MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 8 de abril de 2013

VIRTUDES - OS VALORES


VIRTUDES
OS VALORES
        Tudo neste mundo tem seu valor. Por mínima que seja uma coisa, costumamos atribuir-lhe certa importância. Entretanto cada coisa não vale apenas pelo dinheiro que custa. Seu valor depende de sua utilidade e também do que representa para nossa vida. Uma bola, por exemplo, serve para jogar, para exercitar o corpo. Já um livro nos instrui e desenvolve a nossa inteligência.
        Existem, portanto, valores materiais, como os alimentos, vestuário, o transporte, o dinheiro. E os valores espirituais, como a verdade, a beleza, o amor, a alegria, a fé e as virtudes como a justiça, a bondade, a honestidade, a prudência, etc.
        Muitas pessoas só se interessam pelos bens materiais. Vivem correndo atrás de coisas, ajuntando bens, mas há outras que zelam pelos valores morais e espirituais e lutam por ideais mais elevados: adquirem cultura e instruem –se diariamente por meio de leituras, conversas; frequentam cinemas, teatros, escutam rádio, assistem a programas de televisão, estão a par do que acontece no mundo no campo da ciência, política, esportes, etc. São solidárias com o próximo na alegria e na tristeza e procuram ajudá-lo na medida do possível.
        As pessoas que agem assim se engrandecem, se valorizam. É importante que cada um procure descobrir nos outros o que há de positivo,  realçando sempre os valores.
        Mas o que são valores?
        Valores são qualidades que apreciamos nas coisas ou nas pessoas. Tudo aquilo que contribui para nossa felicidade, saúde, cultura, educação, progresso, é um valor.
        Há valores objetivos e valores subjetivos.
        O valor objetivo é o valor da coisa em si, o seu valor real. Assim, um lápis, uma fruta, um automóvel tem, cada um, valor real.
        Diante do mesmo quadro de arte, as pessoas podem atribuir valores diferentes. Uma poderá achar excelente o quadro, ao passo que outra achará uma inutilidade.
        O valor que cada um acha, supõe, atribui a um objeto, chama-se valor subjetivo.
        Não se deve inverter os valores.
        A sociedade reconhece valores maiores e valores menores.
        Devemos, na visa, colocar cada coisa no seu devido lugar. As mais importantes antes e as que tiveram menos valor, depois. Assim, as obrigações vem antes do lazer. A saúde física e mental merece mais cuidados que os bens materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário