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quarta-feira, 30 de agosto de 2017

LEITURA - ÁRVORE DA VIDA



TEOLOGIA
LEITURA
ÁRVORE DA VIDA
     
A “ÁRVORE DA VIDA” E “JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO”
A “Árvore da Vida” é um dos elementos presentes na descrição que o livro do Gênesis dá do jardim em Éden (2,8 seguintes). A palavra Éden, em hebraico, significa “jardim”. A primeira tradução da Bíblia em grego, a Setenta, traduziu esse termo como “paraíso” e até hoje identificamos “éden” com “paraíso”. Mas essa identificação não deriva da Bíblia. Éden parece efetivamente ser uma região geográfica no livro da Gênesis, mas a sua localização não conhecemos. Alguns exegetas dizem que pode ser comparado à expressão assíria “bit adini”, que significa a região fértil às margens do rio Eufrates. Porém provavelmente a concepção hebraica faz referência à “delícia”, que tem como raiz a palavra hebraica “‘dn”, a mesma raiz. Nos outros livros bíblicos o Éden é o oposto ao deserto e à estepe e é o jardim de Deus (Ezequiel 28,13; 31,9; Isaías 51,3). No Éden existem duas árvores: a “da vida”, que está no meio do jardim, e a “árvore do conhecimento do bem e do mal”. Em Gênesis 2,16-17 Deus diz ao homem: “Podes comer de todas as árvores do jardim. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres terás que morrer”.
A interpretação da “árvore da vida, que está no meio do jardim” deve ser iluminada por Gênesis 3,22. Depois do pecado, YHWH diz: “Se o homem já é como um de nós, versado no bem e no mal, que agora ele não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre”. Portanto a árvore da vida dá a vida eterna.
         A mensagem fundamental dos primeiros capítulos do Gênesis é que o ser humano é criatura de Deus. O autor consegue trasmitir essa verdade não com conceitos abstratos, como talvez estamos acostumados a fazer e escutar hoje em dia, mas de forma muito concreta, paupável. Gênesis diz que o ser humano não é Deus, embora seja criado à sua imagem e semelhança. Comendo da “árvore do bem e do mal” adquire uma característica atribuída a Deus, a capacidade de discernir entre o que é bem e o que é mal. Outra característica atribuída a Deus é a vida eterna. Se o ser humano ganhasse também a vida eterna poderia se iludir e pensar definitivamente que fosse ele mesmo Deus. Invés a morte para o ser humano é importante, pois graças a ela fica evidente a situação humana, de criatura. O ser humano é, então, expulso do Éden para evitar que se engane, pensando que é Deus, ao comer da árvore da vida.
Durante toda a Bíblia esse tema ficou ‘adormecido’, mas a literatura apocalíptica o ressuscitou (sobretudo 4 Esdras). Além de aparecer nos apocalipses dos judeus, é presente também no Apocalipse de João. De fato, um dos últimos versículos da Bíblia fala da ‘árvore da vida’ (22,19) que forma, dessa maneira, uma moldura para a Bíblia, pois o tema está presente no início e no fim do livro sagrado.
O Apocalipse promete a “árvore da vida” como prêmio ao “vencedor” (2,7): “Ao vencedor, conceder-lhe-ei comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.” O termo usado em grego é “xulon”, que pode ser traduzido, além de árvore, como “ lenho”. Em prática, aquilo que Gênesis proíbe a Adão, o Apocalipse promete ao “vencedor”. Essa promessa só é possível graças à morte de Jesus Cristo, no “lenho” da cruz. João, então, vê na cruz a ‘árvore da vida’, que dá vida.
          A segunda parte da sua pergunta, sobre os livros que falam de Jesus, é um tema mais amplo e merece um livro. Muitos exegetas fazem uma leitura cristológica do Antigo Testamento e sublinham que muitas histórias e sobretudo profecias são um anúncio da vinda de Cristo. Dessa forma vêem frenqüentes referências a Jesus. Para citar dois exemplos um pouco extremos, um menos evidente e outro mais: alguns dizem que quando Samuel unge Davi em 1Samuel 16, em Belém, é um anúncio do nascimento de Cristo naquela cidade; em Miquéias 5,1-3 lemos: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és o menor entre os clãs de Judá, pois de ti sairá um chefe que apascentará Israel, o meu povo”. Esse texto é citado por Mateus como um anúncio do nascimento de Cristo na cidade de Belém (Mateus 2,5).
Existem tantos outros exemplos como estes do Antigo Testamento que são tidos, seja pelo próprio Novo Testamento ou por interpretações posteriores, como claras referências a Jesus.
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LEITURA - CORREÇÃO FRATERNA



TEOLOGIA
LEITURA
CORREÇÃO FRATERNA
     
       O tema da correção fraterna é importante na Bíblia. Ela insinua que ninguém pode viver em comunidade e deixar que coexista o pecado. Porém o intuito último é preservar a unidade da comunidade e afastar o pecado – só em casos extremos o pecador.
            Esse conceito já é presente no Antigo Testamento. Em Levíticos 19,17 lemos: Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Torna-se, contudo, muito evidente no Novo Testamento onde encontramos alguns textos fundamentais:
Gálatas 6,1 IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
          Romanos 16,17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
1Coríntios 5,11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
          O texto mais significativo encontramos em Mateus 18: Se o teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão. Se não te ouvir, porém, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda questão seja decidida pela palavra de duas ou três testemunhas. Caso não lhes der ouvido, dizei-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja der ouvido, trata-o como o gentio ou o publicano.

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LEITURA - EXISTE ALGUMA MENSAGEM OCULTA DO LIVRO DE ATOS 12:08?



TEOLOGIA
LEITURA
EXISTE ALGUMA MENSAGEM OCULTA NO LIVRO DE ATOS 12:08?
     
       Não há nenhuma mensagem oculta, se entendemos como "mensagem oculta" uma mensagem em código, reservada a alguns entendidos. De fato, é necessário parar de pensar que a Bíblia é um livro com textos obscuros, que escondem segredos. Isso não existe. O que existe são textos de difícil interpretação, pois escritos há muito tempo e cujo contexto não condiz com o nosso modo de viver. Há alguns anos atrás dei treze conselhos, que creio serem importantes para a interpretação bíblica, cujo conteúdo convido a ler com atenção. Em um dos pontos sugeria "começar sempre pelos textos claros e evidentes e não por aqueles obscuros e problemáticos". 
ATOS DOS APÓSTOLOS 12
Esse livro, escrito por Lucas, é muito bonito; conta como a Palavra de Deus, a Boa Nova anunciada por Jesus, vai de Jerusalém para o resto do mundo, saindo das fronteiras de Israel e alcançando o centro de então, que era Roma. O movimento da Palavra de Deus era protagonizado pela força do Espírito Santo.
No capítulo 12 nos encontramos no momento em que termina a missão de Pedro e começa aquela de Paulo, a partir do capítulo 13. O capítulo conta a prisão de Pedro e sua libertação milagorasa. O versículo 8 conta o momento em que, na prisão, aparece o "anjo do Senhor" para libertá-lo. Diz:
Atos 12,8: "Cinge-te e calça as sandálias". E ele o fez. Disse-lhe mais: "Envolve-te no manto e segue-me".
É provável que você escutou alguma interpretação estranha, que lhe levou a fazer essa pergunta. Eu sinceramente não encontro nenhuma possibilidade de interpretar de maneira esotérica esse versículo. É claro que existem muitos elementos interessantes nessa passagem, mas nada de "mensagem oculta".
Obviamente a mensagem central dessa passagem é a força do Senhor que liberta a Palavra, que se espalha através de Pedro, e faz com que nada a detenha, nem mesmo os poderosos, representados nesse capítulo por Herodes. Ao lado dessa mensagem, há obviamente elementos que podem alargar nossa interpretação, que cada um pode ver de maneira diferente. De fato, a mensagem bíblica é como um diamante, como disse no artigo citado acima, que tem diversas faces; não podemos ficar parado somente sobre alguns aspectos.
Por exemplo o "cinge-te e calça as sandálias" relembra claramente a saída do povo hebreu da escravidão do Egito. O convite feito ao povo hebreu é repetido a Pedro e a cada um de nós, de deixar-nos acompanhar pela providência divina, que nos conduzirá a uma terra prometida.
Outro elemento é o "envolve-te no manto e segue-me". Não vejo nada de 'oculto', mas um gesto que confirma o convite a "sair", a fazer o êxodo, a seguir a vocação oferecida por Deus.
Sem dúvida outra interpretação importante dessa passagem de Atos é a força da comunidade. Pedro se encontra diante de uma situação aparentemente sem saída, na prisão, sob o domínio de Herodes. Enquanto isso, a comunidade se encontrava reunida em oração, na casa de Maria, mãe de Marcos, o evengelista (veja versículso 12 seguintes). É a comunidade o destino do "êxodo" de Pedro, quando ele reconhece que "realmente o Senhor enviou o seu anjo" (Atos 12,11).


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VIRTUDES - E ME ETERNIZE



VIRTUDES
LEITURA
E ME ETERNIZE
     
      
Paro para me surpreender.
O que é a vida sem surpresas?
Lá fora o sol ilumina.
Aqui dentro, minh'alma é radiante.
Não perco nenhum instante.
Eu não tenho pressa...
E também não perco tempo.
O que importa é o que tenho agora: o momento.
Porque já era o que fui. Já era o que foi.
E não sei o que será.
Talvez eu me perca.
Talvez eu me encontre.
E fique onde estou.
Talvez eu corra.
Talvez eu morra.
E me eternize.
Nas palavras que eu disse.
E nas que eu escrevi.



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