MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 22 de junho de 2018

SAÚDE - LEITURA - ASMA: CUIDADOS COM O FRIO


LEITURA

ASMA: CUIDADOS COM O FRIO

Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio

O inverno requer alguns cuidados especiais que devem ser adotados por quem tem asma, uma das principais doenças respiratórias. Quem não se cuidar, pode sofrer com as crises asmáticas durante a estação mais fria do ano. Em geral, o paciente pode sentir piora da falta de ar, obstrução nasal constante, chiado no peito e tosse seca, que se torna mais intensa e freqüente.

                  Contato com poluição facilita crises asmáticas
O aumento do número de crises e a piora dos sintomas são consequências do clima. “É nessa época que os pacientes podem apresentar piora dos sintomas e crises de broncoespasmo, devido às condições climáticas, como o ar seco e a maior incidência de infecções respiratórias”, afirma o pneumologista Luis Renato Alves.

Algumas dicas, no entanto, podem ajudar a evitar os sintomas. “Para evitar as crises, o paciente deve estar com a doença bem controlada, usando as medicações de maneira regular e evitando contato com fatores desencadeantes, como poeiras e poluição ambiental”, recomenda o profissional. Outra atitude fundamental é ficar longe da fumaça do cigarro.

                            Cuidados dentro de casa contra a asma
Os cuidados também devem ser tomados dentro de casa. Com as temperaturas mais frias, o os cômodos do lar tendem a permanecer com portas e janelas fechadas por mais tempo, podendo acumular ácaros, poeira e mofo. O ideal é deixar tudo limpo e arejado, especialmente tapetes, carpetes, cortinas, bichos de pelúcia e até roupa de cama.

Casacos que ficaram guardados no armário durante todo o ano devem ser lavados por precaução. Além disso, utilize umidificadores de ar ou panos úmidos para driblar o ar seco. Lavar o nariz com frequência também ajuda, especialmente nas crianças. Lavar as mãos sempre, beber bastante água e reforçar a alimentação com frutas ricas em vitamina C, como laranja e limão, também são medidas eficientes.
Dr. Luis Renato Alves é pneumologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 122744.
Foto: Shutterstock
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite
https://saudesauda.blogspot.com/2018/06/saudesauda-leitura-asma-cuidados-com-o.html

MAGAZINE SHOPBLUES
                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário