MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SOCIEDADE - CLASSES SOCIAIS e a VIDA SOCIAL

VIRTUDE


SOCIEDADE - CLASSES SOCIAIS


         A sociedade é formada de camadas distintas, a que chamamos classes sociais. Essas classes se diferenciam pelo nível cultural e, sobretudo, pelo nível econômico
         As classes sociais no Brasil se apresentam divididas em três, segundo critérios  econômicos.
          Assim, a classe alta é constituída por indivíduos donos de grandes propriedades, industrias e capitais. Apenas uma minoria dos brasileiros pertencem à classe alta.
         A classe média é composta de pessoas donas de pequenas indústrias e propriedades, ou assalariados bem pagos que possuem seus próprios bens de consumo, sua casa, seu carro.  Essa classe tem tendencia a aumentar, devido aos esforços das autoridades  para oferecer melhores condições culturais  e econômicas à população.
         A classe baixa é formada por pessoas de pouca renda, tanto na zona rural como na urbana. Nesta faixa está a maior parte de nossa população.

A VIDA SOCIAL

         Ninguém é uma ilha. Ninguém vive só. Precisamos uns dos outros e nosso comportamento influencia o de nossos semelhantes, assim  como o comportamento deles influencia o nosso.
         Ao se relacionarem, as pessoas não se encaram como objetos, mas como seres humanos dotados de inteligência, de sentimentos, de ideais e, sobretudo, como seres que precisam uns dos outros.
         A vida social leva os indivíduos à cooperação ou à competição.
         A cooperação acontece quando os indivíduos para tarefas e ideais do mesmo interesse. A Cooperação leva à  formação de equipes, tão utilizadas nos tempos modernos.
         Quando a competição se torna muito forte, gera hostilidades e luta entre os competidores. Uns procuraram eliminar outros da competição – é o que se chama de conflito social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário