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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VIRTUDES FUNDAMENTAIS

VIRTUDES
                   O RESPEITO À VERDADE

            A pessoa deve distinguir-se por ser fiel à verdade. Não pratica essa virtude, quem mente para ocultar uma falta, quem inventa coisas para prejudicar o próximo (ação que constitui crime de calúnia), quem finge ser o que não é ( o impostor é um hipócrita e como tal é inimigo de si mesmo e de toda a sociedade), quem engana asi mesmo, recusando-se a reconhecer os próprios defeitos ( todos temos defeitos; a virtude consiste em reconhecê-los - diretamente ou através do aviso de parentes e de mestres - e corrigi-los).
               É preciso lembrar que a verdade é a parte essencial do caráter do homem e que uma simples mentira dá origem a outra ou outras mentiras.
               Reparem no exemplo: Para justificar o atraso, o aluno impontual inventa que houve um acidente de tráfego. Inquirido quanto ao local, mentirá novamente, citando determinado ponto da cidade ou do caminho; perguntado sobre a hora, o número de vítimas, os socorros prestados, continuará inventando detalhes mentirosos e acabará enredando-se na trama de falsidades que ele mesmo criou.
               Cumpre ainda não esquecer que ninguém  depositará confiança na palavra de honra dada por uma pessoa que não sabe respeitar a verdade.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO / AVALIAÇÃO

EDUCAÇÃO
                               AVALIAÇÃO

               A  AVALIAÇÃO é um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem que oferece informações para o professor(a) e a equipe pedagógica analisarem os resultados de seu trabalho e para o discente analisar seu desempenho, propiciando o diagnóstico das dificuldades e, quando for o caso, o redirecionamento das estratégias, visando ao sucesso escolar. Por isso a ação avaliativa deve ser continua, não se limitando a períodos predefinidos.
              Decidir o que, como e quando avaliar não é tarefa fácil, porém ela não deve ser ignorada, quado se pretendem práticas pedagógicas eficientes.
              Um ponto que deve ser debatido, quando se concebem metamorfoses nas metas e nos métodos educativos, é a avaliação, em todos os seus aspectos - tanto a avaliação de desempenho dos alunos quanto a avaliação do processo de ensino. Frequentemente, a avaliação tem sido uma verificação de retenção de conhecimentos formais, compreendidos ou não, que não especifica a habilidade para seu uso. Uma avaliação estruturada no contexto educacional da escola, que se proponha a aferir e desenvolver competências relacionadas a conhecimentos significativos, é uma das mais complexas atividades do docente. Essa avaliação deve ter sentido formativo e ser parte permanente da interação entre professor e aluno.
               Quando o professor deseja que cada um dos seus alunos se desenvolva da melhor forma e saiba expressar suas competências, avaliar é mais do que aferir resultados finais ou definir  sucesso ou fracasso, porque traduz acompanhar o processo de aprendizagem e os avanços de cada aluno, percebendo dificuldades e buscando contorná-las ou superá-las continuamente. ( A avaliação existe não para se verificar o que o discente não sabe, exigindo-se detalhes. Deve-se cobrar, em cada conteúdo, o que realmente vai ser utilizado e necessário à assimilação de novos conteúdos.)  À medida que os conteúdos são desenvolvidos, o professor deve adaptar os procedimentos de avaliação do processo, acompanhando e valorizando todas as atividades dos discentes, como trabalhos individuais, os trabalhos coletivos, a participação espontânea ou mediada pelo professor, o espírito de cooperação, e mesmo a pontualidade e a assiduidade. As avaliações realizadas em provas, trabalhos ou por outros instrumentos, individuais ou em grupo, são essenciais para obter um balanço periódico do aprendizado dos discentes, e também têm o sentido de administrar sua progressão. Elas não substituem as outras modalidades contínuas de avaliação, mas as completam.
                 O objetivo da avaliação é buscar continuamente o sucesso do aluno na aprendizagem e o desenvolvimento de competências com as quais os discentes possam interpretar linguagens e se servir de conhecimentos adquiridos, para tomar decisões autônomas e relevantes. Não apenas quantificar e sim qualificar o processo final da aprendizagem.
                  O aluno é um ser dinâmico  e ativo, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Logo, a avaliação não deve se reduzir à atribuição de notas e conceitos, mas sim verificar em que  medida os alunos estão alcançando as metas propostas no processo ensino-aprendizagem, assumindo um sentido orientador e cooperativo que só se concretiza pela mediação do discente  - o facilitador e orientador da aprendizagem.
                   Ao longo do ano, aparecem muitas oportunidades de observação e avaliação. O professor deve pontuar, registrar e relatar procedimentos comuns, relevantes e diferentes, contribuindo para uma melhor avaliação do aluno e seus avanços.
                    A avaliação fornece dados essenciais para o replanejamento das ações do professor e do aperfeiçoamento do seu trabalho pedagógico, refletindo sua atitude na interação com a classe,bem como suas relações com o aluno. Portanto, pressupõe a relação entre professor, o aluno e o conhecimento.
                     Avaliar a aprendizagem dos alunos tem sentido amplo. A avaliação é feita de diversas formas, como já sabemos, sendo a mais comum a prova escrita. O professor competente no avaliar sabe que a prova escrita é um momento de estudo, não de um acerto de contas. O educador elabora bem as questões da prova, utiliza linguagem clara e precisa para o comando das questões, cria um ambiente favorável ao controle das emoções.
                     Há ainda a possibilidade de aplicação de provas elaboradas pelo próprio aluno ou de propor sua realização em grupos ou duplas. 
                     O processo de avaliação, integrado ao processo de aprendizagem, funciona como elemento motivador e não como um conjunto de provas e/ou trabalhos que apenas verifica se o aluno passou ou não. Informará não apenas ao aluno sobre seu desempenho, mas ao professor sobre sua prática em sala de aula. A avaliação deve ser um processo, não uma série de obstáculos - deve ser como uma engrenagem da máquina de um relógio que marca com exatidão e precisão o tempo e não como uma peça desajustada que simplesmente faz volume e desajusta o tempo.



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

VIRTUDES INDIVIDUAIS

VIRTUDES
                  VIRTUDES FUNDAMENTAIS
        Sabemos que virtude é a disposição de praticar atos corretos e de evitar os incorretos.
        O quadro de virtudes individuais aumenta à medida que aumentam as nossas responsabilidades, isto é, à medida que crescemos e que passamos a desempenhar papel que exige maior zelo  e dedicação.  Sabemos que, enquanto crianças, a nossa responsabilidade se limita a sermos bons filhos, bons estudantes, bons amigos e bons elementos da sociedade humana. Mais tarde essa responsabilidade crescerá, pois então seremos bons chefes de família, administradores competentes, profissionais eficientes e cidadãos responsáveis  críticos e trabalhadores do país e do mundo.
       Certas virtudes devem ser praticadas desde a infância, visto que formam o alicerce das qre teremos de praticar no futuro.  São denominadas  de VIRTUDES FUNDAMENTAIS e o seu rol compreende: o respeito à verdade, a coragem, o auto-controle, o amor à ordem e à polidez.

domingo, 9 de dezembro de 2012

TEOLOGIA

TEOLOGIA

Dia da Bíblia
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). 
            E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. 
            Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TEOLOGIA

TEOLOGIA
DESPERTANDO PARA A VIDA ATRAVÉS DA MORTE

       Uma mulher solteira, ficou a espera de um filho. Com todo sofrimento, abandonada pelo pai da criança entrou por acaso numa igreja Evangélica.
           O tempo foi passando e, cada vez mais ela se apegava a DEUS, pois percebia que o sofrimento ia diminuindo. Tornou-se uma serva fiel.
           Nove meses completos. Dá á luz uma linda criança, do sexo masculino, a qual dá o nome de Isaías.
           Isaías era forte, muito bonito e de saúde perfeita. Foi crescendo, mas não queria seguir o conselho da mãe, não queria saber de JESUS.
           Aquela mãe chorava de alegria por ver que DEUS havia concedido a felicidade que desejava para ambos, mas chorava e também orava muito para que DEUS tocasse naquele coraçãozinho.
           O tempo foi passando e um dia no leito, sentindo o fim de sua jornada aqui na terra, chamou seu filho e disse: " Filho, dê-me sua mão. DEUS te abençoe. Vou fazer uma viagem, a última de minha vida, é uma viagem para a vida eterna. Vou feliz, porque estou com CRISTO, mas, ao mesmo tempo triste, porque sei que você não segue o caminho que  segui até aqui, e não  poderá estar comigo, um dia, nos céus. Filho, vou te fazer um último pedido. Aceite a JESUS, siga-o, pois de agora em diante só a ELE você terá".
           Isaías, ao ouvir aquelas últimas palavras começou a chorar e disse:
           " JESUS, tem misericórdia de mim. O que farei agora sem a minha mãezinha?
           Ajoelhou-se ao lado saquele corpo quase gelado e pensou: "Mamãe, nunca me esquecerei do que a Senhora foi para mim, perdoe-me".
              Olhando para o canto do quarto, viu um caderno já meio amarelo, esquecido pelo tempo e abrindo-o, encontrou uma poesia que um dia lhe dera no dia das mães. Releu tudo e parou num trecho que dizia: Mamãe, oh mãezinha adorada... Quem tem sua mãe tem tudo e quem não tem mãe não tem nada.
             No dia seguinte sua mãe foi sepultada. Passados alguns dias, Isaías, num canto, triste, chorando a ausência da m~e, esperando alguém que lhe consolasse, ouviu uma voz, en seu coração que dizia:
              "Não chores, pois eu sou JESUS, o Cristo e quero te dar alegria perdida e muito mais ... quero te dar a salvação". Mateus 25:13. "Vigiai pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o FILHO do homem há vir". Marcos 16:16. "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer já está condenado."  João 14: 6 " Disse-lhe JESUS: Eu sou o CAMINHO, a verdade e a vida. Ninguém vai ao PAI, senão por mim".

sábado, 1 de dezembro de 2012

TEOLOGIA

TEOLOGIA
                       QUE FARÃO OS QUE FICAM?

           Os discípulos do SENHOR JESUS estiveram com ele durante o seu ministério terreno. Ouviram-no falar de amor, viram doentes serem curados, demonios foram expulsos. Foram ensinados e confortados poe ELE. ele não disse: "Depois que eu for, tudo será mais fácil ( Jo. 16:1-2).
           Haveria lutas, dificuldades das mais diversas, mas ELE queria que lembrassem do: "Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mat. 28:20).
           JESUS está prestes a deixá-los. (Mat. 27:31). ELE precisa continuar sua obra, ama os discípulos, mas precisa deixá-los, quem irá por ELE? "ELE tem que ir"! Mas o que farão os que ficam? Vão desanimar? Desacreditar daquilo que ouviram?
         Afinal de contas,  eles não ouviram que o ESPÍRITO SANTO estaria sobre eles? Sim ! E foi isso que os FORATLECEU, foi o ESPÍRITO SANTO que aperfeiçoou a obra que JESUS havia iniciado no coração daqueles homens (Atos 1:8,14; 2:4).
         Pedro prega, Tiago também, Saulo se converte e tanbém prega, mas eles não ficam para sempre. " Mas o que farão os que fican?"
        "Permanecei no seu amor." (Jo. 14:9)
        " Poerai-vos de modo que não deis escandalos nem aos judeus, nem aos gentios, nem à igreja de DEUS." ( I Cor. 10:32; 12:12-13; Ap. 3:10).


FAMÍLIA

FAMÍLIA

A DISCIPLINA NA FAMÍLIA
REGULAMENTO NÃO ESCRITO

            A FAMÍLIA é uma pequena sociedade humana. E é no seu meio que nos habituamos às primeiras renúncias de nossa liberdade sem limite e às primeiras obrigações da convivência com outras pessoas.
            Isto quer dizer que numa família ´além do amor e do espírito de sacrifício - há um complemento que não pode faltar; a disciplina. sem disciplina teríamos a desordem.
             Imagine-se o que aconteceria numa família, suponhamos de dez pessoas, se cada qual pretendesse almoçar em determinada hora  ou levantar-se quando bem entendesse.Em dez   horas diversas haveria um almoço para preparar, em dez horas diferentes, uma cama para arrumar. A desordem seria permanente.  Numa família disciplinada, porém, tudo se faz com regularidade. As horas de alimentação, de trabalho, de diversão e de repouso são obedecidos por todos.
             O mesmo sucede com os recursos para atender às necessidades . se tais recursos estivessem à disposição de todos e cada qual viesse a usá-los como achasse melhor, em breve não haveria com que pagar as despesas. numa família disciplinada é o chefe quem determina se esta ou aquela compra pode ser feita agora ou mais tarde ou se não pode ser feita em tempo algum.
              A DISCIPLINA familiar é uma espécie de regulamento não escrito e ao qual todos obedecem. As principais normas desse regulamento dão a entender a todo o mundo:
              - Que alguém da família deve exercer as funções de chefe ou de comendo;
              - Que todos os demais membros devem aceitar a missão de ser chefiados;
              - Que todos devem renunciar a uma parte da própria liberdade, em benefício da boa ordem no lar;
              - Que cada um deve emudecer o seu egoismo, em proveito do bem-estar e da tranquilidade de todo o grupo da família.
              A tarefa de chefiar cabe sempre aos pais. Disto resulta uma obrigação a que ninguém deve fugir: Sempre respeitar os conselhos e as ordens dos pais. Na falta destes, o cargo de chefe da família é exercido pelo parente de melhor preparo ( mãe, avô, tio) ou pelo tutor nomeado por lei.