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sábado, 5 de outubro de 2019

LEITURA - O DOM DE PROFECIA


LEITURA
O DOM DE PROFECIA
Sigam o amor e procurem com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar. Pois quem fala em línguas não fala para as pessoas, mas fala para Deus; ninguém o entende, pois, por meio do Espírito, fala mistérios. Mas o que profetiza fala para as pessoas, edificando, exortando e consolando. O que fala em línguas a si mesmo edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quero que vocês todos falem em línguas, mas muito mais que profetizem. Pois quem profetiza é superior ao que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja receba edificação.
E, agora, irmãos, se eu for até aí falando em línguas, que proveito vocês terão, se eu não falar por meio de revelação, de conhecimento, de profecia ou de doutrina? É assim com instrumentos inanimados, como a flauta ou a harpa, quando emitem sons. Se não emitirem sons bem distintos, como se poderá reconhecer o que se toca na flauta ou na harpa? Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vocês, se com a língua não disserem palavra compreensível, como se entenderá o que é dito? Porque vocês estarão como que falando ao vento. Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem sentido. Mas, se eu não entender o significado da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e ele será estrangeiro para mim. Assim, também vocês, visto que desejam dons espirituais, procurem progredir, para a edificação da igreja.
Por isso, quem fala em línguas, ore para que as possa interpretar. Porque, se eu orar em línguas, o meu espírito, de fato, ora, mas a minha mente fica infrutífera. Que farei, então? Vou orar com o espírito, mas também vou orar com a mente; vou cantar com o espírito, mas também vou cantar com a mente. Se você louvar apenas em espírito, como o não instruído poderá dizer o “amém” depois da oração de agradecimento que você fez? Porque ele não entende o que você diz. A sua oração de agradecimento pode ser muito boa, mas o outro não é edificado. Dou graças a Deus, porque falo em línguas mais do que todos vocês. Contudo, na igreja prefiro falar cinco palavras com o meu entendimento, para instruir os outros, do que falar dez mil palavras em línguas.

I CORÍNTIOS  14:01- 19

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LEITURA - A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO


LEITURA
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
Irmãos, não sejam meninos no entendimento. Quanto à maldade, sim, sejam crianças; mas, quanto ao entendimento, sejam pessoas maduras. Na lei está escrito:

“Falarei a este povo
por meio de homens
de outras línguas
e por meio de lábios
de outros povos,
e nem assim me ouvirão,
diz o Senhor.”

Portanto, as línguas constituem um sinal não para os que creem, mas para os que não creem; a profecia, no entanto, não é para os que não creem, e sim para os que creem. Assim, se toda a igreja se reunir no mesmo lugar e todos se puserem a falar em línguas, no caso de entrarem pessoas não instruídas ou não crentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos? Porém, se todos profetizarem, e entrar ali um não crente ou não instruído, ele será convencido por todos e julgado por todos. Os segredos que ele tem no coração se tornarão manifestos, e, assim, prostrando-se com o rosto em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vocês.
Que fazer, então, irmãos? Quando vocês se reúnem, um tem um salmo, outro tem um ensino, este traz uma revelação, aquele fala em línguas, e ainda outro faz a interpretação. Que tudo seja feito para edificação. No caso de alguém falar em línguas, que não sejam mais do que dois ou, quando muito, três, e isto sucessivamente, e haja alguém que interprete. Mas, não havendo quem interprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem. Se, porém, vier uma revelação a alguém que esteja sentado, cale-se o primeiro. Porque todos poderão profetizar, um após outro, para que todos aprendam e sejam consolados. Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas, porque Deus não é Deus de confusão, e sim de paz.
Como em todas as igrejas dos santos, que as mulheres se conservem caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas, como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, perguntem em casa ao seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja. Por acaso a palavra de Deus se originou no meio de vocês? Ou será que ela veio exclusivamente para vocês?
Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que é mandamento do Senhor o que estou escrevendo para vocês. E, se alguém o ignorar, será ignorado.
Portanto, meus irmãos, procurem com zelo o dom de profetizar e não proíbam que se fale em línguas. Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.

I CORÍNTIOS  14:20-40

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LEITURA - O VERBO DA VIDA E A COMUNHÃO COM DEUS


LEITURA
O VERBO DA VIDA E A COMUNHÃO COM DEUS
Prólogo. O Verbo da vida e a comunhão com Deus O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida — e a vida se manifestou, e nós a vimos e dela damos testemunho, e anunciamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada —, o que vimos e ouvimos anunciamos também a vocês, para que também vocês tenham comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. E escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.
A mensagem que dele ouvimos e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Jesus, nosso Advogado Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro. E nisto sabemos que o temos conhecido: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, esse é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês tiveram desde o princípio. Esse mandamento antigo é a palavra que vocês ouviram. Por outro lado, o que lhes escrevo é um mandamento novo, aquilo que é verdadeiro nele e em vocês, porque as trevas vão se dissipando, e a verdadeira luz já brilha. Quem diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, está nas trevas até agora. Quem ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Mas quem odeia o seu irmão está nas trevas, anda nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Filhinhos, escrevo a vocês,
porque os seus pecados
são perdoados
por causa do nome de Jesus.
Pais, escrevo a vocês,
porque conhecem
aquele que existe
desde o princípio.
Jovens, escrevo a vocês,
porque vocês
têm vencido o Maligno.
Filhinhos, escrevi a vocês,
porque conhecem o Pai.
Pais, escrevi a vocês,
porque conhecem
aquele que existe
desde o princípio.
Jovens, escrevi a vocês,
porque são fortes,
e a palavra de Deus
permanece em vocês,
e vocês já venceram o Maligno.Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Filhinhos, esta é a última hora. E, como vocês ouviram que o anticristo vem, também agora muitos anticristos têm surgido; por isso sabemos que é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos. Porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.
Mas vocês têm a unção que vem do Santo e todos têm conhecimento. Não escrevi a vocês porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem, e porque nenhuma mentira procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.
Permaneça em vocês o que vocês ouviram desde o princípio. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, também vocês permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez: a vida eterna.
Isto que acabo de escrever para vocês é a respeito dos que estão tentando enganá-los. Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine. Mas, como a unção dele os ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permaneçam nele, como também ela ensinou a vocês.
E agora, filhinhos, permaneçam nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados, tendo de nos afastar dele no dia da sua vinda. Se sabem que ele é justo, reconheçam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus.


I JOÃO 01

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LEITURA - OS QUE SÃO EVANGELHOS SINÓTICOS????


LEITURA
       O QUE SÃO EVANGELHOS SINÓTICOS?
       Os evangelhos sinóticos são os três primeiros livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos e Lucas.
Na Bíblia temos 4 Evangelhos, que são os 4 primeiros livros do Novo Testamento:
·                     Mateus
·                     Marcos
·                     Lucas
·                     João
Dentro do conjunto desses livros existe a seguinte classificação: Os Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e o Evangelho de João.

Entendendo essa classificação
Falando de maneira muito geral, os três primeiros evangelhos são muito parecidos entre si; têm a mesma visão (daí vem a palavra "sinótico"), enquanto que João tem muita diferença, se comparado com os três primeiros.
Os 4 evangelhos falam de Jesus: contam alguns fatos da sua vida e, sobretudo, a mensagem que ele transmitiu. Não é uma verdadeira biografia dele, mas um livro de catequese que os autores quiseram deixar para as pessoas que desejavam conhecer e seguir a Cristo; os autores não quiseram contar detalhes da sua vida, mas detalhes da sua mensagem. É por isso que não devemos ficar perplexos por não saber muitas coisas da sua vida.
Sendo os Evangelhos de 4 autores diferentes (Mateus e João apóstolos e Lucas e Marcos da segunda geração), cada um conta a "história" de Jesus de maneira diferente. Os três primeiros têm muitas histórias comuns, mesmo se com detalhes que mudam. Em João, ao invés, encontramos muitas histórias que só ele conta: as Bodas de Caná, Nicodemos, a cura na piscina, pão de vida, tudo dos capítulos 7 - 12 de João (bom pastor, ressurreição de Lázaro, unção em Betânia, etc), o novo mandamento (amor); capítulos 14-17; Pilatos declara Jesus inocente; Jesus ressuscitado aparece no Lago da Galileia.
Essas diferenças e semelhanças entre os 4 evangelhos podem ter sido várias razões:
·                     Os evangelhos foram escritos há 50 anos da morte de Cristo e as recordações não eram mais evidentes e muito claras, principalmente nos detalhes;
·                     As semelhanças podem derivar do fato que os autores se apoiaram em uma fonte comum, um material que existia e era difundido entre as comunidades;
·                     As diferenças podem estar relacionadas com o destinatário: Mateus, por exemplo, era destinado aos judeus, enquanto que Lucas tinha como público principal os não judeus. O público diverso exigia um foco diferente;
·                     As semelhanças também podem revelar contatos não só com uma fonte comum, mas também com troca de experiências. Lucas e Marcos, que não eram apóstolos, se conheciam (Lucas fala de Marcos em Atos dos Apóstolos 15:36-37) e podem ter trocado informações entre si;
·                     As particularidades existentes em João podem ser motivadas pelo fato que, tendo escrito mais tarde, cerca de 20 anos depois dos outros, o autor tenha querido preencher lacunas e sobretudo, vista a necessidade, tenha querido dar um cunho mais teológico. De fato, o foco principal do evangelho de João é a evidência que Jesus é Deus.

Alguns instrumentos para notar a diferença e semelhança entre os 4 Evangelhos
Há uma obra muito famosa que coloca os textos dos 4 evangelhos em sinópsis e mostra a diferença das 4 obras. Trata-se de Synopsis Quattuor Evangeliorum, de Kurt Aland. É uma excelente obra, mas de difícil acesso. Não é simples dar uma lista dos relatos comuns a todos e particulares de cada um dos evangelhos. Experimente verificar alguns instrumentos Online, como essa tabela de paralelos nos Evangelhos. É em inglês, mas através das passagens você vai se localizar.

Breves características de cada Evangelho
Mateus: foi o primeiro escrito, provavelmente em aramaico. É uma obra de catequese para os judeus, onde prevalece o aspecto doutrinal, predominando as palavras de Jesus, sem deixar de lado os seus atos.
Marcos: evangelho breve, com estilo realístico, com uma narração muito plástica. Apresenta Jesus nos fatos e traz poucos discursos. Gosta de chamar a Jesus de "Filho do Homem" e sublinha os aspectos humanos de Cristo. Ao mesmo tempo não deixa de sublinhar a sua divindade em momentos importantes da sua vida.
Lucas: é uma obra destinada aos não judeus, que se converteram ao cristianismo. Obra escrita por um pesquisador, que não foi apóstolo. Tem um estilo muito mais elaborado do que os dois evangelhos anteriores. A respeito de Jesus, gosta de chamá-lo "Senhor", descrevendo com atenção a sua bondade. Sublinha o papel de Maria e, em geral, dá bastante espaço às mulheres. É um evangelho da alegria e da bondade. Insiste sobre a oração e fala muito sobre o Espírito Santo.
João: foi o último evangelho a ser escrito, há 70 anos da morte de Cristo. João não segue a ordem dos 3 evangelhos precedentes; é independente. Não repete, em geral, o que já foi dito pelos 3 sinóticos, mas os completa, oferecendo ulteriores detalhes geográficos ou cronológicos. As principais diferenças com os anteriores são: conta menos os milagres (só 7), mas os desenvolve mais - os chama de sinais; não se interessa tanto das palavras e ações de Cristo, mas dos seus significados; concentra-se na pessoa de Jesus, que é a Boa Nova; usa muito o simbolismo: água, sangue, luz, vida... Mostra a importância da fé, de crer no poder divino.


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LEITURA - SEGURANÇA EM DEUS


LEITURA
SEGURANÇA EM DEUS
1Tem misericórdia de mim, ó Deus,
tem misericórdia, pois em ti procuro segurança!
Na sombra das tuas asas eu encontro proteção
até que passe o perigo.
2Eu chamo o Deus Altíssimo;
eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo.
3Do céu, ele me responderá e me salvará;
ele derrotará os que me atacam.
Deus me mostrará o seu amor e a sua fidelidade.
4Estou cercado de inimigos;
eles são como leões, e querem me devorar.
Os seus dentes são como lanças e flechas,
e a língua deles, como espada afiada.
5Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus,
e que a tua glória brilhe no mundo inteiro!
6Os meus inimigos armaram
uma armadilha para me pegar,
e eu fiquei muito aflito.
Fizeram uma cova no meu caminho,
mas eles mesmos caíram nela.
7O meu coração está firme,
ó Deus, bem firme;
eu cantarei hinos em teu louvor.
8Acorde, meu coração!
Minha harpa e minha lira, acordem!
Eu acordarei o sol.
9Senhor, eu te darei graças
no meio das nações;
eu te louvarei entre os povos.
10O teu amor chega até os céus,
e a tua fidelidade, até as nuvens.
11Ó Deus, mostra a tua grandeza
nos céus,
e que a tua glória brilhe
no mundo inteiro!


SALMO 57
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LEITURA -ORAÇÃO DE UM HOMEM PERSEGUIDO


LEITURA
ORAÇÃO DE UM HOMEM PERSEGUIDO
Ao mestre de canto. Salmo de Davi Ó Deus do meu louvor, não te cales!
Pois contra mim se abriram lábios maldosos e fraudulentos;
com língua mentirosa falam contra mim.
Cercam-me com palavras odiosas
e me atacam sem motivo.
Em paga do meu amor, me hostilizam;
eu, porém, oro.
Pagaram-me o bem com o mal;
o amor, com ódio.

Suscita contra ele um ímpio,
e que à sua direita esteja um acusador.
Quando o julgarem, que ele seja condenado;
e que a oração dele seja tida como pecado.
Sejam poucos os seus dias,
e outro tome o seu encargo.
Fiquem órfãos os seus filhos,
e viúva, a sua esposa.
Andem errantes os seus filhos e mendiguem;
e sejam expulsos das ruínas de suas casas.
Que um credor se aposse de tudo o que ele tem;
que estranhos saqueiem o fruto do seu trabalho.
Ninguém tenha misericórdia dele,
nem haja quem se compadeça dos seus filhos órfãos.
Desapareça a sua posteridade,
e que o seu nome se extinga na geração seguinte.
Que a iniquidade de seus pais fique viva na memória do SENHOR,
e não se apague o pecado de sua mãe.
Permaneçam ante os olhos do SENHOR,
para que faça desaparecer da terra a sua memória.

Porque ele não se lembrou de usar de misericórdia,
mas perseguiu o pobre e o necessitado,
bem como o quebrantado de coração,
para os entregar à morte.
Amou a maldição: que ela o apanhe!
Não quis a bênção: que ela se afaste dele.
Vestiu-se de maldição como de uma túnica:
que ela penetre, como água, no seu interior,
e nos seus ossos, como azeite.
Seja para ele como a roupa que o cobre
e como o cinto com que sempre se cinge.
Que esta seja, da parte do SENHOR,
a recompensa dos que me acusam
e dos que falam mal de mim.

Mas tu, SENHOR Deus, age por mim, por amor do teu nome;
livra-me, porque é boa a tua misericórdia.
Porque sou pobre e necessitado
e, dentro de mim, sinto ferido o coração.
Vou passando, como a sombra que declina;
sou atirado para longe, como um gafanhoto.
De tanto jejuar, os meus joelhos vacilam,
e o meu corpo definha de magreza.
Tornei-me para eles objeto de zombaria;
quando me veem, balançam a cabeça.

Socorre-me, SENHOR, meu Deus!
Salva-me segundo a tua misericórdia.
Para que saibam que isso vem das tuas mãos;
que tu, SENHOR, o fizeste.
Amaldiçoem eles, mas tu, abençoa.
Sejam envergonhados os que se levantam contra mim;
alegre-se, porém, o teu servo.
Cubram-se de vexame os meus adversários,
e a sua própria vergonha os envolva como um manto.

Muitas graças darei ao SENHOR com os meus lábios;
eu o louvarei no meio da multidão;
porque ele se põe à direita do pobre,
para o livrar daqueles que o condenam.


SALMO 109

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