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quinta-feira, 23 de maio de 2013

EDUCAÇÃO - PROVOCAÇÃO


Educação
Provocação
       
        “Começamos a escola do futuro no presente, as escolas que temos. Isto reclama de nós uma primeira atitude: a consideração da realidade, da situação das escolas que temos,  e o confronto do que temos com  o que queremos e precisamos construir. Quando se projeta tem-se sempre em mente um ideal.
        Confunde-se, ás vezes, inadequadamente, o ideal como algo irrealizável, que se classifica de utópico. O ideal é, sim, utópico, mas é preciso recuperar o sentido autêntico de utopia, que significa, na verdade, não algo impossível de ser realizado, mas algo ainda não realizado.
        Se apresentamos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe, precisamos justificar o “ainda não”. Para que não estejamos lidando com uma  fantasia, um devaneio, é preciso acrescentar que ele deve ser possível. O que ainda não é, pode vir a ser.
        É no próprio real que se encontram as possibilidades de realização de algo ideal. Por isso, é na escola real, aquela de nosso cotidiano, que vamos buscar o possível aquela que se construirá. Entretanto é necessário refletir sobre o que chamamos de possível. Muito frequentemente ele é confundido com algo estático, já dado na situação vivenciada – “Estamos fazendo o possível “ é o que ouvimos ser afirmado. Ora, o possível não se encontra pronto: ele pode estar presente imediatamente na situação, mas também é construído a partir dela. Muitas vezes ele se encontra escondido dentro da casca do impossível. Construir o possível significa explorar os limites, no sentido de reduzi-los, e as alternativas de ação, no sentido de ampliá-las.
        Para elaborar um promote é necessário , então, considerar criticamente – com clareza, profundidade e abrangência – os limites, as possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando continuando o processo e os resultados.”

TEREZINHA AZERÊDO RIOS, Significado e pressupostos do Promote Pedagógico, Ideias 15 – S.PAULO, FDE

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