não podem ter vida sem as células, uma célula pode viver ainda que esteja isolada.
           Na sociedade humana, a família desempenha um papel que se parece ao da célula.
           E que nenhuma organização formada por homens ( Estados, associações, governos, escolas,etc ...) pode existir se não estiver apoiada na família . A historia da humanidade – desde que o mundo começou, até os nossos dias – nada mais é de que a historia das inúmeras famílias, cada qual ocupada em conseguir modos para viver e progredir.
           Daí o se dizer que a família é p elemento base da sociedade humana. Sem o alicerce, que é a família – a qual foi o primeiro núcleo a se formar – não existiria a sociedade humana.

B. – A FAMÍLIA NA HISTÓRIA

                   
  A origem da família perdeu-se na noite dos tempos. O que sabemos é que ela surgiu tão logo os primeiros homens começaram a povoar o mundo.
                      A Bíblia conta que Deus, após haver criado Adão e de lhe haver soprado o fôlego de vida, deu-lhe uma companheira,Eva. E deste casal constitui-se no mundo a primeira família.
                      Entre os egípcios do período mais antigo e entre outros povos dessa época distante, a família era chefiada pela mulher. Havia entre eles o sistema familiar que tem o nome de MATRIARCADO. (No meio de nossas tribos indígenas da fase do descobrimento, e mesmo depois, esse sistema prevalecia, pois as relações de parentesco valiam apenas pelo lado materno).
                    Com o passar dos tempos e com a mudança dos costumes, a chefia da família foi assumida pelo homem, dando origem ao sistema de PATRIARCADO.
                   Na velha Grécia e na velha Roma, o pai tinha autoridade absoluta sobre a família . Por arbítrio do pai – pater famílias - a esposa podia ser repudiada e os filhos podiam ser mortos ou vendidos como escravos.
                  Com o aparecimento do cristianismo, houve mudança importante no quadro da família. A esposa passou a ser respeitada como companheira de todas as horas, condenando-se o divórcio. E os filhos foram reconhecidos como pessoas a quem cabem direitos e deveres.


C. - IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

         A família é a base da sociedade. A sociedade está formada por diversas famílias. Sem família não existiria sociedade.
         A família é constituída pelos pais ou responsáveis e pelos filhos. Os membros da família estão ligados entre si não só pelo sangue ou parentesco, mas também pelo amor, pelo auxílio mútuo, pela compreensão.
         É na família que o ser humano começa a se desenvolver e se preparar para a vida em sociedade. Porque a família é um pequeno grupo social onde vamos aprendendo a amar e ser amados, a respeitar e ser respeitado, a cooperar, ater espírito de sacrifício necessário para enfrentar os problemas da vida.
        Na família somos levados à solidariedade, ao senso de equipe, á generosidade, à doação de nós mesmos.

PARA REFLETIR e COMENTAR:
        - O QUE É FAMÍLIA PARA VOCÊ?
        - QUAL É A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA VOCÊ?


MAGAZINE SHOPBLUES



                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário