MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sábado, 23 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA- CONFLITO DE GERAÇÕES

FAMÍLIA

FAMÍLIA
CONFLITO DE GERAÇÕES

            Hoje em dia se fala muito do conflito das gerações. Os filhos se queixam de que os pais não os compreendem. Os pais não sabem explicar por que os filhos não mais querem aceitar um relacionamento como o que tiveram com seus próprios pais, quando ainda eram jovens.
            Diante do conflito das gerações muitos pais se agarram às suas fórmulas intocáveis e não admitem o diálogo. Alguns se sentem “desatualizados” e renunciam tomar qualquer iniciativa, aceitando passivamente todas as imposições  dos filhos. Existem filhos que se submetem ao “modus vivendi” que lhes é imposto. Há jovens que contestam toda e qualquer iniciativa dos pais.
            Há pais e filhos que descobriram a “chave do segredo”; o diálogo e o respeito à individualidade de cada um. Diálogo é uma abertura interna. Em que procuramos ouvir e tem o direito de  manifestar nossa opinião. Acreditamos que só  há diálogo quando há aceitação, ou pelo menos, respeito ou uma busca de compreensão.
            Entretanto muitas vezes isso não ocorre e os jovens fala “isso é caretice”, o que caretice? De que os jovens não gostam? Em pesquisa em escolas, notamos que a maioria não gosta: da imposição de horários; da pouca mesada; da implicância em sua forma de ser e vestir; da imposição na escolha dos amigos. De serem alheios aos problemas e decisões da família; de conselhos.
            Será que em todos esses itens os jovens tem razão?  Não, mas a grande maioria confunde democracia com anarquia ou às vezes, possuem uma visão unilateral das coisas. Como é  a vida na sua casa? Há democracia ou anarquia? Você está obrigando todos de casa a “dançarem de acordo com a sua música”? Você considera todos os conselhos furados?
            Talvez sim ou não; na verdade é que há muito conselho sábio, vale a pena ouvir e refletir. É necessário crescer, amadurecer; dialogar, trocar as idéias; ter senso crítico...
            Os jovens e “velhos” precisam dialogar a fim de trocarem pontos de vista; renovar-se, ouvir, crescer é importante. Ninguém é dono da verdade sozinho. Só uma pessoa madura escuta tranquilamente tudo . Julgando e aceitando o que é de valor nos comentários, e dialogando depois sobre o que pensa ser falso e errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário