MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

terça-feira, 8 de outubro de 2013

BELEZA - Cinco erros que detonam qualquer maquiagem

Moda
BELEZA
Cinco erros que detonam qualquer maquiagem
Tão importante quanto saber como escolher bons produtos e com eles construir uma boa produção é entender o que não fazer na hora de produzir um look. O maquiador Ruy Ribeiro, de Florianópolis, explica quais são os erros mais comuns que comprometem o resultado final – e, é claro, como evitá-los! 
        1. Usar muita base - Considerando que a função da base é, essencialmente, uniformizar o tom da pele e garantir a durabilidade dos produtos aplicados na sequência, não há porque carregar no uso do produto. “Na ânsia de camuflar todas as imperfeições muitas mulheres aplicam inúmeras camadas. O resultado é um look pesado, que por vezes envelhece a fisionomia”. 

        Como fugir desse efeito? “Aposte em texturas fluídas, mais leves - com as quais você vai construindo a maquiagem, mesmo que depois seja necessário aplicar mais uma camada ou caprichar em determinada região. Vá de leve, aplique um pouquinho, espere um minuto, veja como a sua pele se comporta ao absorver o produto. E lembre-se: a cobertura ideal é aquela que deixa sua pele iluminada e viçosa. Tão homogênea que nem parece que você está usando base”.

         2. Máscara de cílios incompleta - Não aplicar rímel em toda a extensão dos cílios compromete a curvatura, volume, alongamento e, claro, a elegância. No caso dos cílios claros com a máscara preta – e também dos rímeis coloridos em cílios claros e escuros – o contraste fica ainda mais gritante. Fica claro que faltou capricho com a produção.
Como fugir desse efeito? “Dizer para aplicar a máscara desde a raiz pode soar redundante. A questão é que existem diversas formas de fazer isso. Mas todas elas podem ser beneficiadas se os cílios forem curvados previamente com o curvex. Ele levanta a raiz e facilita a aplicação. Mas, acho importante também ressaltar que muitas camadas comprometem o visual. O ideal é haver um intervalo de tempo entre uma camada e outra – isso evita outro erro igualmente comprometedor que é o acúmulo de produto na ponta, meio 'empelotado' que deixa o olhar pesado”. 

        3. Contorno dos lábios aparente
 - Quem não quer lábios bem definidos e simétricos? O lápis cumpre esse papel com maestria sendo um super aliado para corrigir o desenho da boca. O problema surge quando o contorno fica diferente do tom do batom – seja em menor ou maior escala. 

        Como fugir desse efeito? 
“No caso de tons escuros, sobretudo, é necessário testar o produto com o batom que seja usar antes da compra. Mas o lápis não serve apenas para desenhar o contorno. As melhores opções do mercado, na verdade, são aquelas com as quais você preenche todo o lábio. O batom é, então, aplicado por cima. O resultado é uma boca milimetricamente preenchida e sequinha. Mas existem muitas cores curingas, como os tons de pele e os invisíveis. Em contrapartida, vale ressaltar alguns cuidados com o lápis antes da aplicação: verifique se ele está bem apontadinho, se a ponta está 'homogênea'. Por fim, se errar o contorno, sem dramas: corrija com o corretivo – se aplicado com um pincel bem fininho, melhor ainda”. 
4. Iluminador demais - A regra número um para uso do iluminador é aplicá-lo nas regiões que você deseja destacar. Assim, com o intuito de ressaltar as maçãs do rosto, as mulheres aplicam o produto nas têmporas – entre o final dos olhos e o ossinho acima da bochecha. É quando acontece o erro mais comum: o chamado efeito “panda”. Ou seja, acumula-se abaixo dos olhos uma larga camada de iluminador. Mas esse não é o único risco. Peles oleosas, como a da maioria das brasileiras, também podem ficar com a aparência comprometida se ele for aplicado em excesso ou nas zonas de maior oleosidade – testa, nariz e queixo.

        Como fugir desse efeito? “Temos quatro funções básicas para o iluminador. Em todas elas, ele deve ser usado com extrema parcimônia. Menos é mais. Posto isso, em primeiro lugar cito o destaque do olhar, sobretudo das garotas com olhos pequenos. Para atender esse objetivo aplique abaixo das sobrancelhas e no cantinho interno dos olhos. Segunda dica: ele é um super aliado para afinar o nariz. Com os dedos, aplique no ossinho. Isso chama a atenção para o centro dele. Terceiro ponto: o tão desejado quanto temido destaque nas maçãs do rosto. Aqui o segredo é fazer um C invertido subindo dos ossinhos das têmporas até o final dos olhos. Quer apenas deixar essa região brilhando, mas sem aumentá-las? Limite-se às maçãs do rosto. Por fim, para promover a sensação de lábios mais carnudos aplique um pouquinho entre o nariz e o começo dos lábios – naquele pequeno 'v'”.

        5. Diferença de tom entre rosto e pescoço
 - Rosto mais claro ou mais escuro do que o pescoço e o colo é erro crasso. Atente-se a isso enquanto constrói a maquiagem. Isso pode acontecer, basicamente, por dois motivos: exagero de produtos ou escolha dos tons. 
Como fugir desse efeito? “Quando a culpa é tom da base, a solução é óbvia: ter em casa mais de uma opção, pois ao longo do ano o tom da pele sofre alterações. No entanto, a razão mais recorrente é relativa ao uso do pó bronzeador. Algumas coordenadas para não errar a mão: 
           1 – peles morenas, que desejam apenas realçar a cor, devem apostar no produto com apenas uma tonalidade acima da natural: assim ele aparece, mas não fica destaca demais;
           2 – se o objetivo é afinar o nariz ou diminuir a testa ele deve ser aplicado entre o canto interno dos olhos e o osso do nariz e, no segundo caso, na raiz dos cabelos; 
           3 – para afinar o rosto, trace uma linha com ele sobre os ossos do maxilar. Mas, lembre-se que em nenhum dos casos ele deve ficar marcado. Um pincel gordinho e bem fofo é a melhor opção. Por fim, você pode aplicar um pouco no pescoço e no colo – apenas para iluminar essas regiões, deixá-las com ar saudável”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário