Educação
Provocação
“Começamos a escola do futuro no presente, as escolas
que temos. Isto reclama de nós uma primeira atitude: a consideração da
realidade, da situação das escolas que temos,
e o confronto do que temos com o
que queremos e precisamos construir. Quando se projeta tem-se sempre em mente
um ideal.
Confunde-se,
ás vezes, inadequadamente, o ideal como algo irrealizável, que se classifica de
utópico. O ideal é, sim, utópico, mas é preciso recuperar o sentido autêntico
de utopia, que significa, na verdade, não algo impossível de ser realizado, mas
algo ainda não realizado.
Se
apresentamos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe,
precisamos justificar o “ainda não”. Para que não estejamos lidando com
uma fantasia, um devaneio, é preciso
acrescentar que ele deve ser possível. O que ainda não é, pode vir a ser.
É
no próprio real que se encontram as possibilidades de realização de algo ideal.
Por isso, é na escola real, aquela de nosso cotidiano, que vamos buscar o
possível aquela que se construirá. Entretanto é necessário refletir sobre o que
chamamos de possível. Muito frequentemente ele é confundido com algo estático,
já dado na situação vivenciada – “Estamos fazendo o possível “ é o que ouvimos
ser afirmado. Ora, o possível não se encontra pronto: ele pode estar presente
imediatamente na situação, mas também é construído a partir dela. Muitas vezes
ele se encontra escondido dentro da casca do impossível. Construir o possível significa
explorar os limites, no sentido de reduzi-los, e as alternativas de ação, no
sentido de ampliá-las.
Para
elaborar um promote é necessário , então, considerar criticamente – com clareza,
profundidade e abrangência – os limites, as possibilidades do contexto escolar,
definindo os princípios norteadores da
ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas
para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e
avaliando continuando o processo e os resultados.”
TEREZINHA
AZERÊDO RIOS, Significado e pressupostos do Promote Pedagógico, Ideias 15 – S.PAULO,
FDE
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