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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO - FILMES QUE VALEM A PENA

EDUCAÇÃO:

Filmes que valem a pena

 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
Assistir um bom filme é uma terapia!  É uma delícia quando a narrativa te envolve de tal maneira que você não vê a hora passar e nos dias seguintes fica pensando naquela boa história e recomenda o filme para várias pessoas.  Separei aqui alguns clássicos que tiveram esse impacto quando assisti.
Tem filme que é feito prá gente rir, rir muito e se esquecer do dia a dia corrido e da rotina, das comédias escolhi “Melhor Impossível”:
MELHOR IMPOSSÍVEL:  Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) tem como alvo principal de suas implicâncias um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho, a única pessoa que ele mantém um contato “normal” mas ao seu estilo é com uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito próximos e vivam situações hilárias, é muito bom!
Outros filmes nos emocionam, fica aquele nó na garganta ou  choramos copiosamente, ficam na nossa mente durante dias ou anos como o italiano “A vida é Bela”, que eu nunca me esqueço de tamanha singeleza;
A VIDA É BELA: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam, é maravilhoso ver o empenho desse pai para que o ‘faz de conta’ seja verdadeiro para seu filho pequeno.
Mas os filmes que mais me impactaram porque fiquei dias pensando na história, tentando compreender a conexão entre os acontecimentos, fiquei na dúvida se entendi direito e voltei a assistir para conferir as cenas, as insinuações e/ou explicitações do diretor, destes selecionei:
A VIDA DE DAVID GALE: David Gale (Kevin Spacey) é um professor que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte.  Até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom (Kate Winslet), uma jornalista que decide investigar a vida de Gale e também o sistema judicial que o condenou à pena de morte  e então a gente se surpreende com o desenrolar dos acontecimentos e o final impactante.
 ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. A doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida ou também está em jogo o poder?
Fonte: adorocinema.com
Esses dois filmes indiquei a amigos para que assistissem também e pudéssemos conversar sobre nossas impressões, são muito bons!
E você que filmes te impactaram, te emocionaram ou fizeram você chorar de tanto rir?




http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2013/01/08/filmes-que-valem-a-pena/

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

VIRTUDE - SOLIDARIEDADE

VIRTUDE

SOLIDARIEDADE

       Não se firma o edifício se não estão bem ajustadas todas as partes. Uma pedrinha é reforço no monumento; um pouco de barro é resistência na parede. Onde falha a união por aí entra a ruína.
      Assim como há segurança quando todas as peças se ligam, assim também só há harmonia onde existe o acordo.
      Todas as pedras participam do peso: as grandes suportam mais, as menores, porém, não deixam de prestar auxilio.
      Na família todos mantêm a honra, todos se amparam nos transes difíceis.
      O que chamamos solidariedade é a defesa de cada um por amor de todos. Um tijolo sustenta outro e todos juntos formam a muralha que defende a cidade.
      A desarmonia é o desequilíbrio. Só o imprudente pensa em derrubar os que estão de cima, sem lembrar-sede que a queda dos maiores expõe os mais fracos à miséria e o edifício por inteiro à ruína.
      Uma família na qual entra a discórdia é como a árvore roída Leo caruncho: matem aparentemente o viço, mas um dia, brocada no âmago, ao primeiro pegão de vento estala e desaba, desamparada.

COELHO NETO

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

NOTÍCIA -CRONOGRAMA 2013 – Atribuição Pós-Cadastro Dia 07/02/2013

NOTÍCIA -

CRONOGRAMA  2013 – Atribuição Pós-Cadastro

Dia 07/02/2013 
CRONOGRAMA PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS PÓS CADASTRO E PARA OS DOCENTES QUE NÃO ATINGIRAM OS ÍNDICES MÍNIMOS NO PROCESSO SELETIVO A próxima sessão de atribuição será na EE Wandyck de Freitas, dia * 07/02/2013*. Para visualizar o cronograma detalhado,* clique aqui. * Quanto ao cadastro emergencial (para os candidatos que não participaram do processo seletivo) ainda não há previsão de abertura. Continuar aguardando informações por este site.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

TEOLOGIA- ESTUDO -VOCÊ PODE EXPLICAR A SUA FÉ

TEOLOGIA
                    ESTUDO

VOCÊ
        PODE
                EXPLICAR
                                 SUA
                                       FÉ???
       VOCÊ PODE EXPLICAR A SUA FE?


        -Não é suficiente saber o que acreditamos, mas é primordial saber por que acreditamos, (... estando preparado para responder a qualquer um que perguntar-nos a respeito da esperança que há em nós em temor e amor. I Pedro capítulo 3 e versículo 15).
        Nós somos incumbidos da defesa do EVANGELHO, os homens têm desde a própria criação conhecimento necessários para saber que existe um DEUS. Existem dois fatos básicos que provam de DEUS: a experiência de CRISTO, subjetiva, interna e pessoal e os fatos objetivos, externo e histórico da ressurreição; a fé cristã vai além da razão, mas não contra ela. E existência de DEUS. Não é possível provar no modo científico da palavra, porque não é uma experiência passível de repetição, não é possível repetir o começo do universo, porém existem as evidências a favor de DEUS: pesquisas antropológicas mostraram que nos povos mais antigos e remotos o conceito original era monoteísta (um só DEUS-criador), a maior parte da humanidade crê em alguma espécie de Deus ou deuses; DEUS é eterno e incriado e nós somos o efeito de uma causa – DEUS.
        De todos os indícios; o que confirma termitentemente a existência de DEUS é o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo; Cristo transforma vida, ainda existem evidências na criação, na história e na vida contemporânea de que existe DEUS e de que este DEUS pode ser conhecido numa experiência pessoal.
        A única pista da revelação de DEUS é o nascimento  de uma criança num estábulo despertou temores em Herodes, aos 12 anos confundiu os estudiosos e os rabinos em Jerusalém, aos 30 anos iniciou o seu ministério e falava como quem tem autoridade, declarou ser DEUS e fez de sua identidade o ponto central do seu ensino.
        Jesus não era um mentiroso e nem um lunático, sua vida moral e suas obras confirmavam isso, possuía evidências para sustentar a pretensão de ser DEUS, sendo tão singular como DEUS, foi tentado, mas não pecou, nunca pediu perdão, no entanto orientava os seus seguidores a pedirem perdão, foi morto por se dizer DEUS, mas ressuscitou dentre os mortos, agora somando à existência pessoal o fato histórico objetivo da ressurreição temos a nossa sólida convicção de que CRISTO é DEUS. CRISTO ressuscitou dos mortos? A ressurreição de CRISTO é a pedra angular da FÉ, o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios que negavam a ressurreição: “Se CRISTO não ressuscitou é vã a vossa pregação e vã a vossa fé”. Se ELE ressuscitou, sabemos com certeza que DEUS existe como podemos conhecê-lo numa experiência pessoal; porém se ELE não ressuscitou os mártires que entre louvores enfrentou os leões, torturas e os missionários atuais que morreram no Equador, no Congo, quando levavam esta mensagem aos outros, não passavam de pobres iludidos. Na década de 30 um advogado inglês propôs-se a estudar as evidências da ressurreição tentando provar que este não passava de um simples emaranhado de fantasias e fábulas, como resultado, o primeiro capítulo do seu livro intitula-se “O livro que recusou ser escrito; neste capítulo ele à proporção que estudava as evidências viu-se persuadido, a contragosto, do fato da ressurreição corporal”. O Novo Testamento mostra em seus escritos seis testemunhas independentes do fato da ressurreição, das quais são testemunhas oculares, João, Mateus e Pedro. Dois fatos devem ser explicados pelo crente como pelo descrente, o túmulo vazio e as supostas aparições de Cristo.
        Primeiro: O túmulo vazio: a teoria mais antiga diz que os discípulos roubaram o corpo. Os principais dos judeus ficaram enfurecidos quando os guardas deram a notícia que o corpo havia desaparecido e deram dinheiro aos guardas e disseram-lhes que falassem que o corpo havia sido roubado pelos discípulos enquanto dormiam, mas quem é que sabe o que está acontecendo  quando está dormindo? Ainda notamos a impossibilidade ética e psicológica; este até é totalmente estranho ao caráter dos discípulos e a tudo que conhecemos deles. Além disso, cada um dos discípulos enfrentou a prova da morte, torturas, de martírio por suas afirmações, como alguém ousaria morrer por uma mentira? A outra teoria é que as autoridades judaicas ou romanas removeram o corpo, porém o silêncio das autoridades diante da ousada pregação dos apóstolos a respeito da Ressurreição na própria cidade de Jerusalém; mostra que esta não é real. Outra teoria diz que as mulheres erraram o caminho e foram a um túmulo errado, na aflição elas imaginaram que CRISTO ressuscitou, porque o túmulo estava vazio; esta também não é aceitável pelo mesmo fato da anterior, se as mulheres realmente erraram porque as autoridades inimigas da fé ficaram caladas, Pedro e João verificaram também que o túmulo estava vazio, e eles não se deixaram levar se as mulheres realmente erraram e José de Arimateia endo o proprietário do túmulo, resolveria se o problema, além disso, o túmulo era propriedade particular e não havia nenhum cemitério público, não havia outro túmulo ali por perto que possibilitasse tal engano.
        A outra teoria é a do descaso, diz que foi dado erradamente, Cristo como morto, mas que havia desmaiado de esgotamento, quando depositado no frescor do túmulo, ele reviveu, saindo do túmulo e apareceu a discípulos e estes pensaram que Ele ressuscitou dos mortos. Como Cristo poderia ter sobrevivido 03 dias num túmulo abafado, sem alimento, água, precisando de cuidados, envolto em panos com especiarias, remover a pedra (02 toneladas) da entrada com os pés feridos dos cravos que os transpassaram. É impossível que nesse estado Ele pudesse causar nos discípulos a impressão que ele fosse um vencedor da morte e da tumba. A única teoria que pode explicar o túmulo vazio é a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
        As aparições de CRISTO ocorreram desde manhã de sua ressurreição até à sua ascensão 40 dias depois; são registradas 10 diferentes aparições, com variedade de tempo, lugar e pessoa; 02 foram a indivíduos (Pedro e Tiago), em grupos e uma foi a 500 irmãos reunidos, algumas no jardim perto do túmulo, no cenáculo, na estrada de Jerusalém a Emaús, na Galileia  Esses testemunhos são testemunhos oculares, completa e profundamente convencidos da verdade de suas declarações. Há uma teoria que tenta aplicar as aparições de CRISTO dizendo que estas foram alucinações. As alucinações geralmente acontecem com pessoas que tem uma tendência a ser vividamente imaginativas e de uma formação nervosa e geralmente em ocasiões e lugares especiais sendo somados aos fatos imaginários; algumas foram mulheres, mas também há homens e outros de temperamentos diferentes.
        Maria quando viu pela primeira vez, pensou que fosse o jardineiro, só depois viu que era ELE, quando apareceu aos discípulos eles pensavam que fosse um espírito até que ELE mesmo disse: Apalpai-me, e vede que um espírito não possui carne e ossos como vedes que eu possuo; depois comeu parte de um peixe com eles, ainda vemos Tomé que não acreditou, a não ser quando viu as marcas dos cravos das mãos e de seus pés e o lado, como temos escrito em João.
        Somente a ressurreição corporal de CRISTO poderia mudar um grupo de discípulos atemorizados e sem coragem em homens cheios de convicção e coragem. A Bíblia é a Palavra de DEUS? Como seguidor de CRISTO, a maneira lógica da obediência é aceitar seu ponto de vista sobre as ESCRITURAS; a própria Escritura forma um conjunto de dados, nos quais podemos notar a ênfase de sua origem divina. Explica II Timóteo capítulo 3 e versículo 16 – Toda escritura é inspirada por DEUS e útil para ensino, para repreensão, para correção, para educação em justiça; II Pedro capítulo 1 e versículos 20 a 21 Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana, mas, entretanto homens falaram da parte de DEUS, movidos pelo Espírito Santo, o Velho Testamento está repleto da frase: “Veio a mim a Palavra” do senhor; Davi diz: O Espírito do SENHOR falou por meu intermédio e a sua Palavra está na minha língua; Amós diz: “Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará; Jesus quanto ao Velho Testamento declara com ênfase: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei; até que tudo aconteça” (Mateus capítulo 5 e versículo 15).
        Aqueles que aceitam a Bíblia como Palavra de DEUS são sempre acusados de tomar a BÍBLIA ao pé da letra, e geralmente perguntam: Você crê na BÍBLIA ao pé da letra? Na BÍBLIA existe poesia, tanto quanto: prosa, outras formas de literatura; cremos que a BÍBLIA deve ser interpretada no sentido em que os autores pretendiam que ela fosse recebida pelos leitores. Outra indicação de que a BÍBLIA é a Palavra de DEUS está no número de profecias cumpridas que ela encerre; as quais não se tratam de meras predições, mas sim especificas em suas minúcias, o exemplo que mais sobressai de profecias a respeito de CRISTO é o Isaías capítulo 52 e versículo 13 a capítulo 53 e versículo 12; são situações que envolvem sua vida, rejeição no ministério, sua morte, sepultamento, sua reação diante dos julgamentos injustos; também as notáveis profecias sobre o povo judeu; a dispersão deles predita por Moisés e Oseias  (Jeremias) a restauração de Israel ou nação, no entanto algum fato atual bem pode mostrar o cumprimento parcial destas, exemplo: o restabelecimento de Israel como nação em 1948. Os dois discípulos na Estrada de Emaús: Porventura não nos ardia o coração. Tal experiência, possuímos quando pelo Espírito Santo, chega à convicção de que a BÍBLIA é a Palavra de DEUS, alimentemo-nos nela e a Partilhemos com os outros.
        Que garantias, temos de que a mensagem original da BÍBLIA não foi totalmente obscurecida por omissões e acréscimos?
        É primordial para nós sabermos que em nossa época possuímos substancialmente os mesmos documentos que o povo tinha quase há 2000 anos. Em 1947 o mundo tomou conhecimento do que tem sido chamada a maior descoberta arqueológica do tempo, em cavernas no vale  do mar morto, descobriram-se antigos vasos encerrando os já famosos Manuscritos do Mar Morto; pela comparação com o texto massorético, conseguimos uma clara indicação da exatidão, ou da falta dele, na transmissão do texto pelo período de quase um milênio. (Texto massorético; porque foi traduzido pelos escribas conhecidos como “os massoretas”). Outras testemunhas antigas atestam a precisão dos copistas que afinal nos oferecem o texto massorético, a qual uma dessas é a tradução grega do Velho Testamento, chamada Septuaginta, que foi feita por 70 judeus em Alexandria. Agora o Novo Testamento escrito em grego, mais de 4000 manuscritos deste, ou parte dele; chegaram até os nossos dias, os documentos Neotestamentários eram escritos em papiros e pergaminhos, que nos últimos 50 anos foram descobertos muitos.
        Em comparação com obras históricas temos: A guerra gálica, de César com 10 manuscritos, cujo mais antigo foi escrito 900 anos depois de César, História de Herótodo cerca de 480 -425 AC., cuja diferença de anos do original é de 1300 anos, enquanto que a Palavra de DEUS possui 20.000 cópias. O intervalo entre as datas de composição original e da mais antiga prova existente torna-se tão pequeno a ponto de poder ser realmente desprezível, de forma que o último alicerce para qualquer dúvida de que as Escrituras nos vieram substancialmente tal como foram produzidas, foi agora afastado. Em dias de incertezas, que a rocha firme é a Escritura para que nos afirmemos nela. Nenhuma descoberta arqueológica tem entrado em contradição com uma referência bíblica, em ocasião alguma. A arqueologia é uma assistência na qual uso para entender a BÍBLIA, a sua colaboração e o estudo da BÍBLIA tem sido alargar e aprofundar nosso conhecimento do meio ambiente da narrativa bíblica, a tendência de todo este conhecimento adicional tem sido afirmar a autoridade do Velho Testamento além de lançar luz sobre a sua interpretação e os milagres conforme o conceito bíblico é um ato de DEUS ao irromper no curso de eventos normais, alterando-os ou interrompendo-os, estes são acontecimentos incomuns causados por DEUS; as Leis da natureza são generalizações acerca de acontecimentos ordinários causados por ELE. Os milagres bíblicos nunca foram operados como um tipo de entretenimento, como mágico que encena seus truques para que o chamem, estes nunca foram operados com finalidade de prestígio pessoal ou a obtenção de dinheiro ou de poder, o diabo tentou nosso SENHOR no deserto a empregar exatamente assim seu poder milagroso, mas ELE recusou sem hesitação, como evidencia da veracidade da mensagem cristã; mas, Nosso SENHOR com frequência fazia uso de milagres. Eis algumas razões pelas quais podemos saber que os milagres tem testemunho adequado e fidedigno.
        1º lugar – Muitos milagres foram operados em público, nunca foram operados secretamente.
        2º lugar - Muitos milagres foram operados perante descrentes.
        3º lugar – Os milagres de JESUS foram operados durante certo período de tempo envolvendo uma grande variedade de poderes: poder sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, poderes sobrenaturais de conhecimento, demonstrou seus poderes de criação, poder sobre a morte.
        4º lugar – Temos o testemunho dos que foram curados.
        5º lugar – Não podemos menosprezar os milagres dos Evangelhos por causa das reivindicações extravagantes dos milagres pagãos; mas religiões não cristãs acreditam-se nos milagres por causa de já se crer na religião, mas a religião bíblica, os milagres fazem parte dos meios de estabelecer a religião verdadeira.
        Existe conflito entre a Ciência e a Religião? Uma questão que tem apresentado conflitos é quanto à realidade e validez de coisas que não podem ser averiguadas pelo método científico; os vereditos científicos são considerados objetivos, logo reais; declarações que necessitam ser recebidas pela fé são consideradas algo suspeito. DEUS é um tipo de realidade diferente do mundo de natureza que a ciência examina, ELE não espera a investigação empírica do homem, é um ser pessoal que se revela em amor, e que pode ser conhecido através duma resposta pessoal. A ciência pode dizer-nos  como algo funciona, mas não porquê funciona, enquanto que a BÍBLIA não pretende nos explicar o como de muitas coisas, mas é patente que nos dá os por quês; frequentemente, os chamados conflitos entre a Ciência e a BÍBLIA são conflitos entre as interpretações dos fatos.     Apesar de existir problemas que não receberam uma resposta satisfatória até agora, não há nenhum conflito fundamental entre a Ciência e a Escritura. Por que DEUS permite o mal e o sofrimento? Deus criou o homem perfeito, como ser humano, com a capacidade de obedecer ou desobedecer a DEUS, se este tivesse obedecido a DEUS, não teria problema algum, teria uma vida eterna em comunhão com DEUS, desfrutando DEUS e de sua CRIAÇÃO, porém o homem preferiu rebelar-se contra DEUS, assim por um só homem entrou o pecado no mundo, pelo pecado a morte, pois todos pecaram. O homem é responsável pelo pecado e não DEUS.
        DEUS fez algo para cuidar do problema do mal, deu seu FILHO para morrer em prol de homens maus, sendo a única forma de escapar do julgamento divino inevitável contra o pecado e a maldade. A resposta final para o problema do mal, no nível pessoal, se encontra no sacrifício e morte de JESUS CRISTO. O problema do mal e do sofrimento é um dos mais profundos problemas de todos os tempos, não há respostas fáceis, não temos a última palavra do assunto, existe, porém algumas pistas:
1)   A queda do homem é o motivo básico do mal e do sofrimento que há no mundo, é a responsabilidade do homem e não de DEUS.
2)   Grande parte do mal que existe no mundo remonta a escolhas pecaminosas por homens e mulheres, praticadas.
3)   Mas não na totalidade do sofrimento é permitido por DEUS como juízo e punição, DEUS usualmente permite tal sofrimento tendo como meta a restauração e formação do caráter, e os que sofrem por causa de sua pratica do mal sempre ficam sabendo disto.
4)   DEUS possui em Satanás um inimigo, que foi derrotado na cruz, porém está solto para operar seus feitos malignos até o juízo final. Que há no mundo uma força maligna mais forte do que o próprio homem, tanto pela experiência como pela revelação.
5)   O próprio DEUS é o grande sofredor e solucionou o problema do mal pela dádiva de seu próprio FILHO, um preço infinito que ELE pagou, a consequência eterna do mal é removida para sempre ao aceitarmos JESUS CRISTO, nosso SENHOR; nossos pecados são perdoados, e recebemos vida nova, e capacidade de escolher o que é certo, enquanto o ESPÍRITO SANTO vai formando a imagem de CRISTO em nosso interior.
É diferente o Cristianismo de outras religiões universais? JESUS CRISTO é o único caminho para DEUS? Por que CRISTO? Os Cristãos declaram que JESUS CRISTO é o único caminho para DEUS, porque a Escritura diz: ‘Abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos’. (Atos capítulo 4 e versículo 12). Os Cristãos creem assim, não por causa de ter feito esta regra por vontade própria, mas por que JESUS CRISTO assim ensinava se JESUS é quem reivindica ser, então, possuímos a própria palavra autoritativa de DEUS, quanto a este assunto; Se é DEUS, e se não há outro Salvador, então obviamente; é o único caminho para DEUS. CRISTO subiu o nível da ética, fazendo que a religião tenha exigências mais altas, esta é a única coisa que CRISTO fez, e a principal diferença entre  o cristianismo e as outras religiões, CRISTO oferece-nos o poder de viver como devíamos, oferece-nos perdão, purificação, sua própria justiça, tudo como dom gratuito, reconcilia-nos com DEUS, fez algo que não podemos fazer por nós mesmos. O Cristianismo é aquilo que DEUS fez em favor dói homem, enquanto que as religiões tratam do homem buscando a DEUS, esforçando-se por achá-lo. Por causa desta profunda diferença, só o Cristianismo, oferece a certeza de salvação. Há muitas maneiras de se chegar, mas se é que vamos conhecer o DEUS vivo e verdadeiro numa experiência pessoal, só pode ser através de CRISTO, único caminho a DEUS. A crença em DEUS é vista como sendo o simples cumprimento daquilo que se deseja ser verdade; para muitas pessoas; a Igreja é considerada como se fosse o último ponto da viagem antes de alguém chegar ao hospício.
A Igreja merece crédito se está disposta a oferecer socorro a estas pessoas; do outro lado, existem perturbações mentais com raízes espirituais, quando estas pessoas chegam ao relacionamento certo com DEUS através de JESUS CRISTO, recebem a libertação e saúde imediatas. A realidade da experiência cristã é evidencia da realidade do cristianismo. No caso do cristianismo, há centenas de pessoas em cada raça, país, profissão que podem testificar ter tido uma experiência co JESUS CRISTO, nossa experiência pessoal e subjetiva é vinculada ao fato histórico de CRISTO e sua Ressurreição, quando centenas, é só a metade do assunto, a outra parte crucial é que sabemos que ELE vice, porque ressuscitou dos mortos com fato histórico, nossa experiência subjetiva pessoal tem por base um fato histórico e objetivo. O espírito humano nunca pode ser satisfeito com pão somente, só com coisas materiais, fomos feitos para DEUS e nunca podemos achar o descanso até descansarmos NELE. É muito comovente ouvir o testemunho de pessoas que ansiosamente buscaram durante anos a paz e finalmente acharam; em CRISTO a paz almejada. ELE é a nossa paz.
O fato de que uma sólida experiência cristã é também a robusta saúde mental é de calor positivo e não algo prejudicial, e é uma evidência de validez do EVANGELHO.

EDUCAÇÃO - CONCEITO

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

ORIGEM

            Educação . Do latim “educare”, que significa extrair, tirar, desenvolver. Consiste, essencialmente, na formação do homem de caráter.  A educação é um processo vital, para o qual concorrem forças naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador  e pela vontade livre do educando. Não pode, pois, ser confundida com o simples desenvolvimento ou crescimento dos seres vivos, nem com a mera adaptação do indivíduo ao meio. É atividade criadora; que visa a levar o ser humano a realizar as suas potencialidades físicas, intelectuais, morais e espirituais. Não se reduz à preparação para fins exclusivamente utilitários, como uma profissão, nem para  desenvolvimento de características parciais da personalidade, como um dom artístico, mas abrange o homem integral em todos os aspectos de seu corpo e de sua alma, ou seja em toda a extensão de sua vida sensível, espiritual, intelectual, moral, individual,doméstica e social, para elevá-la, regulá-la e aperfeiçoá-la.  É processo contínuo, que começa nas origens do ser humano e se estende até á morte. Apresenta, no entanto uma fase intensiva e sistemática, visando de modo especial, à infância, à adolescência e juventude, como esforço para transmissão do patrimônio cultural da humanidade às novas gerações. Para essa transmissão cooperam a família, a igreja e o Estado, dentro das suas atribuições e direitos, que têm origem na ordem natural e sobrenatural. Toda educação se baseia numa filosofia de vida e cada indivíduo tem o direito de ser educado de acordo com a filosofia da vida da família a que pertence, pois esta tem relativamente à educação da prole por ser a instituição anterior à da sociedade civil e à do Estado. Como, porém, a família não dispõe em si mesma, de todos os meios indispensáveis è efetivação do seu direito de educar, ela pode delegar poderes para esse fim à escola, através de uma escolha consciente, que assume a manutenção dos princípios básicos de uma concepção dos princípios básicos de vida e dos justos anseios e esperanças com que ela considera o destino de seus filhos. Este direito é reconhecido, no Brasil, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
        Por outro lado, o direito da família quanto à educação da prole, embora seja inviolável, não é despótico. Cabe ao Estado, como promotor do bem comum, proteger a prole quando venha a faltar, física, ou moralmente, a ação educativa dos pais, por defeito, incapacidade ou indignidade. Entretanto não pode substituir-se à família, mas apenas suprir-lhe as deficiências e providenciar, sempre em harmonia com os direitos naturais e sobrenaturais da criatura humana.
        Cumpre-lhe, portanto, providenciar para que todos os cidadãos recebam educação num grau que lhes permita formação harmoniosa de seu caráter e de sua personalidade. O Estado não tem, todavia, o direito de impor a uma comunidade humana  uma educação ministrada em escola pública única(estatal), moldada por uma filosofia que pode estar certa, mas que não é adotada por todos membros dessa comunidade. O estado tem de proporcionar condições para que os filhos recebam o gênero de educação livre, ente escolhida pelos pais.
        Toda educação desse nome, apresenta como aspectos básicos:

    I.            EDUCAÇÃO MORAL, visando à formação de hábitos, atitudes e comportamentos impregnados do sentimento da dignidade da pessoa humana e da compreensão da influência que cada homem exerce no meio social, incentivando o senso de responsabilidade e a capacidade de escolha consciente, de modo a levar o indivíduo a um esforço para aprimorar suas qualidades e vencer seus defeitos, através do combate às próprias fraquezas e da luta pela conquista de ideais de valor mais alto;
II.            EDUCAÇÃO RELIGIOSA, compreendendo o ensino dos conhecimentos relativos ao credo religioso a que o educando pertence à iniciação nos atos de seu culto, e a preparação para o exercício dos comportamentos e condutas coerentes com a fé professada. Esta educação não se pode realizar apenas através da exposição de aulas teóricas, ma exige ainda uma ação conjugada da família e da escola em estreita colaboração com a igreja do educando;
III.        EDUCAÇÃO DA INTELIGÊNCIA; que tem como ponto de partida a realidade, apresentada a uma luza justa, clara, serena e segura, de forma a não conduzir à aquisição de falsas ideias ou a preconceitos deformadores;
IV.        EDUCAÇÃO DA AFETIVIDADE;  o que significa cultivar e ajudar a desabrochar as potencialidades de afeto, de bondade e de dedicação existentes no coração humano, evitando-se que excessos de elogios, de solicitudes e de condescendências, conduzam  ao egoísmo e desumanização, tão frequentes no mundo moderno;
V.        EDUCAÇÃO SEXUAL; tendo como pontos básicos o sentimento de pudor e a confiança entre filhos e pais, de tal sorte que os problemas do sexo possam ser examinados com equilíbrio, pureza e segurança;
VI.        EDUCAÇÃO FÍSICA E DA SAÚDE; mediante formação de hábitos e atitudes relativos à higiene corporal e mental, bem como à higiene do trabalho, da habitação e do meio ambiente, com preocupação especial a respeito do desenvolvimento harmonioso do corpo humano, elemento fundamental para equilíbrio e perfeição da personalidade, sem, todavia, supervalorizar o físico em face de valores intelectuais, morais e espirituais;
VII.        EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA;  visando a despertar e alimentando indivíduo o amor à Pátria, o respeito às instituições e às autoridades devidamente constituídas, a compreensão do papel que cada um tem a desempenhar no seio da comunidade, o senso de responsabilidade em face dos problemas coletivos, o espírito de solidariedade e a preocupação pelo bem comum;
VIII.        EDUCAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL; para descoberta, encaminhamento e enquadramento do indivíduo nas atividades que lhe proporcionem aproveitamento das capacidades de que é portador. É evidente que essa discriminação de aspectos tem valor meramente didático, pois a educação é um todo íntegro, como é integral o indivíduo a ser educado. A educação é um dos direitos fundamentais do homem, consignado no artigo nº 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, feita pela ONU.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

LENDAS - O BOTO COR-DE-ROSA

LENDAS
O BOTO

O BOTO

É o mais importante habitante encantado do rio Amazonas. Nas altas horas da noite, propriamente à meia noite ele se transforma em gente.
Anda em cima dos paus das beiradas do rio, de preferência sobre os buritizeiros tombados nas margens.
Veste roupa branca e usa um chapéu branco para ocultar uma abertura no alto da cabeça por onde sai um forte cheiro de peixe e hálito de maresia. Ele aparece nas festas tão elegante que encanta e seduz as donzelas. Dança a noite toda com as mais jovens e mais bonitas da festa. Sai com elas para passear e antes da madrugada pula na água e volta à forma primitiva de peixe, deixando as moças sempre grávidas.
Além de sedutor e fecundador é conhecido também como o pai das crianças de paternidade desconhecida, pois as mães solteiras o acusam de ser o pai de suas crianças.
O Boto-homem é obcecado por mulheres, sente o cheiro feminino a grandes distâncias. Para evitar que ele apareça esfrega-se alho na canoa, nos portos e nos lugares onde ele gosta de aparecer. 




LENDA - O CURUPIRA

LENDAS 
O CURUPIRA
O CURUPIRA

É um ser do tamanho de uma criança de seis a sete anos, anda nu, é peludo como o bicho preguiça, tem unhas compridas e afiadas, o calcanhar para frente e os pés para trás.
Toma conta da mata e dos animais mora nos buracos das árvores que tem raízes gigantescas, muito comuns da floresta amazônica.
Ele ajuda os caçadores e os pescadores que fazem o seu pedido e em troca oferecem-lhe cachaça, fósforo e fumo. Este ofertório é para que o indivíduo tenha fartura nas caçadas, pescarias e roçados.
As pessoas que não tem devoção para com ele sentem medo, enjôo e náuseas a quilômetros de distância dele. Com essas pessoas ele brinca fazendo com que elas se percam na mata.
Para se livrar do curupira deve-se cortar uma vara fazer uma cruz e colocar em um rolo de cipó tumbuí, bem apertado. Ele vê esse objeto e procura desmanchar o enrolado, enquanto ele fica entretido a desmanchar o enrolado a pessoa tem tempo para fugir.