EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO
TEMPO
A EDUCAÇÃO, através dos tempos, sofreu
muitas modificações. Várias tribos ou povos tinham sua maneira de educar os
jovens. Às vezes, utilizavam métodos que nos causam estranheza hoje.
Algumas tribos amedrontavam as crianças
com castigos físicos terríveis ou mesmo cenas de terror para introduzi-las no
mundo de mistérios, crenças e costumes próprios da tribo.
Na CHINA ANTIGA, os políticos gozavam
de grande prestígio. Assim, a maioria dos chineses sonhava ser funcionários
públicos e, para tanto, procuravam estudar e educar-se para a vida política.
Na GRÉCIA ANTIGA, na cidade de ESPARTA,
a educação era muito rígida. Dava-se exagerada importância às práticas físicas
e militares, para tornar o jovem apto a defender o Estado. Ao nascerem, as
crianças eram examinadas; se fossem fracas ou portadores de defeitos físicos,
eram eliminadas nos desfiladeiros. Aos sete anos, já eram iniciadas nos
treinamentos militares. A disciplina era bastante severa e os jovens educados
nos campos, onde aprendiam a suportar os rigores de uma vida sem nenhum
conforto. Deviam dizer a verdade a qualquer custo, respeitar os mais velhos,
não ter medo e prestar total obediência às autoridades. Para que não
criticassem o governo, eram orientados a fugir de discussões, debates e trocas
de idéias e deviam falar muito pouco. O casamento era obrigatório. A mulher
também estava a serviço da pátria e quando solteira praticava exercícios que a
tornavam forte e saudável.
Esse tipo de educação levou Esparta a um grande atraso no campo das
letras e das artes. Foi uma sociedade que não evoluiu.
Em ATENAS, na Grécia antiga, dava-se importância à
educação para as letras, as ciências e as artes. Os meninos (apenas os
meninos), já aos sete anos começavam a frequentar as escolas, acompanhados por
um “pedagogo”, que quer dizer”concutor de crianças”. Após o serviço militar,
que ia dos dezoito aos vinte anos , os jovens eram considerados cidadãos. O pai
exercia grande autoridade na família. As esposas eram inteiramente subordinadas
aos maridos, como escravas: pouca instrução recebiam, viviam nos afazeres
domésticos e raramente saíam de casa.
Os atenienses, devido à importância que
deram às ciências e as artes, deixaram para a humanidade uma grande quantidade
de obras importantes.
Na IDADE MÉDIA, a instrução era dada nos
mosteiros pelos religiosos. Fora os mosteiros, os nobres colocavam seus filhos
numa instituição militar e religiosa – a cavalaria. O cavaleiro jurava defender
a igreja, os fracos, os órfãos, dizer sempre a verdade, cumprir a palavra dada,
ser cortês com as mulheres e leal na guerra.
Surgiram, em meados do século XII, as
primeiras universidades, no sul da Itália. Universidade queria dizer
diversos conhecimentos, vários ramos do saber.
O alemão JOÃO GUTENBERG, em meados do século XV, inventou a imprensa,
favorecendo, assim, a multiplicação dos livros, para que mais pessoas pudessem
ler e se instruir. Até então, os livros eram copiados a mão, principalmente
pelos monges.
BRUNA RENATA CANTELE
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