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quinta-feira, 25 de abril de 2013

TEOLOGIA - leitura - A SALVAÇÃO É PROCLAMADA


TEOLOGIA
     LEITURA
A SALVAÇÃO É PROCLAMADA


O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado
E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações.
E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.
Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.
Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno.
E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor.
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias.
Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.

 Isaías 61:1-11

FAMÍLIA - DEZ MANDAMENTOS PARA DESEDUCAR SEU FILHO


Família

Dez mandamentos para deseducar seu filho

1.      Dê a seu filho tudo que ele queira;
2.   Não lhe dê nenhuma educação espiritual;
3.   Não aponte os erros que ele comete;
4.   Junte tudo o que  ele deixa espalhado pelo chão: livros, cadernos, roupas, sapatos, brinquedos, etc.;
5.    Deixe que leia toda matéria que lhe caia nas mãos;
6.   Brigue e discuta na sua presença;
7.    Dê-lhe quanto dinheiro pedir;
8.   Satisfaça todos os caprichos em matéria de bebidas, comida e conforto;
9.   Tome sempre o partido de seu filho em conflitos. Com a polícia, professores, vizinhos e outras crianças.
10.                     Quando seu filho se envolver numa briga mais séria, justifique suas atitudes com essas palavras: “ Essa criança sempre foi impossível, ela é assim mesmo!”

A relação entre drogas e outros problemas sociais é inegável. A dependência além do usuário, a família e a sociedade. Os crimes relacionados com drogas sobrecarregam os tribunais, os órgãos de assistência social e a polícia. Mas sabemos que o problema pode ser diminuído. A polícia não pode fazer a tarefa sem ajuda dos pais, das escolas, da justiça e de outros grupos comunitários. Todos devem estar unidos no combate às drogas.
 (

EDUCAÇÃO - A CHAVE DO CONHECIMENTO


EDUCAÇÃO

A CHAVE DO CONHECIMENTO
    
         Você que é estudante, recebe instruções de seus professores que nem sempre consegue cumprir. Muitas vezes é por nem ter  ideia do que acontece com uma palavra “dentro de você”. O sim entra pelos ouvidos e vai até o cérebro onde vira conhecimento. Conhecimento é tudo aquilo que você sabe. É a soma de tudo que usa para poder viver. Algumas coisas você nem percebe que sabe... aprendeu sem nem sentir! Mas, há um conhecimento que é dirigido a cada um dos alunos nas escolas. Para ficar com esse saber algumas ações são necessárias. Entre elas, precisa saber como cada conhecimento passa a fazer parte de sua vida. Como isso acontece?
         Cada coisa sabida serve de base para conhecer novas coisas. A palavra planta, por exemplo, serve de base para entender flor, fruta, vegetal, vegetação, capim, mato, samambaia, alface. Sem ter ter a ideia do que seja uma planta seria difícil ou até impossível compreender tudo o que for do mundo das plantas. É como se uma palavra servisse de mãe para que outras palavras pudessem existir em nossa mente. Interessante não é mesmo? Sim, mas e como foi que começamos a montar esse depósito de palavras que funcionam como mães de outras palavras?
         Antes de aprendermos essas primeiras palavras, foi preciso que aprendêssemos o funcionamento da fala e o que seriam as palavras. Aprendemos esse mecanismo junto com o aprendizado das primeiras palavras. E foi nossa mãe quem nos ensinou como tudo funciona. Como? Bem, quando ainda estávamos em  crescimento na barriga de nossa mãe, o calor do corpo dela pode ter sido a primeira informação de carinho que recebemos, como se nos dissesse o tempo todo que nos amava. Depois que nascemos o mesmo calor nos era dado em seu colo enquanto estávamos mamando. Ali, em seu volo ela passava a mão em vosso corpo e falava alguma coisa em tom carinhoso. Esses sons vindos de alguém que nos alimentava, fazia carinho e que nos amava, era outra forma de carinho que nos esforçávamos para entender.
         Repetindo tantas vezes o mesmo gesto e mesmo som, acabamos por entender como funcionava a coisa toda. Cada som era uma palavra. Cada palavra queria dizer uma coisa. Cada palavra era o modo de se comunicar conosco: Vem nenê, vem... vem mamãe. Ma-mãe... dá... pa-pa... Cada palavra era o nome de uma imagem que reconhecíamos – ela é mamãe... eu ... sou nenê. Fixamos então em nossa imaginação uma figura e a ela um som, uma palavra. Pronto ... funcionou... começamos a brincar de ouvir, depois a brincar de falar, depois a brincar de pensar. Pensar?
         Pois é, o pensamento funciona com figuras e palavras que nomeiam essas figuras. Pensamos a palavra bola pela imagem de uma bola. Cada palavra nova cai precisar de uma nova imagem para podermos registrar na memória. O que é ZPTYX ? Não sei! Só vou poder saber depois que você me disser o que é ... depois de ter associado sua imagem com o nome que recebe.
         Então, pense bem... Será que não é mais fácil para aprendermos aquilo que podemos saborear, cheirar, tocar, ouvir  e ver? Foi fácil saber o que era banana... e não é a mesma coisa aprender que o Universo não tem começo e nem fim. O que há de diferente entre esses dois “objetos” de conhecimento? Bana é fruto, alimento, palpável, que tem odor, densidade, forma, cor... enfim, algo concreto. Universo, ao contrário, é uma ideia nova, que não temos a que comparar – ou seja, que não tem na nossa cabeça uma palavra mãe – e que fica difícil fazer uma figura para criar a ideia do que seja algo sem começo e nem fim. É difícil por ser abstrato, não dá para sentir, cheirar, tocar, saborear ou ver... Não se preocupe, todos  temos sempre algo difícil para aprender... mas nunca deixar de tentar!

Eduardo Paulo Bernardi Junior

quarta-feira, 24 de abril de 2013

TEOLOGIA - leitura - OS MANDAMENTOS


Teologia
Leitura
Os mandamentos

ÊXODO 20:01-06

Deus falou, e foi isto o que ele disse:
— Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.
— Não adore outros deuses; adore somente a mim.
— Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.

VIRTUDE - SOLIDARIEDADE - CASACO DE PASSARINHO


Virtude
Casaco de passarinho

       Era uma árvore interessante, bonita e absolutamente disciplinada.
       Todos os anos seguia a mesma rotina: se enchia de folhas e flores e na primavera, continuava alegremente vestida no verão, e quando chegava o outono começava a tirar a roupa: quando mais o tempo esfriava, mais roupa ela tirava. No inverno, todas as folhas caíam e ela, completamente nua, aguentava o frio, sem dar um pio.
       Um dia porém, a árvore se manifestou: “atchim!”, “Saúde”!, responderam os passarinhos aflitos; recolhendo seus ovos dos ninhos. Foi aí que alguns pardais, com pena da pobre árvore pelada, tiveram a ideia de ficar um pertinho do outro, asa com asa.
       Perfilados e juntos, os passarinhos fizeram um enorme cachecol para a árvore. O inverno terminou, as folhas voltaram, e quando veio a primavera, a árvore agradeceu mandando mais flores. No verão seguinte, ela deu muitos frutos a mais do que sempre tinha dado. Os passarinhos comeram como nunca, tiveram grandes ninhadas e, no inverno seguinte, além do cachecol, a árvore ganhou casaco, luvas e até um gorro, feito do corpo quente dos passarinhos felizes.

EDUCAÇÃO - A CANOA


EDUCAÇÃO
A CANOA

         Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
         - Companheiro. Você entende de leis?
         Responde o barqueiro:
         -Não.  Responde o barqueiro.
         E o advogado compadecido:
         - É pena, você perdeu metade da visa!
A professora muito social entra na conversa:
         - Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
         -Também não. Responde o remador.
         - Que pena!
         Condói-se a mestra.
         -Você perdeu metade da vida!
         Nisso chega uma onde bastante grande e vira o barco.
         O canoeiro preocupado, pergunta:
         - Vocês sabem nadar?
         -Não! – Responderam eles rapidamente.
         - Então é uma pena. Conclui o barqueiro.
         - Vocês perderam toda a vida!
         “ Não há saber mais ou caber menos: Há saberes diferentes”.(Paulo Freire)
         Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo de diferente para ensinar...


terça-feira, 23 de abril de 2013

LENDAS - O SOLITÁRIO e o SOLIDÁRIO


LENDA CHINESA

O SOLIDÁRIO E O SOLITÁRIO

O CÉU E O INFERNO

Diz uma lenda chinesa:
Naquele tempo um discípulo perguntou ao vidente:
- Mestre, qual é a diferença entre o céu e o inferno? E o vidente respondeu:
- Ela é muito pequena e contudo com grandes consequências.
Vi um monte de arroz cozido e preparado como alimento. Ao redor dele muitos homens famintos, quase a morrer. Não podiam se aproximar do monte de arroz. Mas possuíam longos palitos de dois a três metros de comprimento – os chineses naquele tempo, já comiam arroz com palitos – Apanhavam, é verdade, o arroz, mas não conseguiam levá-lo a própria boca, porque os palitos em suas mãos eram muito longos. E, assim, famintos e moribundos , juntos, mas solitários permaneciam curtindo uma fome eterna, diante de uma fartura inesgotável. É isso era o inferno.
Vi outro grande monte de arroz cozido e preparado como alimento. Ao redor dele muitos homens famintos, mas cheios de vitalidade. Não podiam se aproximar do monte de arroz, mas possuíam longos palitos de dois a três metros de comprimento. Apanhavam o arroz, mas não conseguiam levá-lo à própria boca, porque os palitos em suas mãos eram muito longos. Mas com seus longos palitos, em vez de levá-los a própria boca,  serviam –se uns aos outros o arroz. E assim matavam sua fome insaciável. Numa grande comunhão fraterna. Juntos e solidários gozando a excelência dos homens e das coisas. E isso era o céu.