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sexta-feira, 24 de abril de 2015

EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO COMO PROCESSO PERMANTE

EDUCAÇÃO
Educação como processo permanente
A Educação é um processo permanente, requer paciência, dedicação diária, vem do berço sim, pois os pais são os primeiros naturais educadores. A família é a base. É no ambiente de casa que deve começar o processo, porque tudo o que vemos, ouvimos, fazemos, assimilamos um tipo de conhecimento, que pode ou não ser aprimorado. Depende de nós saber o que fazer com o que vivemos e aprendemos. Mesmo depois na escola, desde o ensino fundamental e médio, nos preparamos não apenas para prestar um vestibular, mas para a vida. Não aprendemos também só na escola, mas na rua, com os amigos, nas instituições que frequentamos, na igreja, no clube, nas mais diversas atividades que realizamos. O aprendizado da vida é constante, e não é só técnico, mas deve ser, acima de tudo, aprendizado humano, especialmente no relacionamento com as pessoas, porque também todo nosso trabalho depende disso, de como nos relacionamentos com o próximo. 
       As inovações tecnológicas também ajudaram bastante, tanto professores quanto alunos. As aulas hoje podem e devem ser muito mais interativas e dinâmicas, tanto aluno quanto professor possuem acesso a muito mais informações do que há vinte anos. Não apenas a pesquisa, mas ainda as trocas de informações, principalmente nas redes sociais se tornaram relevantes no processo. Tudo isso exige mais, requer mais preparo, porque é preciso saber ler todas estas informações, saber interpretá-las e buscar um conhecimento que seja pautado na realidade, com objetividade, em todos os aspectos. 
        Por tudo isso, vivemos hoje tempos desafiantes, sempre promissores, na medida em que há muito mais possibilidades, daí é preciso saber valorizar esse processo, em todas as fases, para que a educação realmente aconteça em favor da pessoa humana, no desenvolvimento das potencialidades de cada um, homem e mulher, na sociedade plural e diversificada de hoje, e requer uma cada vez maior capacidade de interação. Por isso dissemos que os tempos são desafiantes e promissores, para quem souber colher o que há de melhor no processo permanente da Educação. 
Dr.Valmor Bolan
*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá e Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC.”.

http://www.diariodafranca.com.br/conteudo/noticia.php?noticia=56634&categoria=1

NOTÍCIAS - Professores ocupam Assembleia Legislativa e recebem apoio de Giannazi

NOTÍCIAS
EDUCAÇÃO
Professores ocupam Assembleia Legislativa e recebem apoio de Giannazi
Os professores em greve da rede estadual de SP, ocuparam a Assembleia Legislativa, no último dia 15, para denunciar o desmonte da Educação promovido pelo Governador Geraldo Alckmin, deputados da base do governo tentaram impedir e desqualificar as manifestações do educadores. 


http://www.carlosgiannazi.com.br/
https://www.magazinevoce.com.br/magazineshopblues/l/dia-do-divulgador-especial-dia-das-maes/1069811/

LEITURA - O AVISO DA SABEDORIA

Teologia
Leitura
O aviso da sabedoria
Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:
— Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições. Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão. Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o SENHOR. Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.


PROVÉRBIOS 1:20-33

leitura - Ninguém programa a própria morte

Teologia
Leitura
Ninguém programa a própria morte
“Preciosa é à vista do Senhor a morte de seus santos”
(Salmo 116:15)
Ontem, ao saber da morte de uma querida,meu coração muito se entristeceu.
Ela era jovem, serva do Senhor, deixou dois filhos e muitas saudades...
Enquanto chorando, eu pensava na brevidade da vida, lembrei que o Senhor se alegra com a morte dos seus santos e por mais estranho que isso possa soar, é a verdade: nosso Deus se alegra quando seus filhos vão ao seu encontro e esse encontro, dura por toda uma eternidade.
Ele se alegra porque nos quer por perto, para sempre!
Que possamos nos santificar. Que possamos buscar a Deus. Que nos alegremos  com o que alegra o Seu coração e que nos afastemos de tudo o que Ele reprova.
Que Ele seja a nossa prioridade, nosso foco e objetivo.
Que tenhamos em mente a brevidade dessa vida e depositemos no eterno a nossa esperança.
Ninguém pensa  morrer e ninguém programa a própria morte...
Mas que sejamos santos, estejamos prontos para que no dia em que ela nos tomar por assalto, provoquemos um largo sorriso e muita alegria no coração do Pai.

talitapagliarin

quinta-feira, 23 de abril de 2015

LEITURA - Conselhos para os moços

Teologia
Leitura
Conselhos para os moços
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.
Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!”
Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.
PROVÉRBIOS 01:08-19


quarta-feira, 22 de abril de 2015

HISTÓRIA - DIA DA ÁRVORE

HISTÓRIA
DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se váriasplantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel.Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Curiosidades:
- Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Observe:
Árvore símbolo da região Norte – castanheira;
Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;
Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
Árvore símbolo da região Sul – araucária.
- No Dia 21 de março é comemorado o dia Mundial da Árvore.
Ma. Vanessa dos Santos

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm

HISTÓRIA - Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

HISTÓRIA
Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Essa recomendação, de nº 59, propunha:
1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;
2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.
A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".

http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/253-o-dia-19-de-abril-e-o-dia-do-indio
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