MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

LEITURA - AS TRÊS JANELAS DE MICAL


LEITURA
AS TRÊS JANELAS DE MICAL
Introdução:  A filha mais nova das duas que Saúl e Ainoã tiveram    (1Sm 14:49, 50). “Atraída pela sua elegância e pela coragem da sua conduta, ela apaixonou-se por David, tornando-se sua mulher” (1Sm 18:20-28). Ela mostrou a sua afeição por ele, ao promover a  sua fuga para Naiote, quando Saúl  procurou matá-lo (1Sm 19:12-17; comparar com Sl 59). Depois deste incidente, deixou de ter contacto  com   David durante muitos anos. Entretanto, foi dada em casamento a um outro homem, Palti (1Sm 25:44) mas David depois reclamou-a formalmente como sua mulher legítima (2Sm 3:13-16). A relação entre eles logo se alterou. Acabaram por se afastar um do outro. Isto aconteceu naquele dia memorável em que a arca foi trazida triunfalmente para a Cidade Santa. Na conduta de David, nessa ocasião, ela só viu humilhação desnecessária para a dignidade real (1Cr 15:29). Não teve filhos e, assim, as famílias de Saúl e de David não se cruzaram. Em 2Sm 21:8 é novamente mencionado o seu nome mas o nome Merabe  deveria ser aqui provavelmente substituído pelo de Mical (comparar com 1Sm 18:19)Mical era filha do rei Saul e tão apaixonada por Davi que foi capaz  de  arriscar   sua  própria vida para salvá-lo.
A) Significado de Mical-Variante de Michal Quem é como Deus Regato.
1ª  Janela do Amor-  que olhamos, quando estamos no primeiro amor. Nem todos entendem  as nossas buscas e renuncias. É essa janela que nos levou a crer em alguém para casar
A) Provavelmente, Mical esperava que seu casamento fosse o mais feliz e o mais seguro.
2ª Janela da Fé-"Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou  " (1Sa 19:12).
Mical soube do plano de seu pai e, como uma esposa que, depois do Senhor, colocava   seu    marido    em primeiro lugar em sua vida, avisou a Davi e o ajudou num plano de fuga eficaz.
A Bíblia nos diz que "Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e  fugiu, e escapou" (1Sa 19:12).Ela ficou debruçada na janela a observar aquele homem, que ela tanto amava, fugir para que a sua vida fosse salva. Ela sabia que seu pai jamais o pegaria, pois ela havia se casado com o homem...
1- que matara o gigante Golias;
2- que foi posto à prova a fim de poder casar com ela, tendo que  matar   cem   filisteus mas, na    verdade, matou duzentos. O que o amor n faz 

A) Mical, apesar de não ter sido a esposa ideal para Davi, colocou-o, naquele momento, em primeiro lugar em sua vida mesmo tendo que ficar contra a vontade de seu pai.
Entre a 1ª Janela e a 3 ª Janela se passaram 9 anos
3ª janela de amargura  = II Samuel 6:16-23Aqui o texto nos relata outra fase da   vida   de    Mical. Uma mulher amargurada.Quando a amargura cria raiz, ela acaba nos cegando. Ela se transformou   em      uma expectadora critica ao invés de uma adoradora.
a) Será que a amargura tomou conta do seu coração ao ver que nada do que ela havia sonhado aconteceu?
1) Sabemos que o rei Saul vingou-se dela e de Davi, dando-a em casamento a outro homem.
b) Mical não escolheu seguir a Deus quando passava por momentos de dor. Ela não procurou  se    firmar nas Suas promessas, deixando assim de se encher de esperança mesmo não sabendo o  que     o     Senhor estaria preparando para ela.
c) Deus continua no controle, mesmo quando tudo dá errado  em   nossas   vidas, mesmo     quando     não acreditamos em mais nada. Ele está ali ao nosso lado, esperando uma oportunidade para entrar em    ação, precisamos dar espaço para que Deus possa trabalhar em nosso coração.
1º Pare de chorar que nem “menininha” , como criançinha
2º Pare de culpar os outros. É muito mais fácil colocar a culpa em outras pessoas do que assumir    nossas falhas.O que espero do meu pastor? O que espero do meu líder?
É mais fácil arrumar culpados, mais isso   não    sara    feridas. Davi blindou seu coração, suas   emoções, esperou em Deus.
3º Amadurecer, crescer, assumir as conseqüências dos atos. Muitas vezes é dolorido se posicionar    como um adulto, estar a frente do problema, bom mesmo é quando estamos por trás de alguém que   nos dá cobertura, que assume tudo por nós.“Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu     coração; espera, pois, pelo Senhor.” Salmo 27:14
Se Mical chegasse na 3ª Janela com as emoções da 1ª Janela. Ela seria uma rainha segundo o coração   de Deus.
Livrar-se do rancor, da mágoa, do ressentimento, para viver um relacionamento  restaurado com Deus. Posso escolher o que vai e o que fica no meu coração. Perdoar, liberar perdão. Tirar tudo   que é velho    e que nos faz mal, para darmos lugar ao novo de Deus.
Jesus deixou uma igreja que falava da sua vinda, que pulverizou o evangelho, que deu a vida pelo noivo.
O que importa é como eu olho na 3ª Janela.
Uma mágoa que fica no coração, se não for tratada, cria raiz e vai dominar todo o corpo.
O fim de Mical foi marcado pela esterilidade, não gerou, não frutificou.
Se não pedirem perdão, perdoe. Ame por mais difícil que seja amar.
O que Deus espera é que o meu olhar nessa 3ª Janela seja de Amor  e de Fé.
Conclusão: Deus falou grandemente ao meu coração. Me mostrou que preciso fazer uma faxina  dentro de mim, estou precisando tirar o velho para dar lugar ao novo. É muito bom quando somos ministrados   e mesmo na correção sabemos que o Senhor nos ama, e que Ele deseja o melhor para nós, que  sempre há tempo para mudanças. Não tem desculpas, Deus está sempre esperando você dar uma oportunidade para Ele, mudar a direção, acertar o que está errado, perdoar, amar, se posicionar. Sem  cobranças, sem    culpa, sem acusação. Deus nos ama como somos. Temos que estar sempre prontos a ouví-lo, ainda que     doa, ainda que não seja aquilo que gostaríamos de ouvir, mas sabendo que será o melhor para nós.
“Porque o Senhor corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Ninguém tem o poder de paralisar o meu, ou o seu ministério”. Temos que assumir o controle. A minha história sou    eu quem escrevo.Temos que reagir, mudar o disco. Crente velho, sempre reclamando, querendo tratamento especial. Provérbios 3:12

 

Pr.º Geraldo Martins -Mestrado em Teologia

http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=13336

MAGAZINE SHOP BLUES
                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário