MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 8 de abril de 2013

VIRTUDES - SOMOS DEPENDENTES


VIRTUDES

SOMOS DEPENDENTES

O homem sendo um animal sociável não sobrevive isoladamente. Precisa de um grupo social em que se apoie para satisfazer suas necessidades básicas.
Para que se mantenha a harmonia e a ordem dentro da sociedade em que se vice é preciso que dê grande importância aos valores éticos ou morais, como: a honra, a bondade, o respeito, o amor, a justiça, o obediência, etc.
Que importância você dá a esses valores?
(   )  grande  (   ) pouca (  ) mínima
Quanto mais importância você der a esses valores e procurar vivê-los na prática, mais valor e personalidade você adquire.
Deve existir em sua vida uma hierarquia ( uma ordem) de valores.
Alguns valores devem vir antes e outros depois. Distribua os valores abaixo conforme a importância; coloque o mais importante no topo da escada e os  menos, nos degraus inferiores.
·        Amor ao bem-estar físico (valor útil).
·        Amor a DEUS, prática da religião (valor religioso).
·        Respeito ao próximo (valor ético).
Muitas vezes não é fácil perceber qual é a gradação, a ordem exata na escala, porque alguns valores dependem muito de nosso ponto de vista. Por exemplo, eu posso colocar em primeiro lugar em minha vida, a ciência, a matemática, porém meu vizinho pode achar mais importante dedicar-se ao comércio. No entanto, em certos casos, ninguém terá dúvida em apontar que um valor é superior a outro. Por exemplo: Prefiro arrebatar meu carro contra um muro do que apanhar um pedestre distraído, isto poque o bem vital supera de muito o bem material útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário