MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 26 de julho de 2013

EDUCAÇÃO - Pedagogia Empreendedora

Educação
pedagogia empreendedora: ensino de empreendedorismo na educação básica

A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia de ensino de empreendedorismo para a Educação Básica: educação infantil até o ensino médio. Atinge, portanto, idades de 4 a 17 anos.
É vinculada a tecnologias de desenvolvimento local, sustentável; por isto tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade. Estimula a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-o para as suas próprias opções. Trata o empreendedorismo como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.
A Pedagogia Empreendedora foi aplicada com sucesso em diferentes escolas, cidades e contextos. O seu teste piloto foi feito em 2002, nas cidades de Japonvar, norte de Minas Gerais e Belo Horizonte. A partir de então, várias cidades a implementaram em toda a rede pública municipal (e algumas na rede estadual): Santa Rita do Sapucaí (MG), Guarapuava (PR), Três Passos (RS), São José dos Campos (SP), Jacarezinho (PR).
Em 2003 a Pedagogia foi implementada em 86 cidades do Paraná, selecionadas pelo seu IDH, em um projeto do Sebrae-PR. Em sua totalidade a Pedagogia Empreendedora já foi aplicada em 93 cidades, atingindo 8.400 professores, 224.000 alunos e uma população de cerca de dois milhões de habitantes.
Concebida e criada por mim, a Pedagogia Empreendedora contou com o apoio da ONG VISÃO MUNDIAL e de uma equipe composta por cerca de 20 profissionais da educação com sofisticado perfil acadêmico e grande prática escolar, em um trabalho que durou três anos.
Não se trata de uma estratégia pedagógica destinada exclusivamente a preparar os alunos para criar uma empresa. Ela desenvolve o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolherem: empregados do governo, do terceiro setor, de grandes empresas, pesquisadores, artistas, etc.. E também, evidentemente, para serem proprietários de uma empresa, se esta for a sua escolha. Cabe ao aluno, e somente a ele, fazer opções profissionais e decidir que tipo de empreendedor irá ser.
Com uma abordagem acentuadamente humanista, a metodologia elege como tema central não o enriquecimento pessoal, mas a preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população e eliminação da exclusão social.
Alguns elementos da metodologia:
  • utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada unidade está inserida;
  • dinamiza conhecimentos já dominados pelo professor;
  • é voltada para a prática, sendo de fácil implementação
  • não se trata de uma receita, um passo a passo: a metodologia é recriada pelo professor na sua aplicação, respeitando a cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor;
  • possui material didático específico e inédito, construído inteiramente para a realidade brasileira
  • agente de mudança cultural;
  • permite a rápida disseminação da cultura empreendedora, sendo concebida para ser aplicada em larga escala, com alta dispersão geográfica;
  • não cria a necessidade de formação de “especialistas”;
  • não gera dependência da escola a consultores externos;
  • integra professores de áreas diferentes;
  • baixíssimo custo: não duplica meios e esforços;
  • a comunidade participa intensamente, como educadora e educanda;
  • considera a escola como umas das referências de comunidade;
  • é geradora de capital humano e social;
  • apóia-se na geração do sonho coletivo, na construção do futuro pela comunidade;
  • tem como alvo a construção de um empreendedorismo capaz de gerar e (principalmente) distribuir, renda conhecimento e poder.
Pode ser implementada em uma escola da rede pública ou privada; em toda a rede pública de um município ou estado ou em uma rede de ensino particular.



SAÚDE - Fatos e mitos sobre a saúde

Saúde
Fatos E mitos sobre a saúde

MITO!
Ao envelhecer é hora de diminuir o ritmo. Manter-se ativo pode conservar o seu cérebro em forma e fortalecer seus ossos.
FATO!
Queijo pode causar pesadelos. Descubra que lanches podem atrapalhar o seu sono.
FATO!
A única maneira de pegar um resfriado é pelo contato direto com o vírus. Descubra o que influencia a nossa vulnerabilidade aos germes.
FATO!
Se você negligenciar a saúde bucal, pode colocar o coração e a vida em perigo. Cuidado com a saúde da gengiva.
MITO!
Comer tarde pode deixá-lo gordo. Descubra por que e o que você come, e não quando, que faz a diferença.



quinta-feira, 25 de julho de 2013

SAÚDE - Cardápio da Dieta da USP

Saúde
Cardápio da Dieta da USP

Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao acelaramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura mais rapidamente.
O regime deve ser seguido à risca para ter os resultados desejados!
Caso tenha algumas dúvidas sobre o cardápio da dieta da usp é só deixar um comentário abaixo que alguém ajuda a esclarecer as dúvidas. Boa sorte na dieta da usp!

Primeiro Dia

Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante. (tente sem adoçante também, vc vai aprendendo a gostar do real gosto amargo do café)
Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar. (não coma a gema, só a clara, ela que tem proteínas, a gema é mto calórica)
Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Segundo Dia

Manhã: Café com bolacha cream-craker
Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto.
Jantar: Presunto à vontade.

Terceiro Dia

Manhã: Café com biscoito cream-crakers.
Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas.
Jantar: presunto e salada.

Quarto Dia

Manhã: Café com biscoito.
Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade.
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.

Quinto Dia

Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto.
Almoço: Frango grelhado à vontade.
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Sexto Dia

Manhã: Café com biscoito.
Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade.
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Sétimo Dia

Manhã: Café com limão.
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas.

Observações

1.  Depois de completa esta série, comece novamente desde o primeiro dia ao sétimo dia. Depois de 14 dias você terá perdido 14 Kg. No 15º dia você poderá retornar a seus hábitos alimentares normais.
2.  Ervas permitidas: agrião, chicória, alface. Pode beber água, café e chá o dia inteiro.
3.  Não deve trocar os alimentos e nem substituí-los de horário.
Espero que tenha gostado do cardápio da dieta da usp e que esteja entusiasmada para seguir a dieta e conseguir emagrecer rápido!

SAÚDE - DIETA SAUDÁVEL

Saúde
Dieta Saudável
O termo dieta é usado popularmente somente para definir uma forma de controlar o peso. Mas na verdade, a palavra refere-se aos hábitos alimentares individuais.
Cada pessoa pode ter uma dieta específica, seja para emagrecer, manter, engordar(saudável ou não).
O que realmente pode ser caracterizado como dieta para emagrecimento é a dieta restrita em calorias e não simplesmente o termo dieta.
Nem sempre uma pessoa que faz dieta para emagrecimento, está tendo uma dieta saudável. Isso vai muito além das calorias, a grande importância está na quantidade e variedade dos alimentos que consome.
Uma dieta restritiva que não leve em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos para a saúde.
Para realmente ter uma dieta saudável vamos listar alguns pontos:
- Consuma diariamente alimentos de todos os grupos alimentares (cereais, hortaliças, leguminosas, carnes, leite e derivados, frutas);
- O doce e as gorduras devem ser consumidos esporadicamente e sempre com moderação;
- Consuma todos os dias pelo menos 2 porções de frutas;
- Evite o consumo de refrigerantes, mesmo os diet e light, e de bebidas alcoólicas;
- Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango;
- Dê sempre preferência aos alimentos cozidos, grelhados ou assados;
- Faça pelo menos 5 refeições por dia, assim terá uma melhor absorção dos nutrientes;
- Sempre que possível, prefira os cereais integrais como: arroz, pães;
- Modere na quantidade de sal que adiciona nos alimentos;
- Evite o consumo de alimentos industrializados, embutidos e enlatados, pois eles contêm muito sódio;
- Beba em média 1,5 litro de água por dia;
- Pratique atividade física, nem que seja por somente 30 minutos todos os dias.

Camila Rebouças de Castro 
Nutricionista - CRN-3 14.112

VIRTUDE - Gente que mora ao lado

VIRTUDES

 


Gente que mora ao lado


Às vezes a gente tenta entender algumas coisas que, de fato, não têm explicação. Há pessoas que entram na nossa vida por um motivo, por um “para que” que talvez não saibamos nunca. Há outras, entretanto, que a gente sabe, porque há uma ligação muito forte. Seja para bem ou para mal. Aquela coisa que o destino, a mão de Deus, colocou ali, diante de nós, para partilhar amor ou a dor. Mas, sem dúvida alguma, para aprender alguma coisa, sobretudo de mudar quando for preciso. Não porque alguém exigiu, mas porque a gente sentiu que era preciso.
            Assim, há lindas amizades que conquistamos na vida e que nos conquistam. Gente que aparece do nada e que se torna tão importante, porque nos enche de um amor fraternal, o melhor que o ser humano pode ter. Gente que gosta da gente e gosta por tudo o que a gente é. Gente que nos admira. Gente que não nos larga, só porque está namorando (e depois aparece com o “rabinho entre as pernas”, pedindo desculpas. Isto é uó!). Gente que é companhia. Que é colo. Que é voz de aconchego. Que é o porto seguro, mesmo quando tudo parece no escuro. Gente que é luz. Gente que é amigo de verdade. Que honra a amizade. A nossa amizade. Sem enganar, sem invejar.
          Mas, tem amizade que é como caneta. Uma hora acaba a carga e não sai mais tinta alguma. Se quiser continuar a usá-la, é preciso substituir a carga. E, dependendo da caneta, vai falhar na hora em que a gente mais precisa, fazendo com que a gente fique escrevendo em falso, desesperadamente. E isto chateia, até porque a gente chegou a acreditar que aquela amizade era como ouro, que nunca ia deixar de brilhar. Mas, como diz minha mãe: “ouro de Bolonha fica preto de vergonha!”.
         Ah, ninguém merece amizade de conveniência, tão mediada por hipocrisias, por interesses tão pouco honrosos! Por oportunismos crescentes. Por propostas indecentes. Disto tudo a gente tem que se livrar. Porque tem gente que não dá mesmo para manter amizade. Afinal, amizade é algo muito maior. É algo que nos une tão forte como irmãos mesmo. Um sentimento de gratidão extrema, de acolhimento. E é só com amigo de verdade que a gente sente essas coisas.
         Tudo bem que há amigos que vão se perdendo. Na vida deles ou na vida da gente.    Porque se distanciaram tanto e mudaram tanto que, quando regressam, são desconhecidos. Azedaram-se.  E aí tudo se arrefece. Mas, de outra maneira, há amigos que podemos ficar anos sem ver, mas quando a gente encontra, é como se nunca tivéssemos estado separados.         E isto é parte da amizade verdadeira. Aquela que não tem fronteira. Justamente porque está ali, do ladinho do coração.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

VIRTUDE - UMA QUENTURA

VIRTUDES

 

Uma quentura



Senti frio. Um frio incalculável. E calculista. Um frio que chegava imenso. Congelava. Deixava tudo sem movimento. Tudo com uma frieza, até então inabalável.
Mas, aí chegou a paixão, trazendo aquele fogo inerente. Para alguns, por vezes, até incendiária. Sem ao menos medir consequências.
E a paixão acalentou o frio. Levou quentura à ponta do pé. Aqueceu os pensamentos. Deu-me um novo alento. Até que fez frio de novo, porque a vida é feita de estações.
E chegou o amor. E tudo foi diferente. E tudo foi como se fosse para sempre. Qualquer gelo foi derretido. Todos os desejos expandidos. Toda mágoa diluída. Toda brandura recolhida.
E fez-se mais amor. E o amor foi multiplicando-se e aquecendo o coração. O meu e de tanta gente, que já passou tanto frio. No corpo e na alma.

MILAGRES DE JESUS - A CURA DO CEGO DE JERICÓ

Teologia
   
MILAGRES DE JESUS

A cura do cego de Jericó


46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"
48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"
49 Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".
50 Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.
51 "O que você quer que eu faça?", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!"
52 "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.

MARCOS 10:46-52