MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ECOLOGIA - SUSTENTABILIDADE

ECOLOGIA
   SEMANA DO MEIO AMBIENTE



SUSTENTABILIDADE

Estantes de Madeira de Reflorestamento
Um novo artifício sustentável de decoração e organização
Cada vez mais o tema sustentabilidade tem sido discutido por órgãos públicos, empresas e a sociedade em geral. A rapidez com que os recursos naturais estão se esgotando é assustadora e, por isso, todos nós devemos fazer a nossa parte. A boa notícia é que você pode contribuir para reduzir o desmatamento das florestas nativas decorando e organizando a sua casa com estantes de madeira de reflorestamento. Primeiro, é preciso saber onde você vai alocar a sua estante. Ela pode ser integrada em qualquer ambiente da casa, mas o ideal, é que ela seja funcional, decorativa e moderna. Existem diversos tipos, tamanhos e cores de estantes. As decorativas e utilitárias, por exemplo, são ótimas opções para qualquer ambiente da casa.

As estantes utilitárias são indicadas para a cozinha, lavanderia e área de serviço. Já as decorativas são indicadas para ambientes como a sala, quarto e onde sua criatividade permitir. Estas estantes contribuem na decoração e mesclam sofisticação e funcionalidade.
A escolha do modelo depende muito da estrutura e da decoração pré-existentes na sua casa, mas um dos pontos a serem considerados, diz respeito à resistência e durabilidade do material. Além disso, é importante pensar no compromisso com a preservação do meio ambiente e as estantes feitas de madeira de reflorestamento são um passo a favor da natureza.
Use a sua criatividade e organize e decore a sua casa de uma forma elegante e funcional!

Certificação AQUA

A certificação garante economia de água e energia, disposição de resíduos e contribui para o desenvolvimento socioeconômico.

A palavra AQUA significa Alta Qualidade Ambiental. Essa certificação foi elaborada com o intuito de oferecer às empresas brasileiras um referencial técnico para construções sustentáveis, adaptado à nossa realidade.
Concedida pela Fundação Vanzolini, uma instituição independente e sem fins lucrativos, a certificação segue o padrão baseado no modelo francês Dérmarche HQE® de sustentabilidade em construções, que é bastante avançado se comparado aos demais modelos vigentes em outros países e regiões do globo.
Os impactos ambientais gerados durante as fases de planejamento e construção de edifícios, ou mesmo durante a sua operação, são cada vez maiores. Já existem vários selos internacionais para controlar recursos, resíduos e os níveis de emissão de carbono gerados pelas edificações, assim como a saúde e o conforto das pessoas envolvidas
A ideia é fazer, por meio de inspeções e documentos, uma avaliação do grau de sustentabilidade dos edifícios, baseada em critérios específicos, que tentem envolver cada um dos aspectos essenciais da construção. São eles:
Eco-construção
-
relação do edifício com o seu entorno
- escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos
- canteiro de obras com baixo impacto ambiental

Gestão
- da energia e da água utilizadas
- do descarte ou reaproveitamento de resíduos, da construção ou da operação do edifício
- manutenção: permanência do desempenho ambiental após a primeira certificação


Conforto
- higrotérmico (conforto, saúde e ambiente)
- acústico
- visual
- olfativo

Saúde
-
qualidade sanitária dos ambientes
- qualidade do ar e da água
A primeira loja da rede Leroy Merlin a receber o certificado AQUA foi Niterói/RJ, há cinco anos, tornando-se o primeiro estabelecimento do varejo brasileiro a conseguir tal status. Hoje, outras lojas também conquistaram a certificação, fazendo com que a marca Leroy Merlin Brasil seja sinônimo de engajamento e preocupação com o meio ambiente. E, além disso, mantém a liderança nas certificações AQUA no varejo.
Benefícios das lojas garantidos por esta Certificação
· Qualidade de vida do usuário
· 
Economia de água: por meio de coletores e captadores de água da chuva, reaproveitando-a para descargas, limpeza da loja e para regar o jardim, e instalação de torneiras temporizadas, válvula de descarga de duplo acionamento, mictórios a seco, entre outros.
· 
Economia de energia: arquitetura que favoreça o uso da luz natural e uso de energia solar através de painéis instalados no teto das lojas ou com um projeto de climatização eficiente.
· Disposição de resíduos e manutenção: por meio de coleta seletiva e correta destinação dos materiais.
· Contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região
Segundo Patrick Nossent, presidente da Certivéa (certificadora francesa da sustentabilidade de construções), "a certificação é uma assinatura verde para o mercado, que oferece credibilidade e é atraente para investidores e construtoras".
Não existe um limite de sustentabilidade para a construção. O certificado demonstra o desempenho do edifício e os esforços feitos para a redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias primas, e para o aumento da qualidade de vida das pessoas envolvidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário